Sesc São Paulo oferece mais de 400 opções de cursos, palestras e experimentações gratuitas em Artes Visuais e Tecnologias

FestA – Festival de Aprender leva às 35 unidades do Sesc da capital, interior e litoral uma abrangente série de atividades integradas, conduzidas por profissionais de destaque, em um único final de semana; há programação para todas as idades e ateliês para as famílias

Make_Sesc_21,8x27,5.indd

O que você deseja aprender? O que você já sabe? Como pode desenvolver suas habilidades artísticas? Está crescendo cada vez mais a procura por cursos livres. Talvez por uma vontade geral de fazer e criar, ampliar o conhecimento e descobrir aptidões artísticas, que vão além do ambiente recorrente do trabalho cotidiano.

O Sesc vem ampliando as ações neste campo, em atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais que incentivam não apenas o diálogo entre técnicas, mas o prazer do fazer artístico em distintas gerações. As unidades da rede contam com espaços aptos ao oferecimento de atividades voltadas ao compartilhamento desse universo de experimentação e criação artísticas, que tanto favorecem o reconhecimento do potencial criador presente em cada indivíduo – estreitando os laços que unem tradição e contemporaneidade.

Para celebrar essas múltiplas possibilidades, o Sesc lança a primeira edição do Festival de Aprender – FestA, que acontece entre os dias 10, 11 e 12 de março em todas as unidades da rede no estado. A intensa programação contempla oficinas, cursos palestras e experimentações em desenho, fotografia, costura, bordado, cerâmica, impressão 3D, robótica, artes digitais com diversos artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

Conheça a programação. Fique atento pois algumas das atividades possuem inscrições prévias e vagas limitadas.

O FestA é um convite a descobrir, em um final de semana festivo, esta pulsante busca pelo aprendizado criativo – em atividades que também refletem a programação de cursos e oficinas regulares oferecidos. Um momento em que novos jeitos de ver e conhecer o mundo podem vir à tona, fazendo arte e criando cultura.

unnamed-4

FestA Digital

Na internet, o FestA promove encontros para, em todos os momentos que você estiver inspirado, aprender a partir do modo de fazer de diversos artistas.

Já imaginou acompanhar de pertinho Lourenço Mutarelli esboçando sua arte em nanquim? Ver ceramista Kimi Nii preparando sua matéria prima para modelar? E ainda entrar num laboratório com Roger Sassaki e ver como ele revela suas fotos em preto e branco? Estes e outros artistas estão na série de vídeos preparada para o Portal SescSP compartilhando suas habilidades com você.

unnamed-2

DESTAQUES

Internacionais

A programação também apresenta nomes internacionais, como o Coletivo Boa Mistura (ESP) fazendo uma demonstração de pintura mural gigante no Sesc Osasco; as artistas têxteis Dani Ives e Meghan Bogden Shimek (EUA), vão orientar o desenvolvimento de delicadas ilustrações em tecidos a partir de materiais como lã e feltragem (Sesc Consolação) na aula aberta Ilustração em Feltragem; o coletivo Red Ocara (COL) vai realizar a construção colaborativa, com adolescentes, de uma Cidade Instalação voltada para jovens, utilizando papéis, ladrilhos e tijolos (Sesc Pinheiros).

Visuais

No Sesc Campo Limpo, Cristiano Mascaro, um dos mais importantes nomes nacionais da fotografia relacionada à arquitetura urbana,  debate  Fotografia nas Ruas da Cidade;  No Sesc Jundiaí,  o consagrado escultor José Resende conduz a oficina Princípios da Modelagem e da Escultura, enquanto duas referências da gravura, Maria Bonomi e Luise Weiss, falam de suas trajetórias e de que forma desenvolveram suas linguagens; O gravurista Santídio Pereira ministra a oficina Introdução à Xilogravura, no Sesc Santo Amaro.

No Sesc Ipiranga, a artista Anna Maria Maiolino abre conversa com o público após uma performance, no bate-papo in-ATTO; Em Thermas de Presidente Prudente, a artista plástica Vânia Mignone apresenta a oficina Desenho como Forma de Expressão Contemporânea. O artista especializado em aparelhos sonoros Paulo Nenflídio leva para o Sesc Sorocaba a oficina Como Construir um Pêndulo Sonoro.

