Slam do corpo: Casa das Rosas realiza batalha de poesias com surdos e ouvintes

Duplas de poetas, um surdo e um ouvinte, criam e apresentam textos nas duas línguas simultaneamente

Com o objetivo de promover um encontro entre línguas, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, promove o Slam do Corpo, primeira batalha de poesia com surdos e ouvintes organizado pelo coletivo Corposinalizante. O encontro é gratuito e acontece dia 13 de maio, sábado às 19h.

O Slam do Corpo é um projeto que reúne a experiência de três coletivos sobre poesia, cidade e performance: Corposinalizante, grupo que estuda relações entre a Língua Brasileira de Sinais e poesia, ZAP!SLAM, primeiro slam de São Paulo, coordenado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Sarau do Burro, um espaço diverso coordenado pelo artista e poeta Daniel Minchoni.  “Toda apresentação é feita por duplas de poetas – um surdo e um ouvinte – que criam e apresentam textos nas duas línguas simultaneamente [LIBRAS e português]. Na performance, às vezes as línguas se diferenciam, cada uma acontece em sua gramática própria, mas em outras vezes, se entrecruzam, e quando isso acontece chamamos Beijo de línguas”, conta Cibele Lucena, coordenadora do coletivo Corposinalizante e do Slam do Corpo.

Todo slam é um campeonato. Cada slam independente realiza algumas batalhas ao longo do ano, e em cada uma delas há um vencedor. Ao final da temporada esses poetas disputam entre si a vaga para representar o respectivo grupo no SlamBR, evento nacional e anual do qual participam os vencedores do slams espalhados pelo país. O poeta vencedor representa o Brasil na Coupe du Mounde de Poesie Slam (Copa do Mundo de Slam) que acontece anualmente, em Paris, na França. Em 2016, a dupla representante do Slam do Corpo ficou em 3º lugar no SlamBR.

SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

SOBRE A POIESIS
A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

SERVIÇO: Slam do corpo
13/5, sábado às 19h.
Grátis.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br
Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira | (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s