VinilCultura realiza audição de discos sobre Clube da Esquina

Músico, professor e pesquisador Ivan Vilela aborda o movimento musical mineiro de onde saíram nomes como Milton Nascimento, Toninho Horta e Lô Borges, ao som de vinis na sala acústica do Espaço Uirapuru

 unnamed (2)

O projeto VinilCultura, realizado mensalmente no Espaço Uirapuru, dedica a próxima edição, no dia 27 de junho, ao movimento Clube da Esquina, movimento musical brasileiro que surgiu na década de 60 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O convidado a palestrar será o músico, pesquisador e professor da USP Ivan Vilela, profundo conhecedor do assunto, que aborda o tema ao som dos vinis selecionados pelo curador do projeto, o pesquisador Euclides Marques.

Para o pesquisador, trata-se de um movimento extremamente importante para a música brasileira, porém, esquecido. “O Clube da Esquina é o grande movimento de síntese da música popular brasileira. Ali você vai escutar tudo, desde jazz, rock, música espanhola, música folclórica. É o movimento que trabalha com mais profundidade esta concepção”.

Musicalmente, Ivan Vilela também arrisca a dizer e prova que foi o movimento mais musical que aconteceu no Brasil, por ter inserido dez novos procedimentos musicais na música popular brasileira, embora ninguém reconheça a paternidade destas criações.

Ivan destrincha esta temática em artigo publicado “Canonizações e esquecimento da música popular brasileira”, em que explica com mais profundidade sobre as questões que fizeram o movimento mineiro ser praticamente deixado de lado na literatura da música popular.

unnamed

Ivan Vilela

Clube da Esquina – O aniversário de 75 anos de Milton Nascimento reavivou o interesse sobre sua obra, inclusive sobre o Movimento Clube da Esquina, do qual fez parte.

Durante este período, jovens músicos se reuniram para fazer música que se fundia com as inovações trazidas pela Bossa Nova, com elementos do jazz, rock, música folclórica e hispânica. Desse movimento, saíram nomes como o de Milton Nascimento, Toninho Horta, Tavinho Moura, Beto Guedes e Lô Borges.

Entre a discografia selecionada para a audição, estão preciosidades como Sentinela, Gerais, Clube da Esquina, Travessia, Gerais, entre outros álbuns mais ou menos conhecidos.

Projeto VinilCultura – É uma experiência oferecida pelo Espaço Uirapuru fundamentado na apreciação audiófila – audição de discos de vinil em exemplares de época com equipamentos e sala de alta performance. “Este projeto faz parte da missão da casa de ampliar o significado da música na vida das pessoas, sendo uma forma prazerosa de expandir a cultura musical e a percepção auditiva”, comenta o pesquisador, que conta com mais de 5000 discos raros em música clássica, jazz e música brasileira selecionados durante mais 20 anos.

Espaço Uirapuru – Localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, o Espaço Uirapuru é um centro de estudos musicais, idealizado pelos violonistas Euclides Marques, Zé Garcez e Luizinho 7 Cordas. Além do ensino de cursos de diversos instrumentos, são realizados shows acústicos e audições de discos de vinil. Mais informações: www.espacouirapuru.com.br

unnamed (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s