Bloomsday: Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida homenageiam James Joyce e a cultura irlandesa

Programação gratuita inspira-se em tradicional “velório festivo” e conta com música, dança, exibição de filmes, leituras de trechos e oficina de tradução 

James Joyce portrait Irish

James Joyce

O Bloomsday – dia do Bloom – acontece no dia 16 de junho e é dedicado a Leopold Bloom, personagem do livro mais famoso de James Joyce, o romance Ulysses. No mês em que acontecem as festividades do Bloomsday, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos e a Casa Guilherme de Almeida, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciadas pela Poiesis, organizam uma programação especial para homenagear o célebre escritor irlandês. Este ano, o tema da festividade é “Joyce, Lira & Delírio”, inspirado no recente lançamento do livro Joyce era louco?, de Donaldo Schüler, tradutor brasileiro da obra mais radical de Joyce, Finnegans Wake.

Além das tradicionais leituras de fragmentos de Ulysses, no dia 16/06 a Casa Guilherme de Almeida estará em contato com os organizadores dos Bloomsday de Florianópolis e Porto Alegre, para transmitir trechos das apresentações nas respectivas cidades. O contato internacional ficará a cargo dos escritores e estudiosos Joyce Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros, que estarão ao vivo em Dublin – onde se realiza a maior celebração mundial do Bloomsday.

No dia 17/6, a Casa das Rosas oferecerá uma palestra do autor de Joyce era louco?, e, logo após, o “Forró do Finnicius”, show festivo com música e dança irlandesa baseado no “velório de Finnegan”, tema de uma canção tradicional que deu título ao romance Finnegans Wake, uma das referências da poesia concreta de Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Confira a programação completa:

JOYCE, LIRA & DELÍRIO
Coordenação do programa: Marcelo Tápia e Ivan de Campos

16/6
Casa Guilherme de Almeida – “Telêmaco e Circe”
O Bloomsday na Casa Guilherme de Almeida dá destaque a dois episódios de Ulysses: o primeiro do livro, “Telêmaco”, no qual há referência a um delírio, e o décimo quinto, “Circe”, escrito com a técnica da “alucinação”.

18h: Links diretos com o Bloomsday de Porto Alegre, com breve conversa com Donaldo Schüler, organizador do evento na capital gaúcha, e link direto com Dublin para conversa com Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros, organizadores do Bloomsday em Florianópolis.

18h30: Abertura, por Marcelo Tápia.

18h40: “Joyce e o cinema”: exibição do curta-metragem inédito Writers’ tears, realizado a partir de imagens de Dublin, por Marcelo Tápia e Donny Correia.

19h: Breve palestra de Donny Correia sobre o filme O retrato do artista quando jovem (1977), de Joseph Strick.

19h15: Leitura de um fragmento do episódio “Telêmaco”, de Ulysses, por Ivan de Campos.

19h25: Leitura dramática de fragmento do episódio “Telêmaco”, de Ulysses, com os atores Carlos Rahal e Neto Mahnic.

19h45: Leituras de fragmentos de Ulysses em vários idiomas por Aurora Bernardini (russo), Flávio Ricardo Vassoler (italiano), Simone Homem de Mello (alemão), Fares Saeb, Alzira Allegro, Tereza Jardini, Sarolta Kobori, João Eduardo Hidalgo e Chloé Bernabé di Rollo, entre outros.

20h15: Link direto com performances do Bloomsday de Florianópolis, organizadas por Clelia Mello e alunos da UFSC.

20h25: Pocket-show com o cantor e compositor Cid Campos e o músico Felipe Ávila.

21h: Encerramento, com apresentação da banda de música irlandesa TUNAS, acompanhada de dança irlandesa, por Letícia Pires e convidadas.

17/6
Casa das Rosas – FORRÓ DO FINNICIUS
Na Casa das Rosas, a festança musical e dançante é inspirada no romance Finnegans Wake – obra experimental criada à semelhança dos sonhos.

 

18h: “Joyce era louco?” – Conferência do escritor e tradutor Donaldo Schüler.

19h: Leitura de fragmentos de Finnegans Wake por Marcelo Tápia, Donny Correia e Ivan de Campos.

19h15: Exibição de fragmento do filme Finnegans Wake (1967), da diretora Mary Ellen Bute.

19h30: Workshop de dança irlandesa, com Letícia Pires e dançarinas convidadas.

19h45: Celebração do “Velório de Finnegan / Forró do Finnicius”, com música e dança tradicional irlandesa, pela banda TUNAS e grupo de dançarinas.

Saiba mais sobre o Bloomsday
A comemoração do Bloomsday começou em 1924, quando amigos ofereceram uma festa ao escritor que havia se lançado em um empreendimento ambicioso: Finnegans Wake, uma série de pequenas narrativas transcorridas na mente adormecida do protagonista. Em 1954, a festa passou a ser regular em Dublin, com fãs se reunindo para e celebrar a data, e logo se estendeu a outras cidades do mundo, como Londres e Nova York. O evento foi criado em São Paulo em 1988, por Haroldo de Campos, que participou de sua organização até seu falecimento, em 2003. O Bloomsday paulistano inspirou diversas celebrações no Brasil, como as de Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), entre outras.

SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outras.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução literária está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas e pinturas, em parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa realiza uma intensa programação cultural e educativa.

SOBRE A POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

46300

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | http://www.casadasrosas.org.br

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Site: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira | (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s