‘Cenas londrinas’, de Virginia Woolf, ganha nova edição pela José Olympio

   Cenas londrinas chega às livrarias neste mês de maio pela Editora José Olympio.

 

Uma das mais respeitadas analistas de Virginia Woolf no Brasil, Lúcia Miguel Pereira afirma que há na escritora uma crítica e uma romancista bem diversas. Para ela, sensibilidade e suavidade se destacam nos romances, enquanto racionalidade e clareza dão o tom dos ensaios.  Em Cenas londrinas, sua voz objetiva e lógica predomina, à exceção da crônica Retrato de uma londrina, a única que traz um personagem ficcional.

Publicado originalmente na década de 1930, o livro, que ganha agora uma nova capa, registra as impressões de Woolf sobre a cidade por meio de passeios pelas docas do East Side, pelo comércio popular da Oxford Street, pela catedral St. Paul, pela imponente abadia de Westminster e pela Câmara dos Comuns. A autora percorre ainda ruas onde moraram escritores ilustres, como Thomas Carlyle e John Keats.

A última narrativa traz a personagem fictícia Crowe, uma típica londrina de classe média que, nas palavras do prefaciador Ivo Barroso, constitui “a visão de um microcosmo representativo de toda uma nacionalidade”.

Virginia Woolf nasceu em Londres em 1882. Filha do crítico literário Leslie Stephen, Virginia foi figura central do grupo Bloomsbury e colaborou com Times Literary Supplement. Em 1912, casou-se com Leonard Woolf e fundou a casa editorial Hogarth Press, que lançou, além da própria autora, T.S. Elliot, Forster e Mansfield. Em 1915, Viriginia publicou seu primeiro livro, A viagem. Também escreveu Mrs Dalloway, Noite e dia, O quarto de Jacob, Ao farol, As ondas, Orlando e Um teto todo seu. Suicidou-se em março de 1941.

 

Trecho

“Assim, para conhecer Londres não apenas como um espetáculo deslumbrante, um mercado, uma corte, uma colmeia da indústria, mas como um lugar onde pessoas se encontram, conversam, riem, casam-se e morrem, pintam, escrevem e atuam, mandam e legislam, era essencial conhecer Mrs. Crowe. Era em sua sala de estar que os inúmeros fragmentos da vasta metrópole pareciam junta-se num todo animado, compreensível, divertido e agradável.”

CENAS LONDRINAS
Virginia Woolf
Tradução de Myriam Campello
96 páginas
R$ 29,90
Editora José Olympio
(Grupo Editorial Record)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s