Casa das Rosas apresenta leitura dramática de ‘A Vida é Sonho’

Peça criada pelo dramaturgo Pedro Calderón narra o drama do herdeiro da Polônia trancafiado em uma torre. Drama questiona a realidade e o embate entre desejo e razão

casa-das-rosas-II

A leitura dramática de uma das mais conhecidas e encenadas farsas do espanhol Pedro Calderón de la Barca, A Vida é Sonho, estará em cartaz na Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. A leitura, realizada pela Cia. da Palavra e direção de Helder Mariani, acontece nos dias 14 e 21 de julho, sextas-feiras, às 20h00.

A história, escrita em 1636, no século XVII, narra o drama de Segismundo, que passou a vida trancado em uma torre sem saber que é filho de Basílio, o rei da Polônia. O monarca o aprisionou por conta de uma profecia que dizia que o protagonista seria um cruel tirano quando chegasse ao poder.

O herdeiro do trono da Polônia ora se vê trancafiado numa torre, ora exerce o papel de rei cruel, sem saber se está preso em um sonho.

Pedro Calderón de La Barca acrescentou definitivamente o barroco no teatro espanhol ao escrever a peça. A literatura dramática questiona a realidade e o embate entre sagrado e profano, desejo e razão.

CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

LEITURA DRAMÁTICA | A VIDA É SONHO

14 e 21 de julho | sextas-feiras | às 20h00

Realização: Cia. da Palavra

Direção: Helder Mariani

Elenco: Conrado Caputo, Helder Mariani, Kátia Naiane, Laruama Alves, Ricardo Arantes e Silmara Deon

Capacidade: 40 espectadores | Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa; preferenciais têm direito a dois ingressos.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s