Editora Kapulana apresenta o livro ‘Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária’, Francisco Noa

2015-06-09_imperio-mito-miopia_mini-207x300Francisco Noa tem marcante atuação em eventos científicos nos meios acadêmicos moçambicanos e internacionais, inclusive no Brasil. Em Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária, analisa obras da era colonial moçambicana, representações literárias baseadas em estereótipos feitos pelos portugueses sobre os africanos e sobre a África, em contraste com a visão da literatura moçambicana, que irá valorizar e dignificar os africanos. Leia um trecho do livro no site da Editora Kapulana.

FRANCISCO NOA – É doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Ensaísta e professor de Literatura Moçambicana na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, é também investigador associado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi diretor e investigador do Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança (CESAB), em Moçambique. Professor convidado, orientador e examinador de teses em universidades nacionais e no estrangeiro, assumiu ainda vários cargos de gestão em instituições de ensino superior. Sua pesquisa atual debruça-se sobre os temas de colonialidade, nacionalidade e transnacionalidade literária, a literatura como conhecimento e o diálogo intercultural no Oceano Índico, a partir da literatura. Atualmente é Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Moçambique.

A série CIÊNCIAS E ARTES

Trata-se de uma série de livros direcionados ao público acadêmico, interessado não só em obras técnicocientíficas como também em literatura de qualidade. São obras teóricas que abordam obras literárias de áreas pouco contempladas no Brasil, como a Literatura Africana.

KAPULANA

Tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Infantis, Bilíngues, Vozes da África, Contos de Moçambique, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.

Autor: Francisco Noa (Moçambique)
Idioma: Português (do Brasil)
Série: Ciências e Artes
ISBN: 978-85-68846-09-4
Brochura: 16 x 23 cm
376 p.
2015

Anúncios

2 comentários sobre “Editora Kapulana apresenta o livro ‘Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária’, Francisco Noa

  1. Pingback: LITERATURAS AFRICANAS: MOÇAMBIQUE, por LEONARDO COE – POESIA ESPINHA DE PEIXE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s