Casa Guilherme de Almeida exibe “Metrópolis”, clássico restaurado de Fritz Lang

Após a exibição gratuita acontece bate-papo com os críticos Cássio Starling e Fernando Brito

No dia 25 de março, sábado, às 14h30, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, exibe gratuitamente na Sala Cinematographos o longa “Metrópolis” de Fritz Lang, celebrando os 90 anos desse que é um dos maiores clássicos do cinema. Após a sessão acontece um bate-papo com os críticos Cássio Starling e Fernando Brito.

No filme, o poderoso Joh Fredersen governa a grande Metrópolis, uma cidade no futuro, onde alguns privilegiados desfrutam do idílico Jardim dos Prazeres, enquanto outros vivem em um regime de escravidão. O Filho de Joh, Freder, desfruta dessa vida até conhecer Maria, uma líder que encoraja trabalhadores a lutar pelos seus direitos.

A atividade integra o projeto Sessão Versátil, uma parceria com a distribuidora Versátil Home Video que traz sempre clássicos cinematográficos em versões restauradas em alta resolução.

Cassio Starling é crítico, curador, pesquisador e professor. Como crítico, colabora regularmente para o jornal Folha de S. Paulo e integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da CineBH. É organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema (2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin (2012).

Fernando Brito é crítico de cinema e curador da Versátil Home Video. Dentro do site da distribuidora apresenta os boletins periódicos com lançamentos e notícias sobre os filmes do catálogo disponível. 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.

Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. Para mais informações acesse o site do museu: http://migre.me/vFQfe

 

 

SOBRE POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Casa Guilherme de Almeida

Museu: Rua Macapá, 187, Pacaembu

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391

De terça a domingo, das 10h às 18h.

Site: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br

 

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Aline Almeida | (11) 4096-9857 | alinealmeida@poiesis.org.br

Aline Takaschima | (11) 4096-9894 | alinetakaschima@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9852 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br

Viviane Ferreira | (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s