Exposição “Nós: 100 anos” homenageia primeiro livro de poemas de Guilherme de Almeida

Mostra traz a memória do modernismo e da intensa atuação do escritor em São Paulo 

Guilherme de Almeida

Em comemoração ao centenário do primeiro livro de poemas de Guilherme de Almeida, o Museu, que leva o nome do escritor, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, apresenta a exposição Nós: 100 anos.  A mostra acontece a partir do dia 20 de junho, das 10h às 18h, e conta com as quatro edições do livro Nós e 12 obras de autores diversos lançados em 1917 – ano de estreia do livro de poesias de Guilherme de Almeida – tais como, Mário de Andrade, Amadeu Amaral, Julia Lopes de Almeida, Cassiano Ricardo, Alvaro Moreyra, Menotti Del Pichia e Felix Pacheco. Além de reproduções em jornais e manuscritos que remetem livro de poemas.

O principal destaque da mostra é o livro de poemas Nós, que levou Guilherme de Almeida à fama e que narra uma história de amor entre dois personagens e ainda conta com ilustrações de Correia Dias, artista plástico modernista. A primeira edição teve uma tiragem de 1.015 exemplares, sendo 15 de luxo, e esgotou-se rapidamente. Na época, foram escritas mais de 1.200 críticas na imprensa brasileira e portuguesa. Guilherme de Almeida publicou o livro aos 27 anos, por insistência do poeta Amadeu Amaral, que reconheceu o talento do jovem promissor. Em junho de 1917, alguns dias após o lançamento da obra, Amadeu Amaral escreveu uma crítica no jornal Estado de São Paulo: “É um livro de estreia. Desse jeito até onde irá? Muito longe com certeza”.

 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.

Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. Para mais informações acesse o site do museu: http://migre.me/vFQfe

SOBRE A POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

SERVIÇO
Exposição Nós: 100 anos
Curadoria de Ivanei Silva, Marlene Laky e Marcelo Tápia
Abertura: 20/6, terça-feira
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Recomendação etária: livre.

 

Casa Guilherme de Almeida
Museu: Rua Macapá, 187, Pacaembu
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9894 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9852 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira | (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Publicidade

Um comentário sobre “Exposição “Nós: 100 anos” homenageia primeiro livro de poemas de Guilherme de Almeida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s