Sandália de Prata comemora 14 anos de trajetória em show no Sesc Itaquera

Resgatando sucessos de seus quatro discos autorais, o grupo apresenta sua marca registrada – o samba-rock – mesclado com ritmos como gafieira e partido alto, além de aproximações com o soul, funk e groove, presentes no último disco   

 

No dia 7 de maio, domingo, às 16h, o grupo Sandália de Prata apresenta ao público do Sesc Itaquera um show comemorativo que revisita seus 14 anos de efervescência nas pistas de dança e mostra canções do mais recente álbum, Maloqueiro e Elegante, lançado em dezembro. Já consolidado no meio do samba-rock, o grupo mostra que, nesta década e meia de vida, expandiu seus horizontes musicais e, apesar de ter o gênero como coluna vertebral de seu esquema rítmico, foi ganhando pitadas de latinidades, jazz, groove, soul, funk e até mesmo blues.

“Nesses 14 anos, o Sandália de Prata teve uma amadurecimento da linguagem e menos ansiedade para conseguir experimentar mais, antes de fazer o registro final”, comenta Ully Costa, cantora e cofundadora do grupo. No último álbum, Maloqueiro e Elegante, fica ainda mais clara a diversidade sonora do grupo, bem como a relação estabelecida com o universo dos DJs.

O repertório do show conta ainda com sucessos como Gildete, Reza Forte e Sapato de Ouro, que fazem parte do “repertório de bis” da banda, como define Ully. Elas integram o disco Samba Pesado (2009), lançado em CD e em LP, sendo que este último teve sua tiragem esgotada em três semanas, principalmente entre DJs da cena black paulistana. KL Jay, do Racionais MC’s e parceiro do grupo, comenta: “Quando eu toco Sandália de Prata nas festas, todo mundo dança feliz, alegre. O ambiente estrala, ferve”.

A trajetória do grupo, marcada por parcerias com nomes de peso do meio musical, como Elza Soares, Jair Rodrigues, Wilson Simoninha, Rappin’ Hood e Emicida, é majoritariamente autoral, mas também abre espaço para covers com a roupagem única do Sandália de Prata. A música O Cravo Brigou com a Rosa, do disco Desafio ao Galo (2011), é uma releitura da composição de 1969 de Jorge Ben, e estará no repertório do show.

Formado por Ully Costa, na voz, Dado Tristão, nos teclados, Ocimar de Paula, no contrabaixo, Everson Gama, na guitarra, Wendel Soares, na bateria, Tito Amorim,  na percussão, João Lenhari, no trompete, Jorginho Neto, no trombone, e Raphael Ferreira, no saxofone, o Sandália de Prata foi expandindo o número de membros conforme a complexidade sonora foi aumentando. A multiplicidade das composições também reflete a trajetória pessoal dos músicos, que atuam no meio musical de forma ampla. João Lenhari, por exemplo, participa de uma big band de jazz e da banda oficial de Roberto Caros, enquanto Dadinho toca com os Racionais MC’s.

Sobre a banda

O grupo paulistano se formou em 2003, nas rodas de samba da zona sul de São Paulo. De início um quinteto, nos anos seguintes incluíram novos elementos à musicalidade, como a percussão e o naipe de metais, chegando à sua formação atual. O grupo tem se apresentado em alguns dos principais palcos do país, como Conexão Vivo (Belo Horizonte), Circuito Off da Feira Música Brasil (Recife), Festival de Inverno de Garanhuns, Circuito Sesc de Artes, além de  Viradas Culturais na capital e interior paulista. Também fez parceiras com grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Jair Rodrigues, Wilson Simoninha, Rappin’ Hood, Emicida, Ellen Oléria, Skowa, Kiko Dinucci, Max de Castro, Bebeto e Luis Vagner. Em 2010, a banda foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio Sharp e Tim), na categoria “Melhor Grupo de Samba”. Na discografia, estão Sandália de Prata (2006), Samba Pesado (2009), Desafio ao Galo (2011) e Maloqueiro e Elegante (2016). Além disso, foram lançados em 2010 a versão em vinil do álbum Samba Pesado, que teve sua tiragem esgotada em três semanas, e o LP Clássicos em 45 RPM, apenas de covers.

 

SERVIÇO

Sandália de Prata

Dia 7 de maio, domingo, às 16h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre.

Sesc Itaquera

Praça de eventos

Capacidade: 600 lugares

Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera

Fone: 2523-9200

Wi-Fi livre

Estacionamento: R$ 12,00 (credencial plena) e R$ 24,00 (público em geral) a diária

 

Navegar Comunicação e Cultura

Isadora Bertolini – Assessora de imprensa – 11. 9.9107.5651

Jéssica Stuque – Assessora de imprensa – 11 9.8582.0746

imprensa@navegarcomunicacao.com.br

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s