Itaú Cultural sedia programação da MITsp 2017 com debates sobre o protagonismo negro nas artes e a apresentação de BLACK OFF

Parceiro da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo desde a primeira edição, o instituto recebe programação que destaca o protagonismo negro nas artes; em sua sede, na Avenida Paulista, apresenta a peça Black Offalém de encontros, debates, conferências e palestras; ao Auditório Ibirapuera, leva a estreia de A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa

 

De 15 a 21 de março, o Itaú Cultural participa da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo com programação realizada no instituto, variada e voltada para o protagonismo negro nas artes. Nos dias 18 a 21 (sábado a terça-feira) apresenta o espetáculo BLACK OFF – inédito no Brasil e idealizado e encenado pela atriz, cantora, performer e ativista pelas causas negras Ntando Cele sul-africana, faz uma mescla de performance, concerto e stand-up. Em todos os dias, neste período, promove encontros com artistas, dentro da série Pensamento em Processo, debates em Reflexões Estético-Políticas, além de conferências e palestras (veja programação abaixo).

“O Itaú Cultural está com a MIT desde a sua primeira edição, entendendo a importância dessa iniciativa para as artes cênicas na cidade”, recorda Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Cênicas do instituto. “Neste ano, em especial, entre a casa na Paulista e o Auditório Ibirapuera, que o instituto administra, entramos na mostra com um tema recorrente na programação da instituição: o protagonismo negro nas artes”, completa.

Neste recorte, além da apresentação de BLACK OFF, dos debates, encontros e palestras, estão o seminário Discursos sobre o Não Dito: Racismos e Descolonização do Pensamento, com curadoria de Eugênio Lima e Majoí Gongora, que desdobra-se nas mesas Negritude e Branquitude: complexificando as discussões sobre raça e as estruturas de privilégio, e Feminismo Negro: conhecimento e autodeterminação.

Dentro da mesma temática e ainda na programação da MIT, de 17 a 19, o Itaú Cultural leva ao Auditório Ibirapuera a estreia de A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa. O espetáculo tem direção de Eugênio Lima e trata da ida de emissários para a Jamaica, para organizar uma revolta dos escravos com os colonizadores ingleses.

A MIT é idealizada por Antonio Araujo, diretor do Teatro da Vertigem, e Guilherme Marques, diretor geral do CIT-Ecum – Centro Internacional de Teatro Ecum, em parceria com o Itaú Cultural e com apresentação do Banco Itaú.

Segue a programação completa da MIT no Itaú Cultural:

4ª MITSP – MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO PAULO

PROGRAMAÇÃO – ITAÚ CULTURAL

PENSAMENTO EM PROCESSO

Sala Vermelha (piso 3)

70 lugares

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

 

Dia 15 (quarta-feira)

10h

Avante, Marche!

Encontro sobre o processo criativo da montagem do espetáculo Avante, Marche!, com o diretor musical Steven Prengels e o ator Wim Opbrouck.

Mediação de Fernando Villar (UNB).

Duração: 60 minutos

 

Dia 16 (quinta-feira)

10h

Mostra Rabih Mroué

Encontro sobre os processos criativos dos espetáculos libaneses Tão Pouco Tempo, Revolução em Pixels e Cavalgando Nuvens, que compõem a mostra Rabih Mroué, com o diretor Rabih Mroué e os performers Lina Majdalanie e Yasser Mroué.

Mediação Pollyanna Diniz (USP).

Duração: 120 minutos

 

Dia 17 (sexta-feira)

11h30

Por que o Senhor R. Enlouqueceu?

Encontro sobre o processo criativo da montagem do espetáculo alemão Por Que o Senhor R. Enlouqueceu?, com a diretora Susanne Kennedy.

Mediação Stephan Baumgartel (UDESC).

Duração: 60 minutos

 

Dia 18 (sábado)

10h

A Missão em Fragmentos – 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa

Encontro sobre o processo criativo da montagem do espetáculo brasileiro A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa, com o diretor Eugênio Lima.