Universo HQ

Os jovens quadrinistas Fabio Moon e Gabriel Bá, irmãos gêmeos que despontaram com seu trabalho independente e conquistaram o cenário internacional, falam de suas carreiras e experiências em Sorocaba e Bauru. Os desenhistas Lourenço Mutarelli e Fernando Vilela conduzem o Ateliê Aberto de Desenho (Sesc Vila Mariana), onde os participantes vão poder desenhar espalhados pelos diversos espaços da unidade, munidos de nanquim, carvão e tipos variados de papel Na oficina Narrativas em Quadrinhos (Sesc São Carlos), Marcello Quintanilha orienta na criação de narrativas e composição de HQs;

Pops

Conhecido do grande público, (do programa Decora, do GNT), o designer Paulo Biacchi conduz  a oficina Tente Isso em Casa, na unidade Interlagos. No Sesc Campinas, Biacchi dá palestra Design para Todos, sobre a cultura do “faça você mesmo”. A artesã Anne Galante promove no Sesc Consolação e  Araraquara a demonstração Tricô Gigante: do Tamanho dos seus Sonhos; o artista Giovani Caramello, escultor especializado em hiper-realidade, mostra o passo a passo de seu trabalho na demonstração Esculturas Hiper-realistas  (Sesc Pompeia).

Artesanato

O coletivo Clube do Bordado realiza ateliês para a família (Sesc São José e Consolação), onde vão ensinar os pontos básicos do bordado livre, criando desenhos e texturas; Na unidade Catanduva, o curso Joalheria Contemporânea com Madeira, com o coletivo  Lab74, vai abordar a história da joalheria clássica e a técnica em madeira, além do desenho para a produção de adereços. O coletivo Acupuntura Urbana (Sesc Taubaté) ministra a oficina Mobiliário Urbano – Construção Coletiva, onde o grupo vai interagir na construção de sofás e bancos a partir de pallets e materiais reutilizados.

Moda

A cena fashion e as suas vertentes são tema de vários cursos e encontros, como o da estilista Karlla Girotto com a professora de design de moda Suzy Okamoto, que discutem o tema Moda: Política Social. (Sesc Bom Retiro); a designer de moda Fernanda Yamamoto, que utiliza a Renda Renascença, uma tradicional técnica de renda nobre do Nordeste Brasileiro em suas coleções, ministra aula aberta para a aprender esta arte, junto com equipe  de rendeiras do Cariri (Sesc Consolação). A rapper  e profissional de moda Tássia Reis conversa com o público sobre Moda e Identidade (Sesc Itaquera).

Inusitados

No extenso pacote de atividades, foram incluídos também alguns cursos e demonstrações que estão para além do convencional, como Aquaponia e um Olhar Ecológico das Edificações desenvolvido pela 7 Bio + Arquitetura e Tomaz Lotufo, sobre   a criação de peixes de modo associado ao cultivo de plantas comestíveis, e o LudiCidade: Espaço Colaborativo de Redesign, que tem como objetivo final a construção de uma instalação que envolva materiais inovadores, design, criatividade e interatividade. Essa oficina é realizada  pela LILo.Zone, Oficina Lab Garoa Hacker Club e Urban 3D  e coordenada por Lina Lopes e Giovanna Casimiro. Ambos são no Sesc Pinheiros.

Outro exemplo de oficina pouco convencional é Construção de Barco, no Sesc Bertioga: ao longo do dia, o público da unidade será convidado por Daniel Siene a acompanhar o passo a passo da construção de um barco, fazendo uso de ferramentas e explorando formas de aplicação dos materiais.

No Sesc Pompeia, a oficina A La Toulose Lautrec! Desenho Vivo com Marquesa Amapola, mistura modelo-vivo com performance burlesca;  Bikes e Carros Lowriders,  no Sesc Osasco, tem demonstração do processo de modificação do sistema de suspensão de veículos e exposição  de bikes e carros tunados. Tricoaching, com Cris Bertoluci e a a coach Marisa Bussacos, no Sesc Consolação, reúne o coach, processo de autoconhecimento para o encontro de respostas, ao tricô, prática criativa, eficaz para lidar com o estresse.

