Sesc São Carlos realiza em fevereiro a programação ‘Diversidade: conhecer para acolher, conviver para respeitar’

16195917_1583239918356081_7908965679744598020_n

Logo no início do mês acontecerá o encontro Diversidade: conhecer para acolher, conviver para respeitar, no dia 2, quinta-feira, às oito horas da noite. O Sesc convida a comunidade para esse encontro com o Educador Lula Ramires, que é formado em Filosofia, e mestre e doutorando em Educação pela USP. Dedica-se há 15 anos à formação de profissionais em gênero, diversidade sexual e raça/etnia na perspectiva dos Direitos Humanos e do combate a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, principalmente o racismo, o machismo e a homofobia. É um dos autores do livro “Diversidade Sexual na Escola: Uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens”.

Questões como: conhecer e aprender com o/a outro/a que não é, ou não pensa e nem age como eu; Ou ainda quando a diferença se torna desigualdade? Como construir um mundo que valorize a diversidade e garanta igualdade de oportunidades para homens, mulheres, hetero, homo e bissexuais? serão discutidas e trabalhadas no referido encontro.

Acompanhe toda a programação

Bate-papo
Diversidade: conhecer para acolher, conviver para respeitar
Com Lula Ramires
Respeitar as diferenças é o lema da atualidade. Para isso, temos que conhecer e aprender com o/a outro/a que não é ou não pensa ou não age como eu… Mas e quando a diferença se torna desigualdade? Como construir um mundo que valorize a diversidade e garanta igualdade de oportunidades para homens, mulheres, hetero, homo e bissexuais? O bate-papo propõe uma reflexão sobre esse tema, com o objetivo de contribuir para a promoção do respeito e a legítima aceitação das diferenças.
Lula Ramires é formado em Filosofia e é Mestre e doutorando em Educação pela USP. Dedica-se há 15 anos à formação de profissionais em gênero, diversidade sexual e raça/etnia na perspectiva dos Direitos Humanos e do combate a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, principalmente o racismo, o machismo e a homofobia.
Dia 2, quinta, às 20h.

Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 12 anos

269 lugares

Espetáculo infantil
A princesa errante e o príncipe errado
Era uma vez um príncipe que se sentia errado e uma princesa que queria ser errante. Mas a mãe da princesa desejava que ela fosse a maior princesa de todos os tempos e o príncipe foi predestinado, pelo seu pai, a ser o próprio ” encantado”: forte, corajoso, lutador de esgrima e salvador de princesas. A rainha mãe da princesa tranca a menina numa torre. O
príncipe, mais dado a costurar e dançar, é repreendido pelo rei e, assustado, decide se esconder num armário. A princesa foge da torre e chega a um reino onde o rei tem um segredo, o menino trancado. Ambos desencaixados das expectativas sociais serão unidos pelo destino numa jornada que questiona as histórias que contamos e os paradigmas de
felicidade: por que cada um não pode ser o que quer ser? Crianças a partir de 7 anos tem melhor aproveitamento dos temas.
Dia 11, sábado, às 16h.
Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Livre
269 pessoas

Espetáculo infantil

O jogo de você: contos ancestrais sobre a fantasia de ser o que se é
Com As Rutes
Donzelas guerreiras e príncipes amorosos? Pode isso? As Rutes acreditam que sim e apresentam por meio da música e objetos cênicos a desconstrução de estereótipos de gênero com histórias que vão emocionar adultos e crianças.
Dia 12, domingo, às 11h.
Área de convivência. GRÁTIS. Livre

Oficina

Virando Diva: Drag Queen Curso (DQC)
Com o ator, coreógrafo e arte-educador Zecarlos Gomes
Compartilhamento de técnicas introdutórias para construção de personagem, maquiagem, dublagem e expressão corporal. Os interessados devem comparecer com roupas confortáveis e ter disponibilidade para participação em todas as datas. A lista com as orientações gerais será retirada pelos participantes no ato da inscrição.

De 14 a 16, terça a quinta, às 19h.
Teatro. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 20 vagas. 16 anos

Espetáculo

Cabaré Show Drag – Histórias que emergem por detrás do glamour
Artistas-drag materializam uma série de intervenções constituídas a partir de suas vivências pessoais e do processo de encontro com suas personagens. Esquetes que surgem do momento apoteótico de cada personagem, em uma metamorfose. Com a participação especial da youtuber Lorelay Fox.

Texto: criação coletiva. Elenco: Beto Souza, Carlos Jordão, Cassia Reis, Denise Andrade, Gabriel Leto, Jacqueline Follet, Leo Braz, Pedro Machitte, Renato Lima, Rick Souza. Roteiro, direção geral e produção executiva: Zecarlos Gomes. Iluminação: Pri Carla. Duração: 70 minutos.

Dia 17, sexta, às 20h.
Teatro. GRÁTIS. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 18 anos
Nas apresentações que sejam classificadas como não recomendadas para menores de 18 anos, não será admitido o ingresso de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados de pais ou responsáveis.

Vivência

Jogo “Saindo do Armário”
Com educadores de Tecnologias e Artes

Vivência coletiva com o jogo digital Coming Out Simulator, criado por Nick Carter, e traduzido como Saindo do Armário, por Thiago Fabril e Renato Alves do Lab.Art Game. Por meio da narrativa de Nick, o jogador é convidado a acompanhar o processo em que o personagem se assume homossexual para a família.
Dia 23, quinta, às 19h.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 10 vagas. 16 anos

LOCAL: Sesc São Carlos: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos

 

Anúncios

Um comentário sobre “Sesc São Carlos realiza em fevereiro a programação ‘Diversidade: conhecer para acolher, conviver para respeitar’

  1. Pingback: Sesc São Carlos – AÇÕES PARA A CIDADANIA – DIVERSIDADE | Livre Opinião - Ideias em Debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s