Com milhões de leitores, autores queridos do público jovem estarão no Flipoços

Campeões de vendas, Thalita Rebouças, Carina Rissi e Pedro Gabriel lançam obras mais recentes e são destaques na programação

 

Carina Rissi

O público jovem tem lugar garantido na 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que acontece entre os dias 29 de abril e 07 de maio no Espaço Cultural da Urca. Com palestras, mesas de debate e sessões de autógrafos gratuitas – ou trocadas por um livro em bom estado – a programação traz autores campeões de venda e queridos do grande público.

Uma das convidadas é Thalita Rebouças, que com mais de 2 milhões de livros vendidos, retorna ao festival e faz o lançamento nacional do livro “Confissões de um garoto tímido, nerd e ligeiramente apaixonado”. O volume tem como protagonista o jovem Davi, de 16 anos, que já apareceu no título “Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática”. O bate-papo com a autora, que já escreveu mais de 20 obras e teve lançamento em dezenas de países ocorre no dia 05 de maio, sexta, às 17h30 na Arena Cultural.

A também campeã de vendas Carina Rissi é uma das convidadas do Flipoços. Natural de Ariranha, no interior de São Paulo, onde vive com o marido e a filha, a escritora já vendeu 200 mil exemplares da coleção e lança, no festival poços-caldense o livro “Quando a noite cai”. Leitora voraz, Carina se inspira em obras de Jane Austen e possui fascínio pelo tema “amores impossíveis”. Sua série de maior sucesso, “Perdida”, ganhou o mercado internacional com publicações na Europa e em breve chegará aos cinemas. A escritora estará com o púbico no dia 06 de maio às 14h30.

Pedro Gabriel

 

Ilustre Poesia
Também querido pelo público jovem, o autor Pedro Gabriel retorna ao festival com o livro “Iustre Poesia”, título que marca uma ruptura do personagem “Eu me chamo Antônio”. Com um número alto de vendas pela editora Intrínseca, o autor de 32 anos falará sobre a obra, que é o terceiro volume e encerra a série tida como uma espécie de trilogia. O encontro ocorre no dia 6 de maio às 10h no Espaço Cultural da Urca. A entrada é gratuita.

Com mais de 1 milhão de leitores com os dois primeiros títulos “Eu me chamo Antônio” e “Segundo”, Pedro Gabriel é conhecido por escrever as poesias em guardanapos no balcão de um bar no Rio de Janeiro, o que lhe rendeu também milhões de seguidores nas redes sociais. Contudo, o escritor não imaginava o sucesso alcançado. Natural de Chade, na África, onde viveu até os 12 anos, precisou aprender português já na adolescência e para conhecer melhor a língua, aprendeu a brincar com as palavras.

Ilustre Poesia marca uma ruptura. É uma narrativa que se distancia dos dois primeiros livros, mas que mantém um forte elo criativo com o universo do personagem Antônio. O meu primeiro livro, Eu me chamo Antônio (2013), foi marcado pelo medo danado de não dar certo. Há a presença muito mais marcante de trocadilhos ou frases espontâneas. No Segundo (2014) fica mais visível o meu desejo – mesmo que tímido – de libertar as palavras para além das fronteiras dos guardanapos. Ilustre Poesia (2016), de certa forma, encerra uma espécie de trilogia de um pré-romance. A prosa está mais presente e as ilustrações dialogam constantemente com as palavras desenhadas em cada página. Com essa nova publicação, dou mais um passo em direção à promessa do romance. Afinal, Antônio é um personagem de um romance que está sendo escrito, vivido”, destacou.

Thalita Rebouças

Esta é a segunda vez que Pedro Gabriel é convidado do Flipoços. Ele esteve no evento em 2015 e retorna, com expectativa positiva. Neste ano, ele participa do bate-papo “A simplicidade criativa’, que será mediado pelo também poeta Tokinho Carvalho. “Quando eu estive no Flipoços foi uma experiência linda. Pude falar um pouco mais sobre o universo que criei para o personagem Antônio. Marcar presença real é fundamental – ainda mais para autores que começaram a ganhar visibilidade no ambiente virtual. Eu faço questão de sempre comparar a esses eventos literários. Só assim o livro, o autor, o leitor – ou seja: os personagens que dão vida e sentido ao que chamamos de Literatura – sobreviverão”, pontuou. Para Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços, a presença dos autores queridos do público jovem marca ainda mais a diversidade do evento. “Nós apostamos na diversidade, nos mais diferentes tipos de público e a arte dos autores voltados para o público jovem  é um grande estímulo para despertar o gosto pela leitura e literatura. É isso que buscamos. Sem falar que eles possuem uma grande qualidade literária e só enriquecem nosso festival”, considerou.

Campanha doe um livro

Os ingressos para participação das palestras master do Flipoços são trocados por 1 livro de literatura em bom estado. Cada livro vale 1 ingresso. As trocas tiveram início no dia 20 de março. Essas obras serão encaminhadas para entidades educacionais e assistenciais de Poços de Caldas e região.

A programação do Flipoços 2017 pode ser conferida no site do festival www.flipocos.com e também pelas redes sociais na página Feira do Livro/Flipoços. O Flipoços 2017 e a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contam com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim, Supervale e EPTV Sul de Minas. Parceria Cultural Sesc. Apoio IMS, Leiturinha, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP – Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais. Informações pelo (35) 3697 1551.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s