Poeta em Queda lança ‘Naufragar Jamais’ em São Carlos e Sorocaba

Livro mostra os contrastes da rotina a partir de versos e ilustrações intimistas

O autor Pedro Alberto Ribeiro, o Poeta em Queda, revela em Naufragar Jamais (11 Editora, 60 p., R$ 29,90) a agudeza de um observador atento do cotidiano. Seus poemas transitam entre as pequenas perdas e as vitórias, se debruçam sobre angústias e reconstituem vestígios de sentimentos que não se deixam mais ignorar. A obra traz ilustrações de sua própria lavra que interagem com os escritos. O livro será lançado em São Carlos no dia 19 de abril, às 20h, no GIG (Rua 9 de Julho, 1817, Centro), durante o I Sarau Nó de Verso. No sábado, dia 22, o autor fará lançamento em Sorocaba, no Cantinho Girassol.

Naufragar Jamais apresenta um projeto gráfico concebido de forma a permitir uma interação com o leitor. Os poemas e ilustrações foram paginados em cadernos independentes, que podem ser dispostos em qualquer ordem, compartilhados ou emoldurados. “Essa concepção traduz a não linearidade dos sentimentos expostos e convida o leitor a apreciar o trabalho sem pressa, refreando a inquietação, que é uma das responsáveis por muitas das angústias atuais”, diz Poeta.

“Numa cidade de multidões, a poesia de Pedro Alberto Ribeiro faz chover incertezas, angústias e multiplicidades; é respiro-silêncio na sinfonia caótica do cotidiano”, escreve a poeta, atriz e diretora de teatro Luiza Romão, que prefacia a obra.

O pseudônimo Poeta em Queda, com o qual o autor assina o trabalho, foi adotado desde 2013, como parte de um projeto estético em atividades ligadas à produção cultural, escrita criativa e poética. No palco, suas apresentações consistem em declamar poemas com grande carga de dramaticidade – performances conhecidas como spoken word (poesia falada), por meio da qual busca uma linguagem acessível, honesta e altamente sentimental.

O livro traz alguns poemas já conhecidos nessas apresentações, como coração em cubos echorar o céu e outros inéditos, entre os quais pássaros imersos em aquário, escrito em homenagem às mulheres do Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara após uma visita à instituição. Destaque também para retratos à prova d’água, que o autor considera o principal definidor do momento em que o projeto se encontra: “se tivessem de falar / estes versos seriam uma selfie / tirada um segundo antes do blecaute”.

No lançamento haverá também apresentações de poesia por Anis Rosner, Bruno Caldeira e Hygor Marques, além de projeções feitas por Andressa Leonardo, que vai expor alguns de seus poemas no varal poético. O público é convidado a participar da noite de autógrafos e também das atividades do sarau, que contará com microfone aberto e equipamento para plugar instrumentos musicais. Após o sarau haverá confraternização no karaokê do bar.

Com 60 páginas, Naufragar Jamais é o primeiro título de poesia do catálogo da 11 Editora – editora independente sediada em Jaú, que iniciou suas atividades em 2015 publicando livros de contos e romances.

Ilustração de Pedro Alberto Ribeiro / Poeta em Queda

Depois dos lançamentos, a obra poderá ser adquirida no site da 11 Editora (www.11editora.com.br).

Pedro Alberto Ribeiro nasceu em Sorocaba em 8 de setembro de 1993. É graduado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente cursa o mestrado na mesma instituição. Na universidade, participou de um coletivo que criou a publicação Círculo, para divulgação da poesia. Por essa época começou a participar de saraus e a declamar sua produção literária. Em 2015, já com o pseudônimo Poeta em Queda, lançou seu primeiro livro, Fogos, Mares e Marias, de forma independente.

Poeta em Queda / Pedro Alberto Ribeiro

Naufragar Jamais

Autor: Poeta em Queda / Pedro Alberto Ribeiro

11 Editora

R$ 29,90

 

LANÇAMENTOS

Lançamento São Carlos: 19/04/2017, das 20h às 22h30

Local: GIG Bar – Rua 9 de Julho, 1817, Centro – São Carlos

 

Lançamento Sorocaba: 22/04/2017, das 18h às 22h

Local: Cantinho Girassol – Rua Alexandre Caldini, 516, Wanell Ville

Leia o poema marchar fúnebre, que faz parte do livro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s