“O desespero não respeita sabedorias. Tiveram a ideia e saíram alguns homens, mulheres e jovens. Pescaram os velhos do bairro, cuja existência era já esquecida. Colocaram-nos, muitos, amarrados em redes ao longo da praia. Que a morte os colhesse primeiro e assim evitassem a morte de crianças e de pais, chefes de famílias enormes por sustentar”.
A triste história de Barcolino, o homem que não sabia morrer, do premiado escritor moçambicano Lucílio Manjate, é uma novela emocionante sobre um pescador que desaparece nas águas do Índico e retorna, inesperadamente, à sua comunidade, assombrando a todos. Ninguém sabe se ele é um morto disfarçado de vivo ou um vivo que se faz de morto. Entre a praia da Costa do Sol e o Bairro dos Pescadores, na zona costeira de Maputo, em Moçambique, personagens complexas vivem em um mundo em que sonho e realidade, vida e morte se misturam. Leia um trecho do livro no site da Editora Kapulana.
LUCÍOLO MANJATE – Nasceu em Maputo, capital de Moçambique, em 13 de janeiro de 1981. É formado em Linguística e Literatura pela Universidade Eduardo Mondlane e é professor de Literatura na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da mesma Universidade. É membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e da Sociedade Moçambicana de Autores (SOMAS). Participa de eventos internacionais, como jornadas literárias e outros encontros culturais. Escreve matérias para jornais, revistas e livros, alguns premiados, como Os silêncios do narrador.
VOZES DA ÁFRICA – A série “Vozes da África” nasceu de um projeto da Editora Kapulana para divulgar a literatura africana no Brasil. Com esse propósito, a fundadora da editora brasileira, que é doutora em Literatura e teve experiência como docente em Moçambique, passou a coordenar, a partir de 2015, a publicação de livros de origem africana. A série é composta por obras de ficção dedicadas a crianças e adultos. Nos dois segmentos, há livros de contos e de poesia.
EDITORA KAPULANA – Tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Infantis, Bilíngues, Vozes da África, Contos de Moçambique, Ciências e Artes, Intersecções Literárias, Literatura Inclusiva e Poesia Contemporânea, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.
Assista um especial da Globonews com a participação da comitiva dos autores moçambicanos no Flipoços 2017
★★★★★★