As canções de Michael Kiwanuka

Vinte nove anos e apernas dois álbuns na carreira, o britânico Michael kiwanuka já pode ser considerado uma promissora aposta para a música mundial deste século. Seu som com reverência ao soul e funk não fica apenas na homenagem, Kiwanuka constrói novos arranjos com letras apaixonantes que será impossível você não sair cantarolando pelas ruas, pontos de ônibus, estações de metrô e na solidão.

Logo no álbum de estreia, ‘Home Again’, de 2012, os elogios foram tão naturais para as melodias e composições que parecia um disco de cantor experiente. Ou apenas era necessário haver algo que não fazia uma justa homenagem aos mestres com quem cresceu, mas que seja algo além, trazendo a inovação ao gênero. Canções que hoje não saem da minha playlist como “Bones”, “Rest”, “I’m Get Along” e a título “Home Again”.

Filho de pais refugiados da violenta ditadura de Idi Amin Dada, em Uganda, Michael teve contato com o som de Marvin Gaye – o que faz lembrar muito o seu timbre -, Bill Withers e Terry Callier.

Seu segundo álbum, de 2016, “Love & Hate”, pode ser interpretado como o mais pessoal do cantor, pois seu débito com os mestres foi deixado no primeiro disco. Em “Love & Hate” escutamos um Kiwanuka instrumentista, sem pressa para iniciar as canções. Abrindo as cortinas e esperando a imersão de quem o escuta de modo a entrar de cara em suas melodias. Nele encontramos a discussão da desigualdade racial com “Black Man in a White World”. As incríveis “Cold Little Heart” – que também é canção de abertura da série “Big Little Lies” – e “The Final Frame” são de excelentes trabalhos instrumentais que remontam não serem deste século. O álbum esteve na lista como Melhor do Ano de diversas revistas de música.

O Livre Opinião – Ideias em Debate selecionou cinco clipes deste que já é um artista original.

  1. Home Again

 

2.  Bones

 

3. They Say I’m Doing Just Fine

4. Love & Hate

5. Black Man In A White World

 

Anúncios

Um comentário sobre “As canções de Michael Kiwanuka

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s