Casa das Rosas realiza batalha de poesia com o Slam das Minas

Grupo celebra seu primeiro aniversário com evento especial

1457631849

Uma competição de poemas autorais apresentados sem figurino, adereço ou acompanhamento musical e com duração máxima de três minutos. Esse é o Slam das Minas – SP, encontro de poesia falada (spoken word) e performática, em forma de competição que acontece no dia 18 de março, às 19h na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Em eventos de slams ou poetry slams, o júri é convocado na hora dentre o público presente para avaliar os slammers (poetas). Seguindo critérios como poesia, desempenho, performance, criatividade, o júri pode dar notas entre 0 e 10. A vencedora ganha um kit de livros e uma vaga na final do Slam das Minas – SP, garantindo uma vaga feminina para o Slam BR.

Organizado pelas poetas Carol Peixoto, Pam Araújo, Mel Duarte e Luz Ribeiro (vencedora do último Slam BR), a batalha de poesia só para as mulheres ocorre todos os meses em diferentes lugares de São Paulo. A proposta é agregar e fortalecer o gênero que utiliza a palavra como principal forma de manifestação.

SOBRE A CASA DAS ROSAS 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo (Av. Paulista, 37), o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e abriga, hoje, o museu que é um ícone das transformações urbanas e artísticas da cidade desde as primeiras décadas do século XX.

SOBRE A POIESIS

 A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Slam das Minas
Sábado, 18 de março, às 19h
Com: Slam das Minas – SP

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

www.casadasrosas.org.br | twitter.com/casadasrosas | facebook.com/casadasrosas | instagram.com/casadasrosas

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina | Coordenação (11) 4096-9827 e carlaregina@poiesis.org.br
Débora Nazari: (11) 4096-9848 e deboranazari@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Um comentário sobre “Casa das Rosas realiza batalha de poesia com o Slam das Minas

  1. Esses encontros poéticos são um deleite. É uma pena que eu não irei estar presente, mas sempre que posso acompanho o trabalho das minas envolvidas. Aliás, esse artigo é muito bom, bastante explicativo, informativo e detalhado. Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s