Picareta Cultural promove crowdfunding para realização dos 10 anos do sarau em Paraty. Confira a campanha

O objetivo do Picareta Cultural é realizar o sarau no dia 29 de julho, sábado, a partir das 20h, no Centro Histórico de Paraty

 

 

Picareta Cultural é um sarau que acontece uma vez por ano, desde 2008, em Paraty, dentro da programação de eventos literários paralelos da OFF Flip. Entende-se por sarau um encontro de pessoas com interesses e atuações artísticas diferentes. Algo como miscelânea, amálgama, coletivo. No caso da Picareta, seu principal objetivo ainda é apresentar novos nomes da literatura e da música junto a escritores populares em uma verdadeira patuscada, aberta à participação do público. Confira e participe do evento oficial no Facebook.

Idealizado por Caio Carmacho, o evento já reuniu poetas de várias regiões do país, dentre eles, nomes reconhecidos como Chacal, Elisa Lucinda, Nelson Maca e Mano Melo; poetas contemporâneos como Allan Jonnes, Daniel Novik, Juliana Bernardo, Letícia Simões, entre muitos outros; e músicos como Rubinho Jacobina, Dimitri BR, Bonifrate, Luís Perequê e 3Então.

O sarau passou por vários espaços como bares e centros culturais, mas seu palco por excelência é a rua. Em toda a sua história, o sarau já foi realizado 8 vezes em Paraty e algumas vezes no Rio de Janeiro. Em 2009, foi selecionado no edital de eventos Areté Cultura Viva – MinC, e excepcionalmente naquele ano migrou para o CTO – Centro de Teatro do Oprimido, na Lapa.

Além de poesia e música, a Picareta Cultural agregou outras manifestações artísticas como o slam Haicai Combat (parceiro em três edições da OFF Flip), performances individuais e coletivas, videoarte, poesia sonora, Cordel etc.

Por toda a sua trajetória, a Picareta é considerada uma das atrações tradicionais dentro do cronograma de eventos independentes da FLIP, conquistando a cada ano mais público e participantes, além de atrair a atenção da mídia.

O evento tem classificação livre e se destina a todos que curtem artes em geral.

Picareta Cultural 2014 em parceria Haicai Combat – O Micro Slam.

Orçamento

A meta engloba os custos de pré-produção e produção do sarau, a confecção das camisetas e impressão das peças gráficas, o envio das recompensas pelos Correios e a taxa do Catarse (13% sobre o valor do projeto). Acesse a página oficial da campanha do Picareta Cultural no Catarse.

Assista uma entrevista com Caio Carmacho realizada em 2008 sobre o Picareta Cultural. Caio é poeta, curador literário e agitador cultural. Organiza anualmente (desde 2008) o sarau literário Picareta Cultural e é um dos curadores da OFF FLIP de Paraty. Publicou Livre-me em 2013, pela Editora Patuá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s