Francisco Noa tem marcante atuação em eventos científicos nos meios acadêmicos moçambicanos e internacionais, inclusive no Brasil. Em Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária, analisa obras da era colonial moçambicana, representações literárias baseadas em estereótipos feitos pelos portugueses sobre os africanos e sobre a África, em contraste com a visão da literatura moçambicana, que irá valorizar e dignificar os africanos. Leia um trecho do livro no site da Editora Kapulana.
FRANCISCO NOA – É doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Ensaísta e professor de Literatura Moçambicana na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, é também investigador associado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi diretor e investigador do Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança (CESAB), em Moçambique. Professor convidado, orientador e examinador de teses em universidades nacionais e no estrangeiro, assumiu ainda vários cargos de gestão em instituições de ensino superior. Sua pesquisa atual debruça-se sobre os temas de colonialidade, nacionalidade e transnacionalidade literária, a literatura como conhecimento e o diálogo intercultural no Oceano Índico, a partir da literatura. Atualmente é Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Moçambique.
A série CIÊNCIAS E ARTES
Trata-se de uma série de livros direcionados ao público acadêmico, interessado não só em obras técnicocientíficas como também em literatura de qualidade. São obras teóricas que abordam obras literárias de áreas pouco contempladas no Brasil, como a Literatura Africana.
KAPULANA
Tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Infantis, Bilíngues, Vozes da África, Contos de Moçambique, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.
★★★★★★
Autor: Francisco Noa (Moçambique)
Idioma: Português (do Brasil)
Série: Ciências e Artes
ISBN: 978-85-68846-09-4
Brochura: 16 x 23 cm
376 p.
2015
Belíssima indicação! Anotado aqui! :)
Pingback: LITERATURAS AFRICANAS: MOÇAMBIQUE, por LEONARDO COE – POESIA ESPINHA DE PEIXE