Japan House oferece workshop de bambu na Casa das Rosas

Artista Marjorie Yamaguti ensina as técnicas milenares de amarrações do bambu e monge Francisco Handa realiza palestra sobre o sentido metafórico da planta no mês de junho   

casa-das-rosas-II

Elemento onipresente na cultura japonesa, o bambu faz parte da cerimônia do chá, da mitologia e da literatura oriental e ocidental. Assim pela primeira vez a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, e a Japan House realizam a oficina “Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo” que aconteceem ambos os espaços entre os dias 4 a 12 de junho, das 10h às 18h. Ministrada pela artista Marjorie Yamaguti, a atividade ensina as técnicas milenares do vegetal. Ainda dentro deste tema, o monge e doutor em História Social, Francisco Handa, ministra uma palestra sobre “O Bambu como metáfora da existência poética-mística”, no dia 13 de junho, às 19h30,

O curso “Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo” apresenta a complexidade por trás das histórias do bambu como material acessível ao homem. Além da aula, a artista Marjorie Yamaguti propõe a construção de uma instalação do vegetal usando técnicas de amarrações. A primeira aula teórica ocorre na Japan House no dia 4 de junho, das 11h às 14h. As outras sete aulas práticas acontecem entre os dias 6 a 12 de junho, das 10h às 18h, na Casa das Rosas. A artista e professora Marjorie Yamaguti participou e desenvolveu 14 estruturas de bambu em cinco países: Austrália, Brasil, Indonésia, Japão e Taiwan.

A palestra “O Bambu como metáfora da existência poética-mística” discute os sentidos e as representações do vegetal. Partindo do bambu como representação da literatura, e da pedagogia confuciana para dar sentido às várias etapas da vida em seu processo de envelhecimento físico e rejuvenescimento espiritual, a palestra aborda desde a poesia oriental até suas relações com a experiência vivenciada no momento presente. O evento acontece no Museu-Casa, com o monge e doutor em História Social, Francisco Handa, no dia 13 de junho, às 19h30.

SOBRE A CASA DAS ROSAS 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço

Oficina Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo

Dia 4 de junho – das 11h às 14h.
Local: JAPAN HOUSE São Paulo.
Retirada de senhas 1h antes do início do evento.

Aulas práticas* (15 vagas por aula)
06 de junho – das 10h às 18h
07 de junho – das 10h às 18h
08 de junho – das 10h às 18h
09 de junho – das 10h às 18h
10 de junho – das 10h às 18h
Local: Casa das Rosas – Av. Paulista, 37.
Retirada de senhas 1h antes do início do evento, na Casa das Rosas.
*Aulas independentes, não é preciso comparecer todos os dias.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Japan House

Av. Paulista, 52 – Bela Vista – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br

Viviane Ferreira | (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s