unnamed-3

Programação São Carlos

Demonstrações
Linhagens

Com Daniel Morais Paschoalin
Durante o FestA! os trabalhos do artista Daniel Paschoalin povoam o Espaço de Convivência do Sesc São Carlos, possibilitando o contato direto com sua produção, que transita entre o desenho e a escultura.
Daniel Paschoalin é arquiteto e mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Administração e Artes de Limeira, FAAL, onde ministra aulas de desenho e escultura.
Dias 11 e 12, sábado e domingo, das 9h30 às 18h30.
Foyer do teatro. GRÁTIS. Livre

PoeirArte
Com Crica Monteiro
Uma parede preta + giz = arte impermanente: uma das paredes do Espaço de Tecnologias e Artes é ocupada por uma obra surpresa e o público pode acompanhar o processo de criação da artista.
Crica Monteiro é designer, ilustradora e grafiteira que transita pelo universo do hip hop e da arte de rua. É bacharel em Design de Interfaces Digitais pelo Centro Universitário Senac-SP.
Dia 11, sábado, das 10h às 18h.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Livre

Modelo vivo
Com Fabio Morais
Uma obra composta por um espaço para prática de desenho de modelo vivo com duas artistas (Joana Ferraz e Júlia Rocha) que apresentam performances de sua autoria. O público pode participar desenhando ou observando as ações.
Fabio Moris é artista visual e mestre formado pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Vive e trabalha em São Paulo. É representado pela Galeria Vermelho. Participou de exposições coletivas em instituições no Brasil e no exterior, incluindo a Bienal de São Paulo e a Bienal do Mercosul.
Dia 11, sábado, das 14h às 18h.
Sala de atividades corporais. GRÁTIS. Vagas limitadas. Inscrições no local e horário da atividade. 18 anos

Caricatura digital
Com Filipe Lucidi e Osvaldo Spitaleti Junior
Demonstração e experimentação de diferentes estilos de caricatura, do cômico ao nigaoê (mangá japonês), e de técnicas usadas na mesa digitalizadora.
Filipe Lucidi é quadrinista e ilustrador, autor da série “O Povo do Monjolinho” e fundador do Estúdio Lucidi, que oferece cursos de mangá, cartum, Comics, desenho clássico, entre outros. E Osvaldo Spitaleti Junior, ilustrador. Participou com suas ilustrações do livro “Histórias Curiosas de São Carlos”, lançado pelo Estúdio Lucidi em parceria com a Fundação Pró- Memória de São Carlos.
Dia 12, domingo, das 14h às 17h.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Vagas limitadas. 14 anos RETIRAR A INFORMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Curso
Autoconhecimento pelo desenho
Com Breno Carneiro de Menezes
Ateliê para experimentação e construção de sentidos por meio do desenho. Os participantes são convidados a realizar trabalhos expressivos partindo de sua experiência corporal, envolvendo postura, exercícios sensoriais e a relação com o espaço e o tempo.
Breno Carneiro de Menezes é arteterapeuta, bacharel em Gravura e Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
De 12/03 a 2/04, domingos, das 10h30 às 12h. Sequencial.
Sala de atividades corporais. GRÁTIS. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e na Central de atendimento. 14 anos

Oficinas
Narrativas em quadrinhos
Com Marcello Quintanilha
A oficina tem como proposta a criação de uma narrativa em quadrinhos e é dividida em dois módulos. No primeiro, discute-se o tema, as expressões e o objetivo da narrativa. No segundo, incentiva-se a composição de uma história em quadrinhos de, no mínimo, uma página. Ao final, haverá uma leitura coletiva e discussão sobre os melhores métodos para a comunicação com os leitores.
Marcelo Quintanilha é quadrinista. Iniciou sua carreira em 1988, tendo colaborado com revistas e jornais entre Brasil, França, Estados Unidos e Espanha. Autor dos álbuns “Salvador”, ”Fealdade de Fabiano Gorila”, ”Sábado dos meus Amores”, ”Almas Públicas”, ”O Ateneu”, ”Tungstênio” (prêmio Polar, Angoulême 2016), ”Talco de Vidro” e ”Hinário Nacional”.
Dia 11, sábado, das 10h às 17h.
Dia 12, domingo, das 14h às 18h.
Sala multiuso. GRÁTIS. Sequencial. Intervalo de 1h para almoço no sábado. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e na Central de atendimento. 16 anos

