Oficina Cultural Mário de Andrade apresenta o projeto “O Berço do Samba”

Em homenagem aos oitenta anos dos estudos de Mário de Andrade sobre as origens do samba em São Paulo, a Oficina Cultural Mário de Andrade apresenta o projeto “O Berço do Samba”. O gênero, considerado como patrimônio oral e imaterial da humanidade pela UNESCO, conta com exposição de imagens históricas e apresentações musicais até junho. As atividades são gratuitas, e serão realizadas de terça a sábado, das 10h00 às 18h00. Confira abaixo o serviço completo.

A mostra “O Berço do samba – Memória da história do samba paulista” resgata a memória do samba paulista a partir de fotos históricas da família de Inocêncio Tobias. Ele reorganizou o grupo carnavalesco no bairro da Barra Funda, o cordão Mocidade Camisa Verde e Branco, que sob sua liderança, foi cinco vezes campeão. Em 1972 tornou-se escola de samba e, dois anos depois, conquistou o primeiro título na categoria.

A exposição inclui imagens de ilustres personalidades da família, como Dona Cacilda, conhecida como Tia Sinhã, Cidinha, Carlos Alberto Tobias e Magali dos Santos – embaixadora do samba de São Paulo. O evento será entre os dias 28 de abril e 1º de julho. E, no dia da abertura, conta com uma apresentação musical com uma mostra de fantasia de mestre-sala e porta bandeira, além de uma narração do Mestre Gabi, presidente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo, FESEC.

A programação continua nos meses seguintes. No dia 26 de maio, sexta-feira, às 20h00, haverá a apresentação musical O Berço do Samba Paulista no bairro da Barra Funda – Ala dos Compositores. O show apresenta aspectos históricos do gênero e a importância do bairro Barra Funda para a formação das escolas de samba. O evento terá a presença da velha guarda da Camisa Verde e Branco. O grupo irá cantar e tocar as composições de destaque samba gênero estudado por Mário de Andrade no texto “Samba Rural Paulista”.

Já no dia 30 de junho, às 20h00, é a vez da apresentação musical Bernadete do Peruche, liderado pela cantora Bernadete, intérprete do carnaval paulista. Sob a sua batuta, integrantes da velha guarda e a ala de compositores irão reviver a trajetória do Peruche, tradicional agremiação fundada na década de 1950. Dentre os integrantes de destaque participaram o conhecido carnavalesco carioca Joãozinho Trinta, além de Jamelão e Eliana de Lima, na ala de compositores e intérpretes da escola.

oma---ic---mario-de-andrade-em-sua-mesa-de-trabalho-1372199921085_956x500
SERVIÇO
Exposição
O Berço do samba – Memória da história do samba paulista
De 28/4 a 1/7 – Terça-feira a sábado – das 10h00 às 18h00
Abertura: 28/4 às 20h00

Apresentação musical
O Berço do Samba Paulista no bairro da Barra Funda – Ala dos Compositores
26/5, às 20h00

Apresentação musical
Bernadete do Peruche
30/6, às 20h00

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h00 às 18h00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s