Diretoras de diferentes gerações conduzem leituras dramáticas de obras encenadas por Laura Cardoso na exposição em sua homenagem

Denise Weinberg, Gabriela Mellão, Luciana Lyra, Malú Bazan, Maria Thaís, Naruna Costa e Renata Soffredini apresentam às sextas-feiras e sábados leituras de textos clássicos como Vereda da Salvação e Terra Estrangeira na área central da exposição; às terças-feiras, o visitante assiste no mesmo lugar à intervenção teatral O Direito de Cantar e conhece os bastidores de uma radionovela, tipo de produção que também consagrou Laura Cardoso

‘O direito de cantar’ (Foto: Bia Borin)

 

Denise Weinberg (foto Lenise Pinheiro)

Inspirado pelos mais de 70 anos dedicados por Laura Cardoso à arte de interpretar, o Itaú Cultural leva para dentro da Ocupação Laura Cardoso uma série de atividades realizadas em sinergia com a mostra durante março e abril. Com a proposta de aproximar o público da trajetória da atriz por diferentes veículos, a programação traz leituras dramáticas de obras encenadas por Laura, cada uma com direção de mulheres de diferentes gerações.  O instituto apresenta, também, uma intervenção cênica inédita seguindo o formato da novela de rádio O Direito de Nascer, na qual a atriz homenageada participou.

Toda a programação acontece sempre às 19h no espaço denominado como Chá de Laura. Dentro da Ocupação Laura Cardoso, o lugar é ambientado como um espaço de aconchego com exemplares dramatúrgicos, roteiros de cinema e televisão que carregam anotações da atriz dispostos sobre uma mesa. As apresentações contam com interpretação em Libras.

Gabriela Mellão (foto Divulgação)

Leituras dramáticas

As sextas-feiras e sábados são dedicados às leituras dramáticas de obras encenadas por Laura, promovendo um encontro de diferentes gerações e mulheres de teatro na direção. A diretora Gabriela Mellão estreia a série nos dias 10 e 11 de março, com Casa de Bonecas, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Apresentada pela primeira vez em 1879, a peça provocou muita polêmica ao denunciar a exclusão das mulheres na sociedade burguesa, em um roteiro em que a personagem Nora Helmer abandona o marido e os filhos para partir em busca por sua identidade.

No Brasil, a obra foi encenada em 1958, no programa Grande Teatro Tupi, da TV Tupi, com tradução de Aderbal Freire Filho e Karl Erik Schollhammer. Nela, Laura Cardoso viveu o papel principal e seu marido na vida real, Fernando Balleroni, interpretou Torvald Helmer, casado com a protagonista.

Antígona, de Sófocles, ganha leitura nos dias 17 e 18, com direção de Luciana Lyra. A tragédia grega composta por volta de 442 aC, traz a personagem-título, filha de Édipo e Jocasta, em guerra com Creonte, rei de Tebas. Ao querer enterrar o irmão Polinice, de acordo com a sua religião, ela entra em choque com o monarca, que ordena o não sepultamento do corpo. Laura participou da montagem de 1966, com direção de Benjamin Cattan e Aracy Balabanian como protagonista.

Luciana Lyra (foto Fábio Gark)

Nos dias 24 e 25, Denise Weinberg dirige a leitura de Outono, Inverno, peça do sueco Lars Norén, cuja montagem brasileira dirigida por Eduardo Tolentino em 2006 teve em cena a própria Denise ao lado de Laura. O texto traduzido por Leon Rabelo é uma comédia sobre uma família à beira de um colapso coletivo. Eles tentam desesperadamente recuperar a solidariedade uns com os outros, já que ódio e acusações nunca são maiores do que a saudade e amor um pelo outro.

Único texto de teatro escrito por Federico García Lorca em prosa, A Casa de Bernarda Alba, ganha em 31 de março e 1 de abril a leitura dramática assinada pela diretora Maria Thaís. Nesta investida de Lorca no teatro, Bernarda Alba é uma matriarca dominadora que mantém as filhas Angústias, Madalena, Martírio, Amélia e Adela sob total vigilância, o que acaba transformando a casa onde vivem, em um pequeno povoado espanhol, em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento.

Em abril, a programação segue com o roteiro cinematográfico de Terra Estrangeira nos dias 7 e 8. Com direção de Naruna Costa, a leitura dramática leva à Ocupação Laura Cardoso a trama do filme de Daniela Thomas, Walter Salles e Marcos Bernstein lançado em 1995, na qual a atriz interpretou Manuela, imigrante espanhola que morre ao perder todas as suas economias em decorrência do confisco promovido pelo então presidente Fernando Collor. A situação coloca seu filho Paco em uma tramoia para conseguir dinheiro e conhecer a terra de sua mãe.

Malú Bazán (foto Marina Corazza)

O clássico Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, ganha leitura nos dias 14 e 15 de abril, com a direção de Malú Bazán. Peça que em 1993 teve montagem sob direção de Antunes filho e que rendeu um Prêmio Shell a Laura Cardoso, aborda o conflito de terras, a miséria e o fanatismo religioso, apresentando a história de trabalhadores que estão prestes a participar de uma peregrinação religiosa, antes da qual é necessário que todos confessem seus pecados.

A última sessão acontece em 21 e 22 de abril, com Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu, texto de Carlos Alberto Soffredini, com a qual Laura ganhou o seu primeiro prêmio Shell, em 1990 e nesta programação tem direção Renata Soffredini, filha do autor. Para escreve-la, Sofredini se baseou em um trecho da montagem de circo-teatro Coração Materno, escrita por Alfredo Viviani, e na métrica e na rima da canção homônima, de Vicente Celestino. Vem Buscar-me… narra o dia a dia de uma quase falida companhia mambembe, que tem em seu repertório de representações justamente a peça de Viviani.

Radionovela

Nas terças-feiras dias 14 e 21 de março, e 4, 11, 18 e 25 de abril, sempre às 19h, a Ocupação Laura Cardoso vira cenário para uma representação cênicas inspirada na radionovela O Direito de Cantar. Trata-se de uma encenação com 20 minutos de duração que homenageia a época de ouro da radionovela brasileira – revelando seus bastidores –, inspirada em O Direito de Nascer, novela de 1964, que teve participação de Laura Cardoso.

Em O Direito de Cantar, Lívia Lisboa, Priscila Oliveira e Diego Rodda interpretam duas atrizes aspirantes e um grande ator já renomado, que dividem o microfone, os sonhos de fama e sinceras intenções amorosas. A trama é conduzida em um jogo de ciúmes correspondente entre novela e bastidores, regada a músicas, cartas dos ouvintes, sedução, intrigas, revelações, mágoas, emoções à flor da pele e, principalmente, o confronto entre o que se diz – e o que se ouve.

Maria Thaís (foto Christian Piana)

PROGRAMAÇÃO

LEITURAS DRAMÁTICAS

19h

Espaço expositivo (piso 1)

Sem distribuição de ingressos

Casa de Bonecas

Dias 10 e 11 de março (sexta-feira e sábado)

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 60 minutos

 

Antígona

Dias 17 e 18 de março (sexta-feira e sábado)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

 

Outono, Inverno

Dias 24 e 25 de março (sexta-feira e sábado)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

 

A Casa de Bernarda Alba

Dia 31 de março e 1 de abril (sexta-feira e sábado)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

 

Terra Estrangeira

Dias 7 e 8 de abril (sexta-feira e sábado)

Direção: Naruna Costa

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

 

Vereda da Salvação

Dias 14 e 15 de abril (sexta-feira e sábado)

Direção: Malú Bazán

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

 

Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu

Dias 21 e 22 de abril (sexta-feira e sábado)

Direção: Renata Soffredini

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

INTERVENÇÃO CÊNICA

O Direito de Cantar

Dias 14 e 21 de março, e 4, 11,18 e 25 de abril (terças-feiras)

19 h

Espaço expositivo (piso 1)

Sem distribuição de ingressos

Duração: 20 min

Classificação Indicativa: Livre

Toda a programação conta com Interpretação em Libras

SERVIÇO

Ocupação Laura Cardoso

Até 30 de abril de 2017 (domingo)

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h (permanência até as 20h30)

Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

Piso 1

 

Indicada para todas as idades

Entrada gratuita

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

Acesso para pessoas com deficiência

Ar condicionado

Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108

Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural:

3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

www.flickr.com/itaucultural

 

Assessoria de Imprensa:

Conteúdo Comunicação

Fone: 11.5056-9800

Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com

Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com

Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural:

Larissa Correa

Fone: 11.2168-1950

larissa.correa@mailer.com.br

Carina Bordalo (programa Rumos)

Fone: 11.2168-1906

carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s