Casa das Rosas tem inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitas

O maravilhoso universo dos contos de fadas e poesia concreta são alguns dos temas abordados

casa-das-rosas-II

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está com inscrições abertas para diversas oficinas e cursos gratuitos. São 40 vagas para cada atividade e as inscrições devem ser feitas na recepção do museu a partir de 15.02.

A oficina Fadas em Jogo, ministrada por Luiz Carneiro, às quartas-feiras, 8 a 29.03 e 5 a 26.04, às 19h30, toma como base os contos de fadas Chapeuzinho Vermelho e Cinderela para o desenvolvimento de jogos de tabuleiro, por meio da apropriação de modelos narrativos, conceitos e significados.

O segundo módulo do curso Contação de Histórias, com Arte Despertar, aos sábados, 4 e 25.03 e 1º e 8.04, às 14h, desenvolve as potencialidades das narrativas de literatura oral, como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. São abordados os vários tipos de histórias como lendas, mitos, fábulas e contos de fadas.

Já o Centro de Referência Haroldo de Campos e Núcleo Educativo da Casa das Rosas realizam aos sábados, de 4 a 25.03, às 10h, o curso Educação pela poesia das coisas.  Dirigido a professores e educadores, os alunos têm contato com poesia concreta e a poesia de Haroldo de Campos. Essa atividade recebe inscrições pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br. São 20 vagas.

O segundo ciclo oficina-sarau Fusões: poesia & música, continua às quintas-feiras, 9 e 23.03, 6 e 20.04, às 19h30, com Mariella Augusta e Flávio Vilar Fernandes. O objetivo da atividade é integrar a música e a literatura um uma única realização artística, resgatando, para isso, a esquecida prática do improviso musical erudito. E nos dias 14 e 21.03, às 19h30, Ana Cristina Joaquim apresenta a obra poética de Herberto Helder, considerado um dos maiores poetas portugueses em Corpo Poético: a matéria escrita em Herberto Helder.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, Av. Paulista – 37, o espaço realiza diversas atividades gratuitas como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Mercado Público de São Paulo, entre outros.  A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e hoje abriga um dos museus mais importantes da cidade.

SOBRE POIESIS

A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma organização não governamental. A instituição, tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

SERVIÇO:

Cursos e oficinas 2017 na Casa das Rosas
Inscrições: a partir de 15.02 na recepção do museu
Atividades gratuitas

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
De terça-feira a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

www.casadasrosas.org.br | twitter.com/casadasrosas | facebook.com/casadasrosas | instagram.com/casadasrosas

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina | Coordenação (11) 4096-9827 e carlaregina@poiesis.org.br
Débora Nazari: (11) 4096-9848 e deboranazari@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s