Destaque para The Lodger, de Alfred Hitchcock, que completa 90 anos em 2017 e Hestorias da Psicanálise – Leitores de Freud, documentário sobre a vida do ícone da psicanálise

The Lodger, de Alfred Hitchcock
Conhecida por exibir clássicos do cinema e promover discussões sobre a sétima arte por meio de cursos, oficinas e palestras entre os meses de agosto e setembro, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, apresenta Sessão Versátil Especial Grandes Esquecidos e Cine Lacaneando.
A Sessão Versátil Especial Grandes Esquecidos exibe gratuitamente clássicos em versões restauradas pela Versátil Home Video. Em agosto apresenta The lodger, o primeiro filme de suspense da carreira de Alfred Hitchcock disponível em vídeo. A obra parte das lendas que envolvem a figura de Jack, o estripador, e explora os mistérios noturnos dos becos londrinos no início do século XX. O filme será apresentado na Sala Cinematographos no dia 26 de agosto, sábado, às 14h30.
Em setembro é a vez de A Quadrilha Maldita (1959), do cineasta húngaro André De Toth, responsável pelo primeiro filme realizado em 3D, na década de 1950, The house of wax. A quadrilha maldita é um filme sobre um desertor do exército que avança sobre uma cidade isolada com seu grupo de bandoleiros, espalhando o terror entre a população. O filme será exibido no dia 23 de setembro, sábado, às 14h30, na Sala Cinematographos.
Já o Cine Lacaneando apresenta sessões gratuitas seguidas de conversas com especialistas. No dia 5 de agosto, sábado, às 14h, será exibido o documentário A loucura entre nós (2016), de Fernanda Vareille. A partir de depoimentos de internos de uma instituição psiquiátrica, o filme busca responder qual o limite da sanidade e o que define o ser humano como “normal”. Após a exibição acontecerá uma conversa mediada com o psicanalista e doutorando no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Paulo Beer e o psicanalista e doutorando no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Wilson Franco.
Já no dia 2 de setembro, sábado, às 14h, ocorre a exibição de Hestorias da Psicanálise – Leitores de Freud (2016), de Francisco Capoulade. O primeiro documentário brasileiro sobre Freud e a chegada da psicanálise no Brasil, aborda temas que estão além da psicanálise. Ao falarem de Sigmund Freud, os entrevistados são levados a tratar de temas como tradução, cultura, identidade, linguagem e, é claro, história. Em especial, os contextos históricos e culturais da Viena, fin de siècle, e do Brasil do século XX.
Em seguida, acontece o bate-papo com a psicanalista e mestre em Educação pela USP, Silvana Pessoa e o psicanalista e doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade Paris-Diderot, Francisco Capoulade.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO
Sessão Versátil Especial Grandes Esquecidos
THE LODGER (1927), de Alfred Hitchcock
26/8, sábado, às 14h30
A QUADRILHA MALDITA (1959), de André De Toth
23/09, sábado, às 14h30
Cine Lacaneando
A LOUCURA ENTRE NÓS (2016), de Fernanda Vareille
Bate-papo com Paulo Beer e Wilson Franco
5/8, sábado, às 14h
HESTÓRIAS DA PSICANÁLISE – LEITORES DE FREUD (2016), de Francisco Capoulade
Bate-papo com Silvana Pessoa e Francisco Capoulade
2/9, sábado, às 14h
Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br
Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9894 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9852 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira | (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br