UNIP recebe pesquisadores internacionais em workshop sobre avanços globais para produção mais limpa

O evento é uma iniciativa do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP) e segue com inscrições abertas para autores de pesquisas acadêmicas de todo o mundo. Entre os conferencistas convidados, pela primeira vez no país, apresenta-se o premiado pesquisador sueco Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da chamada “Pegada Ecológica”, uma ferramenta de contabilidade sustentável, usada por governos de diferentes países. Aberto à cobertura da imprensa, a atividade terá tradução simultânea.

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), em parceria com a Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN), realizam, de 24 a 26 de maio, o 6º Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa, no campus Indianópolis da UNIP, na Avenida José Maria Whitaker, 373, em São Paulo.

O workshop é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em Produção Mais Limpa, projetadas para influenciar na conscientização e formação de uma sociedade sustentável.

Com participação confirmada de renomados pesquisadores acadêmicos e ativos no campo da sustentabilidade mundial, o evento tem como tema “Dez Anos Trabalhando Juntos para um Futuro Sustentável”, para celebrar uma década de ações empenhadas pela ACPN, iniciadas em 2007. Atualmente, a rede é formada por cerca de 200 membros – entre entidades do terceiro setor, públicas, privadas, como a UNIP, além de acadêmicos e pesquisadores de pelo menos 20 países.

O programa prevê a realização de conferências de especialistas convidados, workshops e apresentações de autores de pesquisas acadêmicas com dados e questões contemporâneas, previamente inscritas e avaliadas por banca de professores (mais informações ao final).

Os conferencistas já estão confirmados. O primeiro deles será o premiado pesquisador sueco Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da chamada “Pegada Ecológica”, uma ferramenta de contabilidade sustentável, usada por governos de diferentes países.

Wackernagel é quem abre a série de palestras do 6º Workshop, no dia 24 de maio, às 10h30. Será a primeira vez que ele falará em um evento deste tipo, no Brasil, sobre a metodologia criada por ele, em parceria com William Rees, pesquisador e professor da University of British Columbia, no ano de 1996. A fórmula aponta a quantidade de recursos naturais que uma população consome em relação aos recursos disponíveis em toda a Terra.

Além de Wackernagel, participarão outras personalidades da área, tais como:

  • Bruno Silvestre, professor na Universidade de Manitoba (Canadá);
  • Donald Huisingh, professor nas universidades de Tenesse (EUA), Lund (Suécia), Erasmus (Holanda) e Shandong (China), além de fundador e editor-chefe do Journal of Cleaner Production – uma das principais publicações acadêmicas do mundo sobre o tema;
  • Gengyuan Liu, professor associado e tutor acadêmico da Escola de Meio Ambiente da Universidade Normal de Pequim (China);
  • Luís Eduardo Velázquez Contreras, diretor do Grupo de Desenvolvimento de Sustentabilidade no curso de graduação em Engenharia da Universidade de Sonora (México);
  • Klaus Hubacek, economista ecológico americano, membro do conselho da International Input-Output Association, do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), na Áustria, e da Academia Chinesa de Ciência.

Inscrições

Pesquisadores do meio de Engenharia de Produção e também de outras áreas interessados em trabalhos que abordem Produção Mais Limpa e do Desenvolvimento Sustentável, além de temas correlatos, como Produção e o Meio Ambiente, ainda podem submeter seus artigos acadêmicos para avaliação da banca de professores do evento. O prazo para envio das pesquisas encerrou em 17 de março, mas a lista dos trabalhos aceitos será divulgada ainda em 17 de abril no site:  www.advancesincleanerproduction.net.

Além disso, seguem abertas as inscrições para participar da plateia do workshop. O ingresso custa entre R$ 250 a R$ 700, dependendo do tipo e da data em que for comprado. É possível adquirir a entrada até 24 de maio, pelo site do evento ou diretamente no local, isto é, no campus Indianópolis da UNIP (são 600 lugares disponíveis).

A programação completa e outras informações sobre o workshop podem ser acessadas no endereço: www.advancesincleanerproduction.net

Para cobertura da imprensa, gentileza, confirmar presença com Roberta Abrahão, da Assessoria de Imprensa do Grupo UNIP-Objetivo, pelos telefones 11 3170-3866, 11 99140-7211 ou pelo email  roberta.abrahao@unip.br ou, ainda, com Karina Betencourt e Bianca Neves pelo telefone 11 5102-3999 (karina@massmedia.com.br e bianca@massmedia.com.brMass Media Comunicação).

 

SERVIÇO:

6º Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

Data: 24 a 26 de maio de 2017

Horários e programação completa: www.advancesincleanerproduction.net

Local: UNIP campus Indianópolis

Avenida José Maria Whitaker, 373 – São Paulo, SP

Teatro (600 lugares; com tradução simultânea)

Transmissão simultânea em outras salas do campus (sem tradução)

Acesso para deficientes físicos

 

Informações à imprensa

Assessoria de imprensa do Grupo UNIP-Objetivo

Roberta Abrahão – roberta.abrahão@unip.br

11 3170 3866

MassMedia Comunicação

Karina Betencourt – karina@massmedia.com.br

Bianca Neves – bianca@massmedia.com.br

11 5102 3999

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s