1ª Edição do CineBaru acontece no sertão mineiro com inscrição para curtas (MG, BA, GO, DF) até setembro

Mostra Sagarana de Cinema ocorre de 26 a 29 de outubro de 2017 na Vila de Sagarana, município de Arinos, no noroeste de MG

cinebaru2

A 1ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema acontece entre os dias 26 e 29 de outubro de 2017, na vila de Sagarana, distrito do município de Arinos, no sertão de Minas Gerais.

O evento, que inclui rodas de conversa, programação musical, oficinas e atividades infantis, terá três mostras: Sertão, com longas escolhidos pela curadoria; Sertãozin, voltada para as crianças das escolas da região; e a Competitiva Regional, aberta para inscrições de curtas de até 25min produzidos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás ou no Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de setembro aqui no site do CineBaruAs exibições são gratuitas e abertas, em lugares públicos.

Financiamento – Para custear a produção do CineBaru e a presença dos diretores dos curtas selecionados, foi lançado um projeto de financiamento coletivo na plataforma Catarse (acesse aqui).

O CineBaru – Integrar o território a partir da vila de Sagarana é olhar para esse contexto da região de fronteira entre os três estados (MG, BA, GO), primeiro adequando o CineBaru a conceitos locais dessa integração, como o termo ‘baiangoneiro’ e o Mosaico Veredas – Peruaçu na margem esquerda do rio São Francisco (norte/noroste mineiro e o sudoeste baiano); segundo, porque não faria sentido Sagarana e o noroeste do estado olharem rumo ao Sul, para as Minas, e não para a identidade geraizeira e dos povos do Cerrado e da Caatinga, essa que extrapola os limites do mapa político; e terceiro por acreditar numa articulação artística, cultural e, no caso específico, audiovisual que ocupe um espaço de produção e exibição de filmes independente dos fluxos de Belo Horizonte, Salvador, Brasília ou outros polos distantes geográfica e socialmente. O CineBaru propõe a expansão do audiovisual na região, rompendo fronteiras e contribuindo para o alargamento das perspectivas socioculturais, enquanto espaço de construção, diálogo e formação humana.

O Baru – O CineBaru traz em seu nome o fruto de uma árvore do cerrado: o baruzeiro. Nobre e generoso, ele provê produtos de consumo (castanha, óleo, farinha, carvão e madeira). Infelizmente, diversas agências de conservação da natureza alertam para o risco alto de extinção da espécie em médio prazo. A devastação do cerrado, seu bioma nativo, ocupado pela expansão agrícola e o corte para extrair a sua excelente madeira estão dentre as principais ameaças ao baruzeiro. Símbolo de resistência e sustentabilidade do povo cerratense, o uso adequado de seus recursos complementa a renda de famílias do campo e também contribui para a conservação da natureza.
cinebaru5

