Pedro Almodóvar é o Presidente de Júri da 70ª edição do Festival de Cannes

Pedro Almodóvar (Foto: Nico Bustos)

Pedro Almodóvar (Foto: Nico Bustos)

O 70º Festival de Cannes terá na Presidência do Júri o diretor e roteirista espanhol Pedro Almodóvar. O festival será realizado entre os dias 17 e 28 maio. “Estou muito feliz em poder celebrar o 70º aniversário do Festival de Cannes a partir de uma posição tão privilegiada. Sou grato, honrado e um pouco sobrecarregado. Estou ciente da responsabilidade que implica ser o presidente do júri e espero estar à altura do trabalho. Só posso dizer que devo me dedicar, corpo e alma, a esta tarefa, que é tanto um privilégio como um prazer”, disse o cineasta.

O currículo cinematográfico de Almodóvar incluem Labirinto de Paixões (1982), Matador (1986), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, sendo o filme de língua-estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos no ano de 1989, e o filme espanhol de maior sucesso em todos os tempos. Seguindo sua carreira com Ata-me! (1990), Carne Trêmula (1997) e o grande sucesso mundial Tudo Sobre Minha Mãe (1999), que venceu o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e lhe rendeu vários prêmios e indicações em todo mundo.

“Para a sua 70ª edição, o Festival de Cannes tem o prazer de acolher um artista único e extremamente popular. Suas obras já esculpiram um nicho eterno na história do cinema. Uma longa e leal amizade liga Pedro Almodóvar ao Festival, onde foi membro do Júri sob a presidência de Gérard Depardieu “, disse o Presidente do Festival, Pierre Lescure e o Delegado Geral Thierry Frémaux.

Cinco dos seus filmes – Tudo Sobre a Mãe (Todo sobre Madre, Melhor Diretor), Volver (Melhor Roteiro, Melhor Performance Coletiva Feminina), Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos), A Pele Que Habito e Julieta – foram selecionados em competição. Finalmente, Má Educação (La Mala Educación) inaugurou o Festival em 2004, enquanto o próprio diretor apareceu no cartaz do 60º Festival.

Anúncios

2 comentários sobre “Pedro Almodóvar é o Presidente de Júri da 70ª edição do Festival de Cannes

  1. Pingback: Inscrições abertas para o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro com o Festival de Cannes | Livre Opinião - Ideias em Debate

  2. Pingback: Conheça o Júri Oficial do Festival de Cannes 2017 | Livre Opinião - Ideias em Debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s