Vida de jovem negro e LGBT na periferia é tema de espetáculo teatral no Ipiranga

Ser jovem. Ser jovem e negro. Ser jovem, negro e LGBT. Ser jovem, negro, LGBT e morar na periferia de uma grande metrópole: costurar esses marcadores sociais é o que faz o espetáculo teatral “Picumã: asas de passarinho preto”, que reestreia gratuitamente nos dias 01 e 02 de abril, às 20h, na Casa de Teatro Maria José de Carvalho, sede da Companhia de Teatro Heliópolis, no Ipiranga, em São Paulo.

O espetáculo narra a história de Catatau, jovem que vivencia no corpo e na alma as dores do racismo e da LGBTfobia. Concebido e escrito pelo ator e produtor cultural Igor Valentin, “Picumã: asas de passarinho preto” resgata a trajetória do personagem e a do próprio ator, que rememora o seu processo de adolescer e crescer em meio a tantas desigualdades sociais.

“O espetáculo não é apenas um discurso político, mas uma narrativa que conta histórias, que percorre caminhos em busca de sentidos, que detalha e mergulha nesse universo entre becos, panoramas de lajes e rebocos, de uma alma bicha preta nos contrastes da cidade”, conta Igor.

Em formato de monólogo, “Picumã” – que na gíria gay significa “cabelo”, mas também é o nome de uma espécie de pássaro de plumagem escura – é fruto da leitura de histórias reais desse universo, mesclando poesia, entrevistas e materiais jornalísticos.

Desde o pai religioso de Catatau que o obriga a trabalhar como ajudante de obras para que possa, diante do seu exemplo, “endireitar-se”, até o seu professor racista e homofóbico, algumas figuras comuns nesse cenário são apresentadas de forma poética e realista.

Para Igor, a história de Catatau remete a de muitas outras crianças e jovens negros moradores de periferias. “O tom da voz doce e afeminada e as piadas sem intenção, por exemplo, vão construindo as trajetórias do personagem. São feridas ainda não cicatrizadas.

”O espetáculo também estará em cartaz no dia 08 de abril, no teatro da Cia. Paidéia, às 14h, e nos dias 05 e 06 de maio, no Centro Cultural Monte Azul, às 20h. Todas as apresentações serão gratuitas e contam com o apoio do Governo do Estado de São Paulo através do edital ProAC (Programa de Ação Cultural) – Manifestações LGBT.

SERVIÇO:

Reestreia do espetáculo “Picumã: asas de passarinho preto” no Ipiranga

Datas: 01 e 02/04/2016 (sábado e domingo)

Horário: 20h00

Local: Casa de Teatro Maria José de Carvalho: Rua Silva Bueno, 1.533, Ipiranga – São Paulo/SP.

Entrada gratuita.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Leandro Noronha da Fonseca dii_lugh@yahoo.com.br / (11) 95449-6960

Novas datas de apresentação e outras novidades sobre o espetáculo podem ser conferidas nas redes sociais: 

Facebook: http://www.facebook.com/picumapassarinhopreto

Instagram: http://www.instagram.com/picumapassarinhopreto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s