Bate-papo
Falando de música e gênero
Com Assucena Assucena e Raquel Virgínia
Neste bate papo, Assucena Assucena e Raquel Virginia, por meio da música, propõem disputar o imaginário do público pautando a identidade de gênero e raça, questões fundamentais a serem levantadas e debatidas em coletivo.
Assucena Assucena e Raquel Virgínia são vocalistas e compositoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira.
Dia 16, quinta, das 16h às 17h30.
Teatro. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 16 anos
269 lugares
Assista ‘Nós existimos! Visibilidade Trans!’, série com Assucena Assucena & Raquel Virgínia
Show
As Bahias e a Cozinha Mineira
Show Etc&Tal
Dia 16, quinta, às 20h30.
Galpão. GRÁTIS. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 12 anos
400 lugares
LOCAL: Sesc São Carlos: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos
As Bahias e a Cozinha Mineira cai na estrada com espetáculo que tem direção musical do produtor Marcos Xuxa Levy. Após apresentação de estreia no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, a banda leva o show As Bahias e a Cozinha Mineira Etc & Tal para os quatro cantos do Brasil.
A apresentação, que foi batizada como As Bahias e a Cozinha Mineira Etc & Tal, ganhou os palcos pela primeira vez com um catártico show no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 30 de setembro. O nome escolhido, como explica Assucena, faz referência a hino de Caetano Veloso, a canção Da Maior Importância, que foi gravada por Gal Costa em 1973. “São os enigmas e as proposições das mulheres que, muitas vezes, são inteligíveis para os homens. Como escreveu Caetano ‘uma mulher é sempre uma mulher’ e é exatamente disso que se trata esse espetáculo: o universo feminino”, conta.
O repertório do show é pautado no disco de estreia da banda, intitulado “Mulher”, que foi lançado em outubro de 2015. As músicas, contudo, ganharam novas roupagens. “Isso tudo partiu da nossa vontade de ter uma apresentação nova com um trabalho mais minucioso em termos de novos arranjos, reconstruir as nossas canções e fazer com que elas sejam resignifiacadas diante de tudo o que fizemos até aqui”, afirma Raquel, antes de completar: “Também foi um processo de incluir composições que não são nossas, mas que se adequam perfeitamente na narrativa do espetáculo”.
A renovação também atingiu o figurino da banda, além da iluminação e das já conhecidas interpretações cênicas e arrebatadoras das artistas Raquel e Assucena. “Nós adoramos inovar e estar na estrada agora com essa nova turnê é um grande passo para nós. A banda entrou em um novo momento e ele exige que nós tenhamos um novo espetáculo”, finaliza Raquel.
“A turnê As Bahias e a Cozinha Mineira Etc & Tal foi pensada e concebida nos mínimos detalhes. Uma das minha funções aqui é fazer com que esse show tenha um nível internacional”, complementa Xuxa Levy, que recentemente produziu o disco Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, do rapper Emicida, que foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o segundo melhor disco nacional de detalhes 2015.
A banda As Bahias e a Cozinha Mineira é formada por Assucena Assucena (compositora e interprete), Raquel Virgínia (compositora e interprete), Rafael Acerbi (arranjador e guitarrista), Rob Ashtoffen (baixista), Carlos Eduardo Samuel (tecladista), Vitor Coimbra (baterista) e Danilo Moura (percussionista).