Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece cursos gratuitos de audiovisual

Programação reúne oficinas de documentário, literatura e cinema

 

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADEINTERIOR E FACHADA01/03/2013

Os amantes da sétima arte têm cultura e diversão garantida na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis. É que durante o mês de julho acontecem três oficinas gratuitas: Documentário, estética da não ficçãoWeb documentário, Hackathon webdoc Bom Retiro; e Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras. As atividades são voltadas para jovens e adultos e as inscrições são feitas no site das Oficinas.

Oficina de documentário: estética da não ficção acontece de 20 de julho a 28 de setembro, terças e quintas às 18h30. Nela, Anderson Souza, responsável pela atividade, fala sobre a maneira como o documentarista trata seus personagens e a forma de apresentação do tema para o espectador. O curso propõe uma reflexão sobre as produções audiovisuais do gênero da não ficção desde o advento do cinematógrafo até o fenômeno do YouTube, destacando diversos conceitos: ética, estética, realidade e representação, cópia e simulacro. Além disso, apresenta os processos de pré-produção, produção e pós-produção de documentários na prática.

Em Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras, que acontece entre 15 de agosto e 19 de setembro – terças às 19h, os participantes leem partes de obras literárias e assistem trechos desses trabalhos adaptados para o cinema, explorando e refletindo sobre questões que envolvem o processo de criação e as semelhanças e diferentes entre as linguagens literária e cinematográfica. Livros e filmes analisados: A hora da estrela, de Clarice Lispector, e sua adaptação audiovisual de Suzana Amaral; Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e o longa homônimo de Luiz Fernando Carvalho; e Campo Geral, do escritor Guimarães Rosa, adaptado por Sandra Kogut no filme Mutum.

Na Oficina de web documentário: Hackathon webdoc Bom Retiro, realizada entre 18 e 23 de setembro – segunda a sábado às 10h, os participantes criam um web documentário coletivo sobre o bairro do Bom Retiro e fazem uma imersão audiovisual no local a partir de oficinas criativas, prática de produção, sessões expositivas e debates. Ministrada por Marina Thomé e Marcia Mansur, a programação inclui saída para gravação, criação de narrativas interativas, pesquisa em acervo e criação de interfaces para plataformas multimídia e mídias sociais. Os participantes discutem conceitos e estratégias para a divulgação do documentário e ações de engajamento do público.

OS PROFESSORES

Anderson Souza dirigiu e editou diversos curtas, tais como Risco de gizO Pomo da discórdia e Lâmina. Recentemente, realizou quatro documentários sobre justiça restaurativa: Justo e necessárioA espiral do injustoPor um mundo sem grades e Juventude periférica e a justiça restaurativa. Está finalizando dois episódios da websérie Banheiro Químico.

Marina Thomé é mestre em antropologia, documentarista e produtora executiva de filmes e festivais de cinema. Dirigiu e produziu diversos filmes sobre cultura popular, como a série de TV Olaria Cultural, 15 documentários sobre mestres com título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Foi educadora e colaboradora do Vídeo nas Aldeias na formação de cineastas indígenas e produtora do Festival de Cinema Brasileiro de Nova York.

Marcia Mansur é mestre em antropologia e produtora executiva de documentários e festivais. Atuou na coordenação acadêmica do CoLab na UnionDocs (Brooklyn NY), plataforma colaborativa de documentários para artistas internacionais. Educadora do Vídeo nas Aldeias na formação de cineastas indígenas, foi codiretora do projeto Som dos Sinos, projeto transmídia pioneiro no uso de tecnologia para patrimônio imaterial no Brasil contemplado pelo Programa Eletrobras Cultural.

Sérgio Rizzo é apresentador do canal de TV Arte 1. Colabora em projetos do Laboratório de Mídia e Educação (MEL Media Education Lab) e trabalha como produtor associado da produtora Parece Cinema. É membro dos comitês de seleção do É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e integra o projeto Ensaios Ignorantes, que combina ações de teatro e leitura.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
Primeira a ser criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1986, trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

POIESIS
A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

Oficina Cultural Oswaldo de Andrade

SERVIÇO
Oficina de documentário: estética da não-ficção
20/7 a 28/9, terças e quintas das 18h30 às 21h30 | 18 anos
Inscrições gratuitas no site: até 19/7

Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras
15/8 a 19/9, terças das 19h às 21h | 16 anos
Inscrições gratuitas no site: até 10/8

Oficina de web documentário: Hackathon Webdoc Bom Retiro
18 a 23/9, segunda a sábado, das 10h às 18h | 18 anos
Inscrições gratuitas no site: até 7/9

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 10h às 18h.
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
http://www.oficinasculturais.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho | (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br

Livre Opinião – Ideias em Debate
jornal.livreopiniao@gmail.com

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Livre Opinião – Ideias em Debate? É só seguir os perfis oficiais no TwitterInstagramFacebook e Youtube. A cultura debatida com livre opinião

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s