Escola Livre de Teatro de Santo André estreia sua nova criação artística ‘IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE!’

A partir de uma reflexão sobre o atual panorama político do país e com inspirações em Hélio Oiticica e no filme “Terra em Transe”, do cineasta Glauber Rocha, a Escola Livre de Teatro de Santo André estreia sua nova criação artística, convidando o espectador a participar de uma intervenção cênica itinerante.

 

unnamed-3

Colocar em cena a atual “terra em transe” brasileira. Esse é o objetivo e tema de pesquisa da Turma 18 da Escola Livre de Teatro de Santo André em IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE!

A intervenção cênica realizará temporada na sede da Escola Livre de Teatro no período de 25 de fevereiro a 23 de abril, (exceto nos dias 18, 19, 25 e 26/03) sábados às 20h e domingos às 19h, com entrada gratuita e limitada a 25 pessoas por sessão. Também ocorrerão apresentações nos dias 17, 18, 24 e 25 de março na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na cidade de São Paulo, a convite do “Festival Pé Dentro, Pé Fora”, realizado pela Cia Livre de Teatro e que tem como objetivo fortalecer a integração inerente entre a atividade pedagógica e a atividade artística.

Utilizando como disparadores da criação as obras do artista plástico Hélio Oiticica e o filme “Terra em transe”, de Glauber Rocha, ambos artistas de vanguarda de muita influência nos anos 60 e 70, o que se tem, antes de uma peça de teatro, é, sobretudo, uma intervenção cênica sobre a precariedade. Tanto Glauber no Cinema Novo, quanto Hélio na Tropicália, cada um lidava, dentro de seu movimento artístico, com as inovações e “antropofagias” que seu tempo histórico suscitava.

A partir desses disparadores artísticos, sob coordenação geral de Cris Rocha e orientação de Gisele Calazans, Rodrigo Mercadante e Alexandre Dal Farra, a turma se propôs a dialogar com o momento político brasileiro de 2016, optando pela discussão do tema e pela união de elementos dissonantes. Sendo assim, respostas não são dadas aos espectadores e o resultado final se faz fragmentário.

“Dois mil e dezesseis foi o ano que nos atropelou! A conjuntura política do nosso país tornou-se o único assunto possível. IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE! é o resultado de um processo de muita fricção política, artística e, como não poderia deixar de ser, pessoal. Cada um de nós é um fio desse emaranhado cênico-performático de impressões”, diz Gisele Calazans, orientadora da pesquisa corporal de IMPASSE.

unnamed-2

“Durante o processo de pesquisa e montagem deste trabalho nos deparamos diariamente com um turbilhão de acontecimentos: manifestações, ocupações, impeachment, enfim, um estado latente de ebulição. Embora soubéssemos que um golpe estava em curso e não quiséssemos acreditar, o golpe sobre o estado democrático de direito aconteceu e se apresentou com radicalidade. Após o completo caos vivenciado e experienciado por este coletivo nos meses que envolveram a montagem do trabalho, atualmente nos deparamos com uma nova “sensação”. Uma sensação que resolvemos nomear de “terra devastada”. Um terreno desértico que irá perdurar por algum tempo, não apenas como um período de transição, mas como a materialização de uma energia que terá que ser vivenciada, transposta e transmutada por aqueles e aquelas que verdadeiramente desejarem a transformação. Nesse sentido, somos nós, artistas cidadãos, estudantes de teatro de uma escola pública, tentando nos encontrar em meio a este “estado de coisas” que nos afeta profundamente.

O título “IMPASSE” é um pouco de como nos enxergamos durante todo o ano de 2016 e também de como nos vemos agora em 2017. Mais uma vez na posição de artistas que buscam a liberdade e as possibilidades de criação em meio a uma situação difícil para a qual não parece haver uma saída favorável. IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE! é a nossa tentativa, a nossa contribuição, o nosso grito, a nossa potência artística colocada como uma possibilidade de saída da devastação” segundo Cris Rocha, orientadora e coordenadora geral da pesquisa.

unnamed-1

FICHA TÉCNICA

Criação e Pesquisa | Turma 18 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes da Escola Livre de Teatro de Santo André, artistas orientadores e parceiros da equipe técnica.

Coordenação geral | Cris Rocha

Elenco | André Vidal, Carolina Moniz, Dani Fontana, Dennis Rodrigues, Grasi Gontijo, Jefferson Silvério, Jennifer Souza, Joy Catharina, Julia Pedreira, Marcos Algañaraz Rutman, Marcos Emanoel, Tayná Ibanêz, Sheila Almeida, Shirley Melo e Zen Damasceno.

Textos |Alexandre Dal Farra e Turma 18
Orientação em Atuação | Cris Rocha
Orientação em Corpo | Gisele Calazans
Orientação em Música | Rodrigo Mercadante
Orientação em Dramaturgia | Alexandre Dal Farra
Assistência geral – Lindsay Castro Lima
Orientação em Cenografia | Júlio Dojcsar
Figurino | Thaís Dias
Confecção de Figurino e customização | Elza Dias
Iluminação e operação de luz | Felipe Stucchi
Assistência de Iluminação | Jonatha Ferreira
Máscara Porco | Zé Valdir
Orientação em Produção | Fernando Gimenes
Produção | Dani Fontana, Jennifer Souza, Joy Catharina e Tayna Ibanêz
Ilustrações Material Gráfico | Carolina  Moniz
Designer Gráfico | Kako Arancibia
Fotografia | Gabi Gomes
Vídeo| Caio Araujo, Gabi Gomes e Rafael Augusto
Encarregada Escola Livre de Teatro | Elisabeth Barbosa

Iluminador Escola Livre de Teatro | Paulo Varela

Realização: Escola Livre de Teatro de Santo André, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Santo André.

 unnamed

 

SERVIÇO:

TEMPORADA em SANTO ANDRÉ

IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE! – com a Turma 18 da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Datas: De 25 de fevereiro a 23 de abril | sábados às 20h e domingos às 19h. (Não haverá apresentações nos dias 18, 19, 25 e 26 de março)

Ingressos: Entrada Gratuita e limitada a 25 pessoas por sessão – Ingressos distribuídos 01 hora antes.

Local: Escola Livre de Teatro | Praça Rui Barbosa, 12 – Santa Terezinha – Santo André –SP | Informações: 11 4990-4474

Acessibilidade: Não acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Espetáculo itinerante.
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos

CURTA TEMPORADA em SÃO PAULO

IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE! – com a Turma 18 da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Datas: Dias 17, 18, 24 e 25 de março, sextas, às 20h, e sábados, às 18h.

Ingressos: Entrada Gratuita e limitada a 25 pessoas por sessão – Ingressos distribuídos 01 hora antes.

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade | Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo.

Acessibilidade: Não acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Espetáculo itinerante.
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s