Estopô Balaio convida passageiros de trens da CPTM a conhecerem histórias de migrantes por meio de áudiotour

Nos trilhos abertos de um leste migrante, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, é uma experiência que utiliza como cenário as paisagens avistadas pelas linhas 10 e 11 da CPTM  e proporciona uma reflexão sobre a cidade através dos olhares dos viajantes dos trens

A_Cidade_dos_Rios_Invisiveis

Munidos com fones de ouvido e MP4, os passageiros das Linhas 10 e 11 da CPTM são convidados a avançar o olhar pelas janelas do trem, para mergulhar nas histórias de vida e na história política que perpassam a vida dos migrantes e imigrantes na América Latina. É um áudiotour. A experiência sonora Nos trilhos abertos de um leste migrante, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, um dos principais programas de fomento à cultura do país, acontece entre os dias 24 e 28 de junho e é de autoria do Coletivo Estopô Balaio. Essa pequena temporada faz parte de um dos atos do espetáculo que entrará em cartaz em outubro deste ano.

Nos fones se ouvem histórias, sonhos, fugas e lembranças de Janaína Lima da Silva e Vital de Carvalho Araújo, migrantes que saíram de Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente, para construir novas narrativas na cidade de São Paulo. “Natália, minha filha, estou indo embora. Estou indo. Partindo para a cidade grande. Cansei de apanhar da vida, do teu pai e da fome. Por aqui se faz de tudo para vencer. Para vender. Tudo. Olha para ele aqui dentro! Passam o dia inteiro tentando matar a fome da travessia. Essa fome de cidade. Essa cidade-fome que vive no pensamento dessa gente aqui”, diz um dos trechos do áudio.

O projeto nasceu do processo de escrita de cartas na estação de trem da CPTM no Brás, também realizado pelo coletivo. Durante 24 meses, os artistas do grupo teatral ouviram os relatos dos usuários que, devido à distância, sentiam falta de familiares e amigos. Sem saber ler e escrever, esses usuários recorriam aos atores, que se disponibilizavam nas estações para escrever cartas voluntariamente aos entes queridos, amenizando assim a saudade. A conversa se estendia além dos textos das cartas, normalmente carregada de lembranças, boas ou ruins, mas cheias de emoções. Dentre elas, foram escolhidas Carta 2 – A vida adulta, de Janaína, e a Carta 3 – A velhice, de Seu Vital.

Nos dias 24 e 27, o espectador será apresentado à história dela pela linha 11 da CPTM, em direção à Guaianases. Nos dias 25 e 28, à dele, que se desenrola pela linha 10 da CPTM, em direção à Rio Grande da Serra. Os ingressos são gratuitos, mas aos viajantes é necessário fazer uma reserva por e-mail (reservas@coletivoestopobalaio.com.br) e pagar o valor da passagem. O ponto de encontro é o Espaço Cultural da Estação Brás.

Rumos Itaú Cultural

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Na última edição (2015-2016), as propostas inscritas foram examinadas, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

A_Cidade_dos_Rios_Invisiveis5

Ficha Técnica

Idéia original, roteiro e direção geral: João Júnior

Coordenação de Dramaturgia: Ana Carolina e João Júnior

Atuadores: Adriana Guerra, Ailton Barros, Amanda Preisig, Ana Carolina Marinho, Ana Clau, André Maria Leão, Anna Zepa, Barbara Santos, Bastian Thurner, Carol Piñeiro, Filipe Ramos, Jhonny Salaberg, Joyce Lima, Juão Nin, Júlio Lorosh, Marina Esteves, Romário Oliveira

Dramaturgia: Criação Coletiva

Assistente de Direção: Tati Caltabiano

Trilha Sonora (Áudiotour): Marko Concá

Preparação Corporal: Bruna Longo

Figurino: João Júnior

Produção Executiva: Balaio Produções

 

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2015-2016

Nos trilhos abertos de um leste migrante

 

Carta 2: A vida adulta – Janaína (linha 11 da CPTM)

Dias 24 e 27 de junho

Às 14h (chegar com 30min de antecedência. As reservas caem às 13h30)

Local: Espaço Cultural da Estação Brás

50 pessoas

Reservas: reservas@coletivoestopobalaio.com.br

 

Carta 3: A velhice – Seu Vital (linha 10 da CPTM)

Dias 25 e 28 de junho

Às 14h (chegar com 30min de antecedência. As reservas caem às 13h30)

Local: Espaço Cultural da Estação Brás

50 pessoas

Reservas: reservas@coletivoestopobalaio.com.br

Obs: As reservas são feitas para o titular do e-mail e mais um acompanhante. É necessário apresentar um documento de identificação para a trocar pelo aparelho de mp3 que será devolvido ao final da apresentação

 

Assessoria de imprensa:

Conteúdo Comunicação

Fone: 11.5056-9800

Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com

Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com

Amanda Viana: amanda.viana@conteudonet.com

Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural – Fone: 11.2168-1950

Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br

Rumos Itaú Cultural – Fone: 11.2168-1906

Carina Bordalo: carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s