Grupo Esparrama oferece oficina gratuita de cenografia com Jaime Pinheiro

Dando andamento às ações do Projeto Navegar, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, o Grupo Esparrama oferece uma Oficina de Cenografia gratuita ministrada por Jaime Pinheiro, diretor de arte e cenógrafo responsável pela criação da janela azul, que virou uma das grandes marcas do teatro na janela, realizado no Minhocão!

 

unnamed

Foto de Sissy Eiko.

OFICINA DE CENOGRAFIA DO PROJETO NAVEGAR

O Grupo Esparrama formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, ganhou notoriedade por trazer arte para o Minhocão e é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu os olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando as atividades propostas pelo Esparrama. Agora, dando andamento às ações do Projeto Navegar, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, o grupo oferece uma Oficina de Cenografia gratuita ministrada por Jaime Pinheiro, diretor de arte e cenógrafo responsável pela criação da janela azul, que virou uma das grandes marcas do teatro na janela, realizado no Minhocão.

 “A construção desta janela foi algo extremamente pensado. Ela possui ângulos na diagonal que atraem os olhares do público para o que está sendo apresentado. É através desta janela que se estabelece um universo fantástico, fazendo um contraponto com a janela ao lado, que no primeiro espetáculo apresentava a “realidade”. A cor e formato foram pensados para que dentre tantas janelas “comuns” que estão ao redor do Minhocão, esta em especial, significasse uma passagem para um outro universo. Um universo lúdico, cheio de imaginação e possibilidades. Por isso, ela tinha que se destacar”, comenta Jaime.

Segundo o diretor Iarlei Rangel, “Quisemos metaforicamente inverter a função da janela. Ao olhar para ela o público não está numa posição de voyer, espiando para o mundo privado de um apartamento. Pelo contrário pretendemos que ao olhar para ela, o público enxergue um recorte da Cidade.”

Por estar em um local privilegiado para poder ver diversos aspectos do crescimento desordenado e absurdo da cidade, a janela que fica em frente ao Elevado Presidente João Goulart, exatamente no centro da cidade, permitiu ao grupo criar uma fábula que faz uma reflexão divertida, mas bastante crítica, da relação que estabelecemos com uma cidade que nos assusta. A desumanização das relações, a violência, a identidade de gênero, a especulação imobiliária e a utopia são alguns dos assuntos tratados no espetáculo.

Jaime também foi responsável, entre outras coisas, pela criação da Pomba Cantora, primeiro personagem do grupo a sair da janela e ganhar um videoclipe sobre a sua história. Em 2016, em parceria com a produtora Bruta Flor Filmes, o Grupo Esparrama lançou o videoclipe “Bem-te-vi”.  Além de uma gama de pessoas muito diferentes, o grupo contou com um time de convidados de peso! Entre eles, a cartunista Laerte, o ator Ailton Graça, a atriz Bete Dorgam, os palhaços Raul Figueiredo e Ronaldo Aguiar, Gabi Zanola, Renato Ribeiro, Gis Pereira e Vinicius Ramos, da Trupe Dunavô, entre muitos outros membros de coletivos e grupos parceiros.

Para a Oficina de Cenografia do Projeto Navegar, Jaime Pinheiro propõe estudos teóricos e práticos para refletir sobre a criação de cenografia e adereços para produções de baixo custo, a partir do reaproveitamento, reciclagem e ressignificação de materiais. Profissional responsável pela cenografia de todos os eventos do Conservatório Dramático e Musical de Tatui, Jaime é reconhecido por transformar materiais considerados pouco “nobres” em grandes cenografias potentes e expressivas. Os cursos de cenografia que ele ministra no Conservatório já formaram inúmeros profissionais que se espalharam por todo estado. Foram nestes cursos que Jaime desenvolveu um método onde, a partir da manipulação de materiais para construção de objetos cenográficos e adereços, ele pode também discutir importantes conceitos das artes visuais necessários para formação de um artista mais completo.

Criado em 2012, o Grupo Esparrama, tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.). Com o projeto de teatro na janela, que surgiu em 2013, atraiu os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e ganhou notoriedade. Com o projeto ainda sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Em 2014 o grupo foi contemplado com o programa Rumos Itaú Cultural e em janeiro de 2015 deu início ao projeto Janelas do Minhocão, que contou com importantes ações de ocupação, como uma temporada com artistas convidados (Esparrama Amigos pela Janela), uma temporada do primeiro espetáculo (Esparrama pela Janela), ciclos de debates no Minhocão sobre arte e cidade e culminou com a criação de seu segundo espetáculo “Minhoca na Cabeça”. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, integrantes da Trupe DuNavô. Ainda em 2015, na segunda edição do Prêmio Zé Renato, foi contemplado e realizou temporadas de seus dois espetáculos feitos especialmente para o Minhocão: Esparrama pela Janela e Minhoca na Cabeça.

Com o projeto NAVEGAR, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, edital atualmente ameaçado por conta do congelamento das verbas de cultura da cidade de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e vem realizando expedições com crianças de diferentes “territórios”, para junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. Essas crianças contribuirão para a criação de um novo espetáculo ao final do projeto.

Mais informações você encontra na página: facebook.com/esparrama

OFICINA DE CENOGRAFIA COM JAIME PINHEIRO

A partir de estudos teóricos e práticos a oficina irá refletir sobre a criação de cenografia e adereços para produções de baixo custo, a partir do reaproveitamento, reciclagem e ressignificação de materiais.
Inscrições até 11 de julho – Serão disponibilizadas 10 vagas.

Público – Oficina para iniciantes, a partir de 15 anos.
Duração – 25 horas (15, 16, 22 e 23/07. Sábados das 9 às 12 e das 13 às 16:30 e Domingos das 9 às 12 e das 13 às 16h)
Seleção – Enviar breve carta de interesse para o e-mail oficinasesparrama@gmail.com descrevendo no campo assunto: OFICINA DE CENOGRAFIA. Até 11/07.
Orientador – Jaime Pinheiro que, entre outros trabalhos, é cenógrafo do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e cenógrafo e aderecista dos projetos da Janela do Grupo Esparrama.

Local: A Próxima Companhia –  Rua Barão de Campinas, 529 – Campos Elíseos – São Paulo, SP

Contato Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini – 99568-8773 // lucigandelini@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s