Casa das Rosas exibe mostra de cinema japonês com animes de Makoto Shinkai

A programação gratuita é uma parceria com a Fundação Japão São Paulo

Makoto Shinkai

Makoto Shinkai

Pela primeira vez a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, apresenta em seu jardim a Mostra de Cinema Japonês: Especial Anime de Makoto Shinkai. Realizada em parceria com a Fundação Japão as exibições acontecem no jardim da Casa das Rosas, ao ar livre, quinzenalmente às terças-feiras, a partir das 20h, nas datas 7 e 21 de março, 4 e 18 de abril.  O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural por meio do audiovisual.

Sucesso de público no Japão e em diversas partes do mundo, os animes conquistaram o Brasil nos anos 1960 e desde então tem conquistado casa vez mais espaço. Durante a mostra o público poderá conhecer o trabalho do celebre diretor Makoto Shinkai que ao contrário da maioria dos diretores clássicos de animes, sempre trabalhou com computador, começando sua carreira desenvolvendo computações gráficas para cenas de videogames japoneses, até chegar à sua primeira grande obra, o curta-metragem Hoshi no Koe(Vozes de uma estrela distante), de 2002.  Entre as peculiaridades de seu estilo, destacam-se técnicas de iluminação, movimentação da câmera, detalhamento com queda de folhas, pétalas de flores e neve, além da abundância de recursos de fotografia e flashes.

A qualidade do trabalho do diretor vem rendendo o reconhecimento do público e da crítica. Prova disso está em seu novo filme, Kimi no Na Wa (2016), que bateu recordes de bilheteria entre filmes de anime. Ela foi a quarta maior bilheteria de um anime no Japão, a quinta maior bilheteria de uma produção japonesa no país e a nona maior bilheteria nos cinemas de todos os tempos no Japão.

Confira a programação completa de filmes. A classificação indicativa é de 12 anos, lembrando que se chover, a Casa das Rosas disponibiliza 100 lugares dentro do museu.

7 de março às 19h30

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)

2004 | 91 minutos | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Hidetaka Yoshioka, Masato Hagiwara, Yuuka Nanri

Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Atraídos pela colega Sayuri, ambos ficam intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Os meninos prometem a Sayuri voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles mesmo.

 

21 de março às 19h30

5 Centímetros por Segundo (Byôsoku 5 Senchimêtoru)

2007 | 63 minutos | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Kenji Mizuhashi, Yoshimi Kondo, Satomi Hanamura, Ayaka Onoue Classificação

O filme narra a história de Takaki, Akari e seus amigos. Ao retornar para Tóquio, Akari recebe a notícia que Takaki deve se mudar. Mesmo com a entrada de outras pessoas em sua vida, Takaki não esquece Akari e passa a imaginar se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

4 de abril às 19h30

Em Busca das Estrelas (Hoshi wo ou Kodomo)

2011 | 116 minutos | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Hisako Kanemoto, Miyu Irino, Kazuhiko Inoue, Sumi Shimamoto

Uma história de amadurecimento, que envolve o amor da jovem Asuna, que tem o hábito de passar seus dias escutando uma música misteriosa. Até que certo dia, ela conhece Shun, um rapaz com quem parte em uma viagem de aventuras para entender as belezas e as crueldades do mundo.

 

18 de abril às 19h30

O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)

2013 | 46 minutos | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Miyu Irino, Kana Hanazawa, Fumi Hirano, Gou Maeda, Yuka Terasaki, Suguru Inoue

Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Para se dedicar a este sonho, ele falta às aulas em dias chuvosos para ficar no jardim japonês do parque desenhando calçados. No local, Takao passa a encontrar Yukino, uma mulher misteriosa do qual deseja produzir um par de sapatos que a faça caminhar e encontrar o seu caminho.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo (Av. Paulista, 37), o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e abriga, hoje, o museu que é um ícone das transformações urbanas e artísticas da cidade desde as primeiras décadas do século XX.

SOBRE A POIESIS

 

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SOBRE A FUNDAÇÃO JAPÃO

Estabelecida em 1972, a Fundação Japão é uma organização vinculada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural com outros países, como o Brasil. Desde 1975, em São Paulo, a Fundação Japão desenvolve atividades em todo o território nacional, com enfoque em três grandes áreas: intercâmbio artístico e cultural; ensino da língua japonesa no exterior; estudos japoneses e intercâmbio intelectual. Anualmente, a instituição promove diversos eventos culturais, entre os quais mostras itinerantes de cinema, retrospectivas de diretores clássicos japoneses e especiais de animes. Os eventos contam com a parceria de instituições públicas, como consulados e a embaixada, além de espaços culturais.

Serviço:

Mostra de Cinema Japonês: Especial Anime de Makoto Shinkai
Quintas-feiras, 7 e 21 de março e 4 e 18 de abril
Classificação: 12 anos
Grátis

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

www.casadasrosas.org.br | twitter.com/casadasrosas | facebook.com/casadasrosas | instagram.com/casadasrosas

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina | Coordenação (11) 4096-9827 e carlaregina@poiesis.org.br
Débora Nazari: (11) 4096-9848 e deboranazari@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s