Mediação José Fernando Azevedo (USP).

Duração: 60 minutos

11h

Branco – O Cheiro do Lírio e do Formol

Encontro sobre o processo criativo da montagem do espetáculo brasileiro Branco – O Cheiro do Lírio e do Formol, com os diretores Alexandre Dal Farra e Janaina Leite.

Mediação Luiz Fernando Ramos (USP).

Duração: 60 minutos

 

Dia 19 (domingo)

10h

Mateluna

Encontro sobre o processo criativo da montagem do espetáculo chileno Mateluna, com o dramaturgo Guillermo Calderón e os atores Andrea Giadach, Camila González, Carlos Ugarte, Francisca Lewin, Luis Cerda e María Paz González.

Mediação Ferdinando Martins (USP).

Duração: 60 minutos

11h

Black Off

Encontro sobre o processo criativo da montagem do espetáculo sul-africano Black Off, com a diretora e performer Ntando Cele.

Mediação Nina Caetano (UFOP).

Duração: 60 minutos

 

 

REFLEXÕES ESTÉTICO-POLÍTICAS

14h

Piso -2

100 lugares

Duração: 150 minutos

Entrada gratuita

 

Dia 15 (quarta-feira)

Condições de Percepção e Práticas de Re-Existência

Com Heloisa Buarque de Holanda, Márcio Abreu e Vladimir Safatle.

Mediação de Patrick Pessoa.

 

No contexto do Brasil atual, a crise política e a polarização social nos levam a pensar em termos de impasse. A mesa propõe os seguintes questionamentos: em que medida a crise em que vivemos é também uma crise de percepção? Como se opera em nossas subjetividades um processo de anestesiamento e de embrutecimento do sensível? Que experiências artísticas e de pensamento, que formas de organização social estariam em diálogo com a ideia de utopia e poderia iluminar a possibilidade de uma imaginação política por fora da ordem dada? O que são e como pensar formas de re-existência?

 

Dia 16 (quinta-feira)

Dissensos à Esquerda – Crise da Representação como Processo Público

Com Ferréz, Ivana Bentes e Lúcio Flávio.

Mediação de Patrick Pessoa.

 

Em função da intensa polarização política estabelecida nos últimos anos, desde junho de 2013 a representação institucional experimenta uma crise. Neste período, as ruas e os próprios partidos explicitaram visões variadas sobre as tarefas e estratégias das diferentes frentes da esquerda. Como ápice desse processo, pode-se tomar o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff: por muitos foi lido como golpe, por outros, apenas como ponto de chegada natural, embora convulsivo, no percurso de uma gestão conservadora. A mesa procura avaliar as diferentes narrativas sobre os acontecimentos recentes, bem como o significado deste dissenso e as possibilidades de fazê-lo funcionar a favor do campo progressista.

 

Dia 17 (sexta-feira)

Lugares de Fala e a Emergência das Micropolíticas

Com Rosane Borges, Suely Rolnik e Todd Tomorrow.

Mediação de Patrick Pessoa.

 

Nos últimos anos, têm se destacado no campo dos direitos humanos formas organizadas de militância em todos de políticas específicas (de gênero, raça, sexualidade, entre outras). Por vezes, a segmentação é abraçada como estratégia inadiável à conquista de direitos, de modo que o tema dos lugares de fala é cada vez mais recorrente. A mesa em questão procura discutir os modos como as demandas pelos lugares de fala têm encontrado espaço e tensionado o processo mais amplo da sociabilidade brasileira, provocando visível recrudescimento do conservadorismo e consequentes tentativas – por vezes violentas – de naturalizar posições de classe, etnia, sexo, etc.

