A escritora Maria Valéria Rezende vence Casa de las Américas pelo romance ‘Outros Cantos’

maria

A escritora Maria Valéria Rezende venceu o Premio Casa de las Américas pelo romance Outros Cantos (Alfaguara). O anúncio foi feito na última quinta-feira (26) pela entidade. Em sua rede social, a autora publicou: “Eita! Estou entre pálida e enrubescida!!! O prêmio que eu, no fundo do meu coração, mais desejava, por ter vivido tantas coisas inesquecíveis na Casa de las Américas, minha casa em Cuba!!!”. O poeta Armando Freitas Filho recebeu menção honrosa pelo livro Rol (Companhia das Letras). Na 58ª edição do prêmio, cerca de 400 obras competiu.

Outros Cantos é um livro a partir de memórias de viagem, o narrador recorda suas escolhas e sacrifícios pessoais quando trabalhou na alfabetização de adultos no nordeste do país. Segundo o juri, Rezende é uma riqueza narrativa lírica e altamente metafórica: “O trabalho reflete sobre a substituição de valores éticos e humanos, o simulacro de uma sociedade de consumo que sufoca expressões populares e tradicionais”.

Maria Valéria Rezende nasceu em Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Em 1965, entrou para a Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho. Dedicou-se sempre à educação popular, primeiro na periferia de São Paulo e, a partir de 1972, no Nordeste, vivendo em Pernambuco e depois na Paraíba, no meio rural até 1986 e, desde então, em João Pessoa, onde está até hoje. Em 2001, lançou seu primeiro livro de ficção, Vasto Mundo. Em seguida vieram O voo da guará vermelha, Modo de apanhar pássaros à mão, Quarenta dias e Outros cantos.

capa-maria_valeria

Premio Casa de las Americas é a primeira premiação de Cuba com projeção internacional. Realizada pela primeira em 1959, três meses depois da Revolução Cubana, tem como objetivo estimular e divulgar a literatura do país.

Nomes importantes da cultura da América Latina e Caribe fizeram parte do prêmio, seja como jurados ou vencedores. A importância da Casa de las Américas tem âmbito internacional, pela originalidade e critério de análise nas categorias poesia, contos, romance, teatro e ensaio.

Brasileiros que já venceram o prêmio em anos anteriores são Luiz Ruffato, Ana Maria Gonçalves, Rubem Fonseca, Maria Candida Ferreira de Almeida, José Castello, Maria Esther Maciel, Chico Buarque, Nelson de Oliveira, Mariana Ianelli, entre outros.

Confira a lista completa dos vencedores de 2017

Novela

Premio: Incendiamos las yeguas en la madrugada, de Ernesto Carrión (Ecuador)

Mención: La pérdida, de Karina Puentes (Argentina)

Poesía

Premio: Esto es un disco de vinilo donde hay canciones rusas para escuchar en inglés y viceversa, de Reynaldo García Blanco (Cuba)

Mención: Carta de las mujeres de este país, de Fredy Yezzed López (Colombia)

Ensayo de tema histórico-social

Premio: América pintoresca y otros relatos ecfrásticos de América Latina, de Pedro Agudelo Rondón (Colombia)

Mención: Los movimientos sociales y la izquierda en México. 150 años de lucha, de Baloy Mayo (México)

Literatura testimonial

Premio: Lloverá siempre, de Liliana Villanueva (Argentina)

Mención: Charlas en el mosaico, de Yoe Suárez (Cuba)

Literatura brasileña

Premio: Outros cantos (novela), de Maria Valéria Rezende

Mención: Rol (poesía), de Armando Freitas Filho

Premio de estudios sobre la presencia negra en la América y el Caribe contemporáneos: Una suave, tierna línea de montañas azules, de Emilio Jorge Rodríguez (Cuba)

Premio de poesía José Lezama Lima: Mística del tabernario, de Raúl Vallejo (Ecuador)

Premio de ensayo Ezequiel Martínez Estrada: Cuestiones y horizontes. De la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder, de Aníbal Quijano (Perú).

Premio de narrativa José María Arguedas: Tríptico de la infamia, de Pablo Montoya (Colombia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s