Partitura perdida de Rogério Duprat é apresentada pela primeira vez

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, programa de fomento à cultura do instituto, o projeto de Itamar Vidal concebeu a montagem da peça Antinomies I, de Rogério Duprat, compositor experimentalista e um dos primeiros a usar computador em performances musicais; no início de junho, a obra faz a estreia mundial no Auditório Ibirapuera, como um espetáculo multimídia

 

Senha: antinomies

Durante uma pesquisa acadêmica, o músico Ricardo Stuani recebeu vários manuscritos das mãos da filha de Rógerio Duprat, uma das figuras fundamentais do Movimento Música Nova e Tropicalismo. Entre eles estava a peça Antinomies I, esquecida há 54 anos dentro da gaveta e considerada uma das primeiras experiências de escrita musical grafista no Brasil. Tornou-se um projeto assinado pelo também músico Itamar Vidal, e, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016 – um dos principais programas de fomento à cultura do país –, saiu do papel e terá estreia mundial no dia 2 de junho, no Auditório Ibirapuera.

O espetáculo amplia a intenção do compositor de acrescentar dimensão visual à obra, por isso conta com projeções mapeadas em tempo real, além de desenhos do ex-Mutante Arnaldo Baptista. Quem comanda o show são os músicos da OSESP, Jazz Sinfônica e Banda Mantiqueira.

Em Antinomies I ou A Partitura Perdida de Rogério Duprat, Itamar reúne no palco um mix de linguagens artísticas, climas musicais, tecnologia imagética de ponta, se tornando um mergulho sensorial no pensamento artístico de uma das personalidades mais marcantes e irreverentes da música brasileira. Acompanhando a busca incessante de Duprat pelo inusitado na música, o repertório inclui a sequência inicial da trilha sonora que o compositor escreveu em 1964 para o filme Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri; a recriação ao vivo do arranjo que Duprat fez para a música Panis et Circenses, Mutantes (1967); e o banquete jazzístico de Frank Zappa: Eric Dolphy Memorial Barbecue, do álbum Weasels Ripped My Flesh, lançado em 1970 com seu grupo The Mothers of Invention. Zappa foi colega de curso de Duprat na Europa.

“A cópia que Stuani recebeu de Antinomies I está datada de 1966. Como o próprio Duprat declarou à professora e autora do livro Rogério Duprat: sonoridades múltiplas (Unesp, 2001), Regiane Gaúna, ele havia perdido essa peça em um metrô em sua ida à Europa em 1962”, conta Vidal. “Deduz-se que ele a reescreveu em 1966. Isso é interessante porque foi após 1962 que ele teve contato com John Cage e provavelmente essa influência tenha sido contemplada nessa reescritura.” A obra é rica em texturas, climas e sonoridades que refletem o gênio experimentalista do compositor, um dos primeiros músicos a usar computador, a incluir a estética do Happening em performances musicais e a pulverizar as fronteiras entre a música eletrônica, música de concerto, rock e MPB.

Na escrita criada para Antinomies I não há pentagramas e a leitura pode ser realizada de acordo com várias possibilidades, propiciando uma infinidade de decisões quanto aos timbres, durações e maneiras de executar as notas a serem tomadas pelos intérpretes. Foi considerada, pelo próprio criador, uma peça quase impossível de ser executada. Para as cores e texturas – a obra é toda em p&b – foram usados pinturas e desenhos de Arnaldo Baptista, já que a ligação entre os dois definiu as bases do tropicalismo. Duprat chegou a declarar que a música brasileira podia ser dividida em antes e depois de Arnaldo Baptista.

 

Rumos Itaú Cultural

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Na última edição (2015-2016), as propostas inscritas foram examinadas, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2015-2016
Antinomies I ou A Partitura Perdida de Rogério Duprat
Dia 2 de junho
Às 21h
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
Lugares: 806
Ingressos:
R$20 e R$10 (meia-entrada)
Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera

Assessoria de Imprensa: Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com
Amanda Viana: amanda.viana@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Larissa Correa
Fone: 11.2168-1950
larissa.correa@mailer.com.br
Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br
Fone: 11.2168-1906
http://www.conteudocomunicacao.com.br
http://www.twitter.com/agenciaconteudo
http://www.facebook.com/agenciaconteudo

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Boaventura Comunicação
Cristiane Batista: cristiane.batista@terceiros.itaucultural.org.br
11.3629-1017
11.99664-0754
Sara Correia: sara.correia@terceiros.itaucultural.org.br
11.3629 1017
11.98205-3344 /3250-6849

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s