 

 

CONFERÊNCIA

Dia 15 (quarta-feira)

16h30

“E com o público o que fazemos? Teatralidade, público e democracia”

Com o pesquisador Óscar Cornago (Espanha)

Duração: 120 minutos

Piso -2

100 lugares

Entrada gratuita

 

Dia 17 (sexta-feira)

10h

Teatro Alemão Contemporâneo

Com o pesquisador Didier Plassard (França)

Duração: 90 minutos

Sala Vermelha (piso 3)

70 lugares

Entrada gratuita

 

 

PALESTRA

Dia 18 (sábado)

17h

Ilena Diéguez

Duração: 120 minutos

Piso -2

100 lugares

Entrada gratuita

 

 

ESPETÁCULO

BLACK OFF

Dia 18 (sábado), às 19h

Dia 19 (domingo), às 15h e às 19h

Dia 20 (segunda-feira), às 19h

Dia 21 (terça-feira), às 19h

Duração: 100 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Sala Itaú Cultural (piso térreo) 254 lugares

Entrada gratuita

Uma mistura de performance, concerto e stand-up, o espetáculo idealizado e encenado pela atriz, cantora, performer e ativista pelas causas negras Ntando Cele sul-africana é inédito no Brasil. Black Off mistura duas performances anteriores da artista – Face Off e Black Notice -, abordando a identidade do negro e o racismo sob diferentes perspectivas. Ela assume seu alter ego, Bianca White, comediante, filantropa e viajante que acredita saber tudo sobre os negros e quer ajudá-los a superar a sua “escuridão interior”, abordando estereótipos racistas e, depois, sobre a identidade da mulher negra. A atriz questiona se elas podem ser apenas artistas ou se sempre carregam o fardo de sua raça e gênero em tudo o que fazem.

SEMINÁRIO DISCURSOS SOBRE O NÃO DITO: RACISMO E A DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO

14h

Duração: 180 minutos

Sala Multiúso (piso 2)

110 lugares

 

Dia 20 (segunda-feira)

Negritude e Branquitude: Complexificando as Discussões Sobre Raça e as Estruturas de Privilégio

Com a intelectual sul-africana Nicky Falkof, da Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo, África do Sul), e a historiadora brasileira Giovana Xavier, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

A mesa debate temas relacionados aos processos de racialização das relações no Brasil e na África do Sul.

 

Dia 21 (terça-feira)

Feminismo Negro: Conhecimento e Autodeterminação

Com a socióloga norte-americana Patricia Collins, da Universidade de Maryland (Estados Unidos), e a socióloga brasileira Djamila Ribeiro.

 

A mesa discorre sobre a construção social do feminismo negro, os elementos constitutivos desse pensamento, suas distinções e seus desafios.

 


DIÁLOGO TRANSVERSAL

Dia 20 (segunda-feira)

20h40

Duração: 40 minutos

Sala Itaú Cultural (piso térreo)

254 lugares
Sessão de comentários críticos sobre o espetáculo Black Off, no próprio espaço do teatro e em diálogo com o público. Participam artistas e pensadores de outros campos do conhecimento, para lançar olhares transversais, cruzar as fronteiras e ampliar as leituras da obra.

 

MESA MITSP 2017: PANORAMAS CRÍTICOS

Dia 21 (terça-feira)

10h

Duração: 120 minutos

Sala Vermelha (piso 3)

70 lugares

Os pesquisadores Edélcio Mostaço, Sílvia Fernandes, Óscar Cornago e Christine Greiner apresentam textos críticos panorâmicos sobre a programação da MITsp, a partir de olhares transversais sobre os espetáculos.

Toda a programação tem interpretação em Libras

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 2 horas antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

Acesso para pessoas com deficiência

Ar condicionado

Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108

Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural:

3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

www.flickr.com/itaucultural

 

Assessoria de Imprensa:

Conteúdo Comunicação

Fone: 11.5056-9800

Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com

Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com

Amanda Viana: amanda.viana@conteudonet.com

Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural:

Larissa Correa

Fone: 11.2168-1950

larissa.correa@mailer.com.br

Carina Bordalo (programa Rumos)

Fone: 11.2168-1906

carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s