MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE MARCAM PROGRAMAÇÃO DO SESC

Durante o mês de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, Unidades da capital, interior e litoral realizam um conjunto de programações em Educação para Sustentabilidade

 

unnamed

Poder saber qual a origem dos alimentos que compõem a nossa mesa e quem são as pessoas responsáveis por sua produção ou distribuição; colaborar para a diminuição dos resíduos produzidos cotidianamente; estar atento às causas responsáveis pelos impactos que afetam o ambiente – sejam aqueles que acontecem em nosso bairro ou globalmente. Estes são alguns dos inúmeros elementos que, na prática, compõem o debate acerca da sustentabilidade no campo socioambiental. O Sesc realiza ações permanentes na área de educação para a sustentabilidade e no mês de junho oferece uma série de ações socioeducativas dedicadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A programação acontece nas Unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, litoral e interior e integra o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, criado em 2012 e que tem como objetivo identificar e compartilhar práticas socioambientais voltadas à proteção do ambiente e das pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Com isso promove o diálogo entre o público e as iniciativas transformadoras da realidade, numa perspectiva ética e sustentável, além de trabalhar com as mais variadas abordagens, aproximando as pessoas do debate socioambiental – tão complexo na atualidade.

Destaques da programação das Unidades do Sesc SP

O consumo responsável, a prática da agroecologia e a economia solidária são temas presentes na programação. A unidade Interlagos realiza dias 17 e 18 de junho, das 9h30 às 15h, a Feira Agroecológica Zona Sul Me Alimenta, onde o público poderá conversar diretamente com agricultoras e agricultores da região que produzem a partir de técnicas agroecológicas e adquirir alimentos frescos e saudáveis.

Em Santo Amaro acontece no dia 10 de junho, às 14h, o bate-papo O Que Tem Na Sua Horta? sobre cultivo de plantas. Já em Itaquera a oficina Composteira Doméstica ensina ao público no dia 11 de junho, às 14h, formas de compostar o resíduo orgânico em casa, além de construir sua própria composteira. Santana realiza nos dias 18 e 25 de junho, das 13h às 17h, a Feira de Troca de Ideias, Experiências, Mudas e Sementes e a Unidade Pompeia realiza o encontro Como transformar a praça ao lado de sua casa? no dia 3 de junho, às 14h.

Na Vila Mariana acontece nos dias 11 e 25 de junho, às 11h, uma oficina sobre as etapas do cultivo em pequenos espaços. A Unidade Consolação programou uma visita (dia 10 de junho às 13h) na sede dos catadores de resíduos que trabalham em parceria com o Instituto Ecoar para a Cidadania, enquanto Pinheiros  realiza visitas à Horta das Corujas e Horta do Centro Cultural SP no dia 24 de junho, às 9h e 14h.

Um passeio ciclístico foi programado pela unidade de Santo André no dia 25 de junho para conhecer e relembrar a localização exata de alguns rios da cidade. Em São Caetano as terças-feiras do mês de junho são dedicadas ao projeto Terças Agroecológicas com oficinas, bate-papos e atividades lúdicas sobre meio ambiente e sustentabilidade.

A Unidade de Araraquara traz para o público uma oficina sobre cultivo e produção de ervas desidratadas (dia 17 de junho às 10h30) e Ribeirão Preto realiza uma feira orgânica com 27 produtores do Assentamento Mario Lago no dia 25 de junho, das 10h às 13h. Um encontro para troca de sementes e mudas entre público e agricultores acontece em Campinas (dia 11 de junho das 13h30 às 17h30) e em Piracicaba acontece no dia 18 de junho às 11h uma feira com diversas iniciativas da região que promovem e praticam a agroecologia.

São Carlos comemora 40 anos de ativismo ambientalista na cidade com uma roda de conversa com grupos ambientalistas e o professor Marcos Sorrentino (Esalq-USP), no dia 21 de junho às 19h. Os grupos de consumo responsável, que surgem como uma iniciativa de consumidores organizados para aproximação de produtores, é o foco do bate-papo que acontece dia 8 de junho, às 19h, em Sorocaba. Alternativas sustentáveis relacionadas ao consumo na moda também são tema de bate-papo em São José dos Campos (dia 17 de junho às 15h).

A permacultura, conjunto de princípios éticos e de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis, é tema de oficina na unidade de Presidente Prudente – dias 10 e 11 e 17 e 18 de junho, das 9h às 12h. Já em Taubaté acontece uma oficina onde serão apresentadas técnicas adotadas para a recuperação de áreas degradadas com princípios e práticas da agroecologia, entre elas o plantio e manejo de adubos verdes e espécies nativas adubadeiras (dia 10 de junho às 10h). Agricultores familiares, comunidades quilombolas e artesãos do Vale do Ribeira integram uma mostra nos dias 24 e 25 de junho, das 12h às 17h em Registro.

Ideias e Ações para um Novo Tempo

Desde a década de 70, o Sesc realiza projetos na área ambiental com a missão de desenvolver ações educativas e de contribuir para a reflexão sobre modos de vida inclusivos, solidários e sustentáveis.. É possível reconhecê-los em suas construções, especialmente o Sesc Sorocaba, que conta com certificação ambiental; na conservação de áreas verdes (Bertioga, Interlagos e Itaquera); na gestão dos resíduos sólidos, por meio do programa Lixo: menos é mais, com enfoque na sensibilização das equipes técnicas para a redução da geração de resíduos.

O projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo visa estimular a reflexão e o diálogo sobre a sustentabilidade, por meio do mapeamento e do compartilhamento de iniciativas socioambientais que possam ser referências para o debate e a mobilização das pessoas, promovendo ações educativas, formativas e espaços de encontro para a troca de conhecimentos, saberes e práticas. Sua metodologia de trabalho propõe o desenvolvimento de ações programáticas a partir da identificação de projetos socioambientais nos territórios onde as Unidades do Sesc SP estão inseridas.

unnamed (1)

Informações e programação completa:

www.sescsp.org.br/ideiaseacoes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s