‘O Clube’ realiza campanha sobre a terceira idade em diversas unidades do Sesc

Lançando luz sobre um tema sensível e importante, o grupo O Clube inicia a partir do dia 15 de junho uma jornada de intervenções em diversas unidades do SESC com o intuito de se aproximar da população e propor um olhar mais afetuoso para a terceira idade. Através da distribuição de um baú-surpresa o grupo convida a população a refletir sobre o envelhecer. Ótima oportunidade de conhecer o trabalho d’O Clube!

 

unnamed (1)

INTERVENÇÃO SUGERE UMA REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES COM O ENVELHECIMENTO

“Visibilidade: Abra-me”! E assim que o grupo O Clube pretende se aproximar da população de diversas cidades de São Paulo nos próximos dias, para instigar as pessoas a uma grande reflexão sobre o que é envelhecer em nossa sociedade e sobre a importância de valorizarmos os idosos e as idosas, em gesto contra a invisibilidade.  A partir do dia 15 de junho, o grupo realiza uma série de intervenções no entorno e nos espaços de convivência de algumas unidades do SESC São Paulo. A jornada se inicia no SESC São José dos Campos, passando pelo SESC Jundiaí, SESC Sorocaba, SESC Consolação e termina no dia 21 de junho com intervenções no SESC Piracicaba.

“Visibilidade: Abra-me” é uma intervenção artística do grupo O Clube, que espalhará baús de presente pelas unidades do Sesc e seu entorno. Cada baú terá uma surpresa que sensibiliza sobre a valorização e respeito à pessoa idosa. A ação faz parte da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2017, realizada pelo SESC São Paulo: “A violência que não é percebida é uma violência?”. A Campanha de 2017 abordará as violências veladas, com ênfase em situações pelas quais os idosos passam e que, muitas vezes, não são percebidas como violência por eles e/ou por seus praticantes, tais como abuso econômico e financeiro, abuso psicológico, abandono e negligência, violência intrafamiliar, entre outras. A intenção é reforçar a importância em se estabelecer compromissos éticos, por meio da participação social e do diálogo, e assim, permitir que todos os indivíduos, independentemente de sua idade, sintam-se respeitados e adotem posturas de comprometimento e cuidado com o outro.

A obra “Visibilidade: Abra-me” é um gesto de afeto e reflexão sobre a situação da pessoa idosa em nossa sociedade. Cada baú guarda uma memória, um disparo poético sobre a velhice, dando visibilidade a essa questão tão importante. O público terá a oportunidade de abrir “caixas” que vão desvendar, de maneira reflexiva e poética, como os idosos podem ser tratados pela sociedade, mostrando o lado oposto da violência contra os idosos.

“A intervenção é um respiro para se pensar sobre a situação da pessoa idosa em nossa sociedade. Recriar Abra-Me para Campanha foi um importante exercício de refletir sobre o envelhecer e como formas de violência ainda são praticadas, desde o abuso financeiro ou infantilizar o idoso. Nós, do Clube, acreditamos que os baús com seus conteúdos poéticos como uma flor e um saquinho de sementes e o dizer: Cultive afeto!, é um disparo poético que nos faz lembrar da importância do cuidado, do respeito, do constante exercício da alteridade“, diz Pâmella Cruz, integrante do grupo O Clube.

ABRA- ME é uma intervenção que surgiu em 2017 para o aniversário da cidade de São Paulo, quando 463 presentes (em referência ao número de anos de São Paulo) foram espalhados pela cidade, para que fossem encontrados e surpreendessem a população, propondo uma reflexão sobre a nossa relação com a cidade. Agora, os baús convidam as pessoas, de forma espontânea, a serem surpreendidas e refletirem sobre as questões do envelhecer.

Além da intervenção nos locais, o projeto amplia seu alcance com o vídeo produzido pela LAB 61 revelando como as pessoas interagem com os baús e suas surpresas. A ação é um ato de carinho e reflexão sobre a passagem do tempo e o respeito à pessoa idosa.

“Tivemos uma feliz parceria com o pessoal do LAB 61! Eles desenvolveram o vídeo do ABRA-ME SP (intervenção realizada em São Paulo em janeiro) e nos e propuseram fazer a versão ABRA-ME BSB, em abril, durante o aniversário de Brasília. Nós topamos e foi a experiência de troca mais afetiva que tive nos últimos tempos. Desde então O Clube faz questão de ter junto o LAB 61 que amplia e potencializa toda a reflexão que pretendemos propor” comenta Jean Carlos Cunha, integrante do grupo.

SOBRE O CLUBE

Espalhar arte pela cidade? Tirar as pessoas de sua rotina? Essas são algumas vontades do O Clube. O objetivo é provocar pausas no cotidiano da metrópole, cavando possibilidades de outras relações entre as pessoas e a cidade. O Clube inicia suas ações com a seguinte questão: o que queremos para nossa cidade, já que a cidade somos nós?

Assim, acredita que as práticas artísticas podem criar situações de visibilidade, denunciar ausências e disparar novas formas de convivência. O objetivo do núcleo é investigar a relação arte e cidade, agregando diversos artistas, realizando intervenções, encontros e oficinas. O primeiro trabalho do Clube foi a ação Abra-me: SPresente no aniversário da cidade de São Paulo, que consistiu em deixar 463 caixas de presentes espalhadas por locais ícones e simbólicos de SP. Cada presente guardava uma surpresa para quem o encontrava e abria.

Agora, a convite do SESC São Paulo, O Clube participa da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2017 com a ação “Visibilidade: ABRA-ME”, um convite para um olhar mais afetuoso sobre o envelhecimento. Conheça o trabalho sensível, poético e muito potente deste clube que pode te surpreender a qualquer momento pelas ruas da cidade com uma de suas intervenções!

Mais informações na fanpage do projeto: www.facebook.com/Clube.OClube

Programação “Visibilidade: Abra-me” com o grupo O CLUBE

Dia 15 de Junho de 2017 – Horário 14h00 – SESC São José dos Campos – Endereço: Av. Dr. Ademar de Barros, 999 – Jardim Sao Dimas, São José dos Campos – SP, 12245-010 – Telefone:(12) 3904-2000

Dia 17 de Junho de 2017 – Horário 14h00 – SESC Jundiaí – Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí – SP, 13214-206 – Telefone:(11) 4583-4900

Dia 18 de Junho de 2017 – Horário 14h00 – SESC Sorocaba – Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP, 18030-160 – Telefone:(15) 3332-9933

Dia 19 de Junho de 2017 – Horário 12h00 e 18h00 – SESC Consolação – Endereço: R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-020 – Telefone:(11) 3234-3000

Dia 21 de Junho de 2017 – Horário 14h00 – SESC Piracicaba – Endereço: R. Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba – SP, 13400-480 – Telefone:(19) 3437-9240

FICHA TÉCNICA

O Clube: Chai Rodrigues, Emanuela Araújo, Jean Carlo Cunha, Mari Sanhudo, Natalia Vianna e Pâmella Cruz | Audiovisual: Lab 61 | Fotogravura: Rafael Aguaio | Fotografia: Katia Kim | Comunicação: Luciana Gandelini

Contato: www.oclube.art.br / Email: clube.oclube@gmail.com

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com – 99568-8773

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s