Desenho em tattoo
Com Ciscko Itamura
Um encontro para compartilhamento de experiências, referências e trajetórias no trabalho com a tatuagem, em que os participantes são convidados à experimentação de técnicas, materiais e processos utilizados pelo artista.
Ciscko Itamura é artista e tatuador que vive e trabalha em São Carlos.
Dia 11, sábado, das 14h às 18h.
Teatro. GRÁTIS. 35 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. 14 anos

Iniciação à aquarela
Com Izadora Luz
Iniciação à técnica da aquarela visando explorar as formas e cores do desenho que é elaborado junto à água.
Izadora Luz é artista visual, bailarina e ilustradora da Revista Capitolina, graduanda em Artes Plásticas pela Escola Guignard-UEMG e integrante do grupo O SOMOS, de Belo Horizonte.
Dia 12, domingo, das 14h às 18h.
Sala de atividades corporais. GRÁTIS. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e na Central de atendimento. 14 anos

Desenho do plano ao espaço
Com Daniel Morais Paschoalin
Nesta oficina o público experimenta as possibilidades do desenho no espaço, utilizando-se do arame para a construção de esculturas tridimensionais. Dos primeiros esboços em papel à execução de uma peça escultórica, o encontro proporciona uma imersão no processo criativo do artista Daniel Paschoalin.
Daniel Paschoalin é arquiteto e mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Administração e Artes de Limeira, FAAL, onde ministra aulas de desenho e escultura.
Dias 11 e 12, sábado e domingo, das 14h às 18h. Sequencial.
Foyer do teatro. GRÁTIS. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e na Central de atendimento. 14 anos

Vivências
Desenho de brincar
Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc
O Espaço de Brincar da unidade é dedicado à experimentação livre do desenho e da expressão corporal, por meio do traço e do movimento, em atividades para crianças e suas famílias. Com as educadoras do Sesc São Carlos Fabiana Lorenzeti e Geisa Ramos.
Dia 12, domingo, das 9h30 às 15h30. Espaço de brincar. GRÁTIS. Vagas limitadas. Inscrições no local e horário da atividade. 0 a 6 anos.

Ateliê para livre experimentação
Com Anny Lemos e Christiane Tragante
Um espaço para a realização de desenhos de acordo com os interesses de cada participante, que tem à sua disposição materiais como nanquim, carvão, grafite, crayon, giz pastel e outros.
Anny Lemos é artista plástica e educadora, formada em Artes Plásticas pela UNESP de Bauru. E Christiane Tragante, arte-educadora, professora da rede federal de ensino e doutoranda em Educação.
Dia 11, sábado, das 14h às 18h.
Área de convivência externa. GRÁTIS. 30 vagas. Inscrições no local e horário da atividade.
7 anos

Ateliês para família
Quero ser um desenho
Com Laura Teixeira
A proposta é construir adereços com diversos tipos de materiais, como fitas adesivas, jornais ou tecidos e cada participante transformar-se no seu próprio desenho, criando novas relações com o ambiente e as pessoas ao redor.
Laura Teixeira é designer e ilustradora com mestrado pela FAU-USP e especialização em ilustração pela EINA (Escola de Disseny i Art, em Barcelona). Além de publicados em livros, os desenhos da autora foram realizados em murais, roupas e azulejos.
Dia 11, sábado, das 14h às 18h.
Galpão. GRÁTIS. 30 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. Livre
Construa o seu corpo: A diversidade do corpo humano
Com Carolina Velasquez
Uma roda de costura para construir um boneco que represente a autoimagem do corpo de cada participante. A costura como desenho do corpo, como a escrita do ser e a consciência sobre suas cicatrizes visíveis e invisíveis.
Carolina Velasquez é bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de artes da UNESP-SP e pós-graduanda em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FAAP-SP. É pintora muralista e costureira de estandartes e bonecos. Participação da educadora Thelma Lobel, integrante do Zebra5 Jogo e Arte.
Dia 12, domingo, das 14h às 18h.
Galpão. GRÁTIS. 30 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. Livre

FestA – Festival de Aprender

Período: 10 a 12 de março de 2017 – sexta a domingo

Programação completa em sescsp.org.br/festa

Grátis

LOCAL: Sesc São Carlos: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s