Atividade promovida pela Oficina Cultural Casa Mário de Andrade percorre os caminhos do poeta em São Paulo
Autor de uma obra tão variada quanto a sua personalidade, Mário de Andrade inspirou-se nas ruas e caminhos de São Paulo para compor a sua poesia e prosa. Setenta e dois anos após a sua morte, o público pode conhecer os caminhos feitos pelo poeta, especificamente na Estação da Luz. A atividade Caminhos do Mário – Passeios da Luz é promovida pela Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. O evento será no dia 16 de maio, terça-feira, às 15h00.
Mário de Andrade iniciou e finalizou as suas viagens na Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo. O poeta ampliou os horizontes e viajou em busca da cultura genuinamente brasileira em duas longas viagens para o Amazonas e o Nordeste do país, em 1927 e 1929, respectivamente.
O evento é coordenado pelo ator Pascoal da Conceição, intérprete de Mário de Andrade em peças, performances e na minissérie da TV Globo “Um só coração”. Para Pascoal, o modernista, que transformou São Paulo em poesia, permanece atual até os dias de hoje, principalmente por acreditar na cultura. “Mário defende a cultura acima de tudo. Para ele, a comida não torna uma pessoa melhor e mais feliz. E sim a cultura. Depois de consumir cultura, a pessoa vai comer diferente, refletir de outra forma a política e agir de outro modo”, defende o ator.
O encontro faz parte do projeto Caminhos do Mário – A Barra Funda e a Cidade de São Paulo, uma série de oito aulas onde os participantes aprofundam os conhecimentos sobre a produção e a vida do modernista. A partir de leituras do livro “O turista aprendiz”, obra de Mário sobre as suas viagens no Amazonas e Nordeste, os participantes são estimulados a criar novas obras artísticas inspiradas na trajetória do escritor. O curso trabalha com cinco eixos artísticos: dramaturgia, fotografia, literatura, música e desenho. No último encontro será realizado um evento aberto ao público com apresentações provenientes do processo desenvolvido pelo próprio grupo. O curso começa no dia 2 de maio e vai até o 20 de junho, todas as terças-feiras, das 14h00 às 17h00.
Serviço
Caminhos do Mário – Passeio da Luz
Coordenação: Pascoal da Conceição
Estação da Luz
16/5 – terça-feira – 15h00
Curso Caminhos do Mário – A Barra Funda e a Cidade de São Paulo
Coordenadores: Pascoal da Conceição, Marco Aurélio Olimpio e Junior Lopes
Inscrições no site: http://bit.ly/2p0z4EE
2/5 a 20/6 – terças-feiras – 14h00 às 17h00
40 vagas
Cronograma das atividades:
02/05 – Apresentação do projeto.
09/05 – Discussão de trechos selecionados d’O turista aprendiz.
16/05 – Saída – Estação e Parque da Luz.
23/05 – Discussão de trechos selecionados d’O turista aprendiz.
30/05 – Saída (Barra Funda) e discussão das propostas artísticas, no retorno à Casa.
06/06 – Preparação das propostas artísticas.
13/06 – Apresentação para o grupo.
20/06 – Evento com palestrante convidado e mostra dos processos.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922. O espaço pertence à Secretaria da Cultura do Estado e é gerenciado pela organização social Poiesis. A Casa abriga, além de oficinas de literatura e escrita, uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de gravações e filmes nos quais ele aparece.
SOBRE POIESIS
A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma organização social. A instituição tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h00 às 18h00.
Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9894 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9852 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho | (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br