Haroldo Vidal lança seu primeiro livro. Trata-se da obra Crianças e sexualidade: saberes-fazeres produzidos dentro-fora das escolas (editora Cousa), onde faz uma crítica ao conservadorismo na educação e aponta caminhos para uma escola mais democrática e humanizada.
A motivação da pesquisa veio da necessidade do autor em compreender a solidão que sentia em seu processo educacional desde criança. “A escola, que deveria ser um espaço livre e democrático, era para mim um lugar conservador, binário e preconceituoso”, relata Haroldo que transformou esse questionamento na sua dissertação de mestrado e agora em livro.
A publicação chega em um momento de intenso debate e de importantes transformações na sociedade. “Hoje vejo um movimento muito forte, alunos e alunas mais conscientes e libertos no que se refere à sexualidade, com isso o livro chega até os profissionais de educação como um alerta, uma vez que a sexualidade reprimida pode se tornar trauma. Entendemos, como Foucault, que nosso corpo é uma construção política e social, logo, a escola tem que estar preparada para a formação plena”, diz Haroldo, e completa: “a escola ideal é a que respeita as diferenças sociais, econômicas, religiosas e que consiga abraçar alunos e alunas, respeitando e dando-lhes o direito à livre escolha”.

Haroldo Vidal (Foto: Jove Fagundes) .
No lançamento do livro ocorrerá uma roda de conversa sobre o tema com o autor, Conceição Soares, professora da UERJ; e Edmar Thiengo, professor do Ifes. A publicação já está em pré-venda no facebook da editora Cousa e a versão digital pode ser adquirida nas principais lojas virtuais em formato epub.
Crianças e sexualidade: saberes-fazeres produzidos dentro-fora das escolas
Haroldo Vidal, 146 páginas, Cousa, 2017.
Dia: 07 de julho de 2017, das 19h às 21h.
Local: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua Sete de Setembro, 414, Centro Histórico de Vitória-ES.
Roda de conversa com o autor, Conceição Soares (UERJ) e Edmar Thiengo (IFES).
O livro será vendido a 35 reais. Aceitamos cartões de crédito e débito das principais bandeiras.