Casa das Rosas abre nova turma para laboratório de poesia para suportes digitais

Segunda edição do curso oferece aulas gratuitas entre os meses de março e junho

 casa-das-rosas-II

Estão abertas as inscrições para o laboratório de experimentação, criação e realização poética da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Cooperativa da Invenção é uma iniciativa do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, cuja proposta é fazer com que os participantes trabalhem de forma colaborativa em torno de projetos, orientados por professores/estimuladores. Os projetos explorarão novas possibilidades de criação poética a partir de artes e técnicas verbais e vocais; portanto, as atividades estarão voltadas às potencialidades expressivas da palavra, do som e da imagem as quais, nesta edição, também estarão voltadas para suas interações em suportes digitais como aplicativos e programas de computador para trabalhos nos formatos de GIF, jpg, mp3, mp4, avi e muito mais.

Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 18 anos e precisa apresentar três trabalhos poéticos de sua autoria. Além disso, é necessário preencher uma ficha de inscrição no site com as razões do interesse em participar do laboratório e enviar um currículo de apresentação (10 linhas).

Os trabalhos podem ser poemas em verso ou prosa em PDF (até 10 páginas), poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado), poemas em vídeo nos formatos avi ou mp4 – se preferir enviar por Youtube ou Vimeo, deverá informar o link (duração máxima de 3 minutos) ou, ainda, poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud (duração máxima de 3 minutos). Os arquivos devem ser enviados compactados em formato rar ou zip e identificados com o nome completo do inscrito. Aqueles que optarem por enviar os arquivos na forma de links, devem colocá-los no bloco de notas e enviar compactados em um desses formatos. A disponibilidade do conteúdo inscrito nas plataformas virtuais é de responsabilidade do candidato.

A Cooperativa da Invenção é um laboratório gratuito de criação e ocorre entre março e junho, em dois encontros semanais: às terças, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 15h00 às 18h00. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro.

Para mais informações, envie um e-mail para crhc@casadasrosas.org.br ou acesse o site da Casa das Rosas em http://casadasrosas.org.br/centro-de-referencia-haroldo-de-campos/cooperativa-da-invencao.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo (Av. Paulista, 37), o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e abriga, hoje, o museu que é um ícone das transformações urbanas e artísticas da cidade desde as primeiras décadas do século XX.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço:

Cooperativa da Invenção 2017
Inscrições:
6 a 17 de fevereiro pelo site http://casadasrosas.org.br/centro-de-referencia-haroldo-de-campos/cooperativa-da-invencao | 20 vagas
Público: interessados em criação poética, a partir de 18 anos
Resultado da seleção: 24 de fevereiro
Início das atividades: 7 de março

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

www.casadasrosas.org.br | twitter.com/casadasrosas | facebook.com/casadasrosas | instagram.com/casadasrosas

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina | Coordenação (11) 4096-9827 e carlaregina@poiesis.org.br
Débora Nazari: (11) 4096-9848 e deboranazari@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s