Casa das Rosas apresenta atividades sobre o movimento barroco e neobarroco

Palestras, cursos e exposições gratuitas exploram manifestação literária transgressora que tem como patrono o poeta, crítico e tradutor Haroldo de Campos 

casa-das-rosas-II

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, apresenta uma série de atividades gratuitas sobre o movimento barroco e o neobarroco, como a exposição Barroco em trânsito, o cursoBarroco e Surrealismo, o encontro Antropofagia Barroca e a palestra Barroco e Neobarroco.

A exposição Barroco em trânsito, é composta por poemas, textos, instalação e livros como Ensayos generales sobre el Barroco e De donde son los cantantes, de Severo Sarduy, Catatau: una novel-idea, de Paulo Leminski, entre outras obras que pertencem ao Acervo Haroldo de Campos. “A Casa das Rosas tem como patrono o poeta, crítico e tradutor Haroldo de Campos, autor com características barrocas fortemente visíveis em sua obra e, ao mesmo tempo, um dos responsáveis pela revalorização do barroco pensado em chave contemporânea [o neobarroco]. É de grande importância para o museu realizar uma exposição que apresenta esta forma de manifestação literária tão rica e transgressora, inclusive em suas reverberações para além da literatura”, explica Julio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos.

Para quem quer se aprofundar no assunto, o curso Barroco e Surrealismo discute as diferenças e afinidades entre tais poéticas a partir da leitura de autores como Jorge de Lima, Frederico García Lorca, Octavio Paz e Lezama Lima. Barroco e surrealismo são poéticas distintas, que não partilham a mesma visão. No entanto, diferenças não impedem que sejam mostrados pontos em comum entre os movimentos. A oficina ministrada por Claudio Willer, poeta, ensaísta, crítico e tradutor brasileiro, acontece nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho, às 19h.

Já o evento Antropofagia Barroca que acontece no dia 22 de julho às 19h terá a presença dos poetas Ademir Demarchi, coordenador do evento, poeta, crítico e tradutor; Alfredo Fressia; Cláudio Daniel e Leonardo Aldrovandi. No encontro, o público poderá ouvir sobre as experiências poéticas de aniquilação do “eu”.

E por fim, no dia 25 de julho às 19h, Barroco e Neobarroco é tema de palestra com o poeta, tradutor, professor e ensaísta brasileiro Horácio Costa. O encontro reflete sobre as duas estéticas.

CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviços

 

EXPOSIÇÃO

BARROCO EM TRÂNSITO

Lançamento: 23/6

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

ENCONTRO

ANTROPOFAGIA BARROCA

Organização: Ademir Demarc

22/7, sábado, às 19h

PALESTRA

BARROCO E NEOBARROCO

Por Horácio Costa

25/7, terça-feira, às 19h

CURSO

BARROCO E SURREALISMO

Por Claudio Willer

11, 12, 13 e 14/7, terça, quarta, quinta e sexta-feira, às 19h

Carga horária: 8 horas

Inscrição do curso deve ser realizada presencialmente na Casa das Rosas. É necessário confirmar a inscrição frequentando a primeira aula do curso. Faltar na primeira aula implica o desligamento automático do aluno.

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

 

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br

Viviane Ferreira | (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s