Lançamento do romance ‘Decadência’, oficina poética com Manoel Herzog e inauguração do Laboratório Cousa

O Espaço Cousa, o Neples e o Arquivo Público do ES realizarão o lançamento do romance “Dec(ad)ência” (Ed. Patuá, São Paulo). A obra é de Manoel Herzog. Herzog nasceu em Santos a 24 de setembro de 1964. Em 1987, estreou com a publicação do livro de poemas ‘Brincadeira Surrealista’. Cursou Direito na Faculdade Católica de Santos. Foi finalista, com o romance Amazônia, do Prêmio Sesc 2009. Coordena oficinas de literatura em Santos, na Estação da Cidadania, pelo projeto Ponto de Cultura.

Em janeiro de 2012 publicou o romance ‘Os Bichos’, pela Editora Realejo. O romance ‘Companhia Brasileira de Alquimia’ foi premiado pelo Facult. Também escreve quinzenalmente uma crônica literária na coluna Cais das Letras, no site Cinezen. O romance Companhia Brasileira de Alquimia foi semifinalista do Prêmio Portugal Telecom 2014. O livro de poemas ‘A Comédia de Alissia Bloom’ ganhou o 3° lugar do Prêmio Jabuti de Poesia.

O lançamento do livro vem acompanhado de uma oficina com Herzog, uma introdução à história e às características do soneto, forma de poesia surgida na Idade Média, a presença do soneto na literatura universal, portuguesa e brasileira, desde Petrarca até Glauco Mattoso. E, claro, Serão propostos exercícios de criação poética para os participantes. A oficina ocorrerá no auditório do Arquivo Público do Espírito Santo – APEES.

O evento se encerrará com uma edição do Sarau Selvagem, com microfone aberto para os participantes da oficina e demais ledores de poesia que estiverem presentes no Laboratório Cousa, em frente ao APEES. O lançamento é a primeira atividade do recém-criado laboratório da editora, o espaço-sede da editora Cousa na rua Sete de Setembro. “Vamos completar 8 anos de editora agora em outubro. E decidimos que era hora de ter um espaço nosso, físico, na rua. É pequeno o lugar, mas cheio de potência para experimentar coisas. A rua Sete tem essa carga poética e criativa imensa. Tanta arte é tramada nela, né? Até o samba da Piedade desce por ela antes de ganhar avenida… Pena que tem gente querendo calar a rua, mas estar nela é uma forma de resistir a isso. O Centro se reergueu por causa das artes e dos artistas, músicos, escritores, coletivos criativos de produção. Ocupar a rua é preciso. Estaremos lá com Herzog e a Patuá, nossos amigos e parceiros de literaluta.”, diz Saulo Ribeiro, escritor e editor da Cousa. No local, além da disponibilização de serviços editoriais e comprar livros, funcionará também um pequeno bar e café.

Manoel Herzog

O lançamento e a oficina fazem parte das atividades que o Neples vem promovendo para que estudantes e acadêmicos possam ter contato mais direto com a literatura e com os agentes culturais que a praticam no Espírito Santo. Seu coordenador, o professor e poeta Orlando Lopes, considera que esse tipo de atividade estimula e torna mais vivo o ambiente acadêmico: “Os estudantes e os professores podem e devem participar de lançamentos de livros e outros eventos culturais, assim podem compreender melhor o conjunto do que seja a vida literária e a variedade de repertórios disponíveis. Essa oportunidade de diálogo com o Manoel Herzog, de contato mais aprofundado com o soneto, quem sabe, pode sensibilizar para o estudo e a para a composição poética mais apurada, mais aprimorada, mais cuidada, sem necessariamente obrigar a alguém a ter que continuar escrevendo sonetos”.

PROGRAMA

14h às 18h – Oficina Poética com o autor, incluindo bate-papo sobre a obra e oficina de contato com a tradição dos sonetos). Mediação de Orlando Lopes (DLL/UFES). Local: Auditório do Arquivo Público do ES, Rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória.

18h às 20h – Lançamento de “Dec(ad)ência” e inauguração do Laboratório Cousa, sessão de autógrafos e Sarau Selvagem (Microfone Aberto). Local: Laboratório Cousa, em frente ao Arquivo Público. O livro será vendido a R$ 50,00 e a noite regada ao legítimo Plezuro, chope artesanal capixaba (dinheiro, cartão de crédito e débito).

Dec(ad)ência por Herzog

A narrativa

Dec (ad) ência é uma sátira da classe média contemporânea, recém-ascensionada e iminente rebaixada com as mudanças da conjuntura política. É o suburbano que estudou, ascendeu menos do que imagina e exerce com tirania todo o preconceito contra o anterior status, ou seja, o brazuca médio que viaja de camiseta pólo, odeia gays, acha o homem superior à mulher, não se reconhece como trabalhador, essa porcariada toda que caracteriza o protagonista das mudanças atuais.

A escrita

Escrevi o livro à maneira de um folhetim, com capítulos diários, em rede social, com acompanhamento de um público fixo que ia opinando e influenciando na trama. Minha prosa é poética e minha poesia prosaica (risos), não sei qual o limite de uma ou de outra, vejo como diferenças de linguagem pra transmitir a mesma coisa.

Literatura e horror

Eu não uso a literatura pra dar porrada nozoto, na verdade eu falo de horrores que estão muito presentes em mim, coisas que vivi e não superei, isso até escrever. Então não acho que seja uma “vingança”, por mais chique que seja um escritor dizer que escreve pra se vingar. Eu escrevo só pra me livrar mesmo só.

Literatura e lugar

Alguns lugares do Brasil sempre estiveram no meu imaginário desde a infância. Era assim o Sergipe de minha bisavó, o Espírito Santo, a Bahia. Depois de conhecer estes lugares fisicamente pude constatar que existiam pra além da imaginação.

O Espírito Santo em Dec(ad)ência

Minhas viagens ao ES, quando conheci os fantásticos escritores locais, e me tornei amigo deles, foi fundamental, tanto que acabei ambientando boa parte do livro em Vitória, com a inclusão destas figuras na pele de personagens.

 

OBSERVAÇÃO

DATA: 24/03/2017 (sexta), das 14h às 20h)

LOCAL: Centro de Vitória-ES

O Laboratório Cousa e o Arquivo Público do ES ficam nas imediações do Palácio da Fonte Grande,

rua Sete de Setembro, Centro de Vitória.

Informações: 27 – 999560277

Contato com o autor:

manoelherzog@gmail.com

Celular: (13) 98208-7387

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s