Casa das Rosas faz recital ‘Reinvenção da Tradição’

Poesia polonesa, persa, indiana, grega, latina, francesa, inglesa, catalã, romena, espanhola, hebraica e alemã são alguns dos destaques do evento

 casa-das-rosas-II

Dando continuidade ao seu trabalho de difusão e promoção da literatura, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, apresenta o recital Reinvenção da Tradição, que acontece dia 18.02, às 19h30.

Neste recital, poetas tradutores Álvaro Faleiros, Ruy Proença, Guilherme Gontijo Flores, Fabio Fernandes, Sofia Ferrés, Juliana Di Fiori, Jorge Sallum, Cide Piquet, Aleksandra Pluta, Walter Vetor e Fernando Klabin, mediados por Vanderley Mendonça, declamam poesia polonesa, persa, indiana, grega, latina, francesa, inglesa, catalã, romena, espanhola, hebraica e alemã.

Os visitantes poderão conhecer as poesias de François Rabelais, Vladimir Maiakovski, Boris Vian, Czesław Miłosz, Emily Dickinson, Ingeborg Bachmann, Joan Salvat-Papasseit, Maria Mercè Marçal, Meleagro de Gádara, Mitoş Micleuşanu, Ovidio, Paul Valéry, Peire Vidal, Wisława Szymborsk, Yehuda Amichai, Zbigniew Herbert, Artur Cravan e Paul Celan.

LANÇAMENTO 

LIRA ARGENTA: POESIA EM TRADUÇÃO – Neste sábado, 18 de fevereiro, na Casa das Rosas, em São Paulo. Foram dois anos de trabalho e pesquisa, mudanças e colaboração essencial de amigos tradutores que recriaram em língua portuguesa a poesia pouco traduzida ou inédita de poetas que geralmente não fazem parte de cânones por radicalidade na forma ou no pensamento. Uma reunião de poetas inventores de diversos tempos e lugares. E a tradução como criação em quase 400 páginas.


Na apresentação do livro, alguns tradutores lerão os poemas originais nas línguas dos poetas, num recital para quem gosta de ouvir a música da poesia Hebraica, Grega, Latina, Provençal, Catalã, Romena, Polonesa, Russa, Francesa, Alemã, entre outras.

16788196_1390552794336630_1027734471_n

CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo (Av. Paulista, 37), o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e abriga, hoje, o museu que é um ícone das transformações urbanas e artísticas da cidade desde as primeiras décadas do século XX.

Reinvenção da Tradição
Sábado, 18 de fevereiro, às 19h30
Curadoria: Vanderley Mendonça
Convidados: Álvaro Faleiros, Ruy Proença, Guilherme Gontijo Flores, Fabio Fernandes, Sofia Ferrés, Juliana Di Fiori, Jorge Sallum, Cide Piquet, Aleksandra Pluta, Walter Vetor e Fernando Klabin

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

www.casadasrosas.org.br | twitter.com/casadasrosas | facebook.com/casadasrosas | instagram.com/casadasrosas

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina | Coordenação (11) 4096-9827 e carlaregina@poiesis.org.br
Débora Nazari: (11) 4096-9848 e deboranazari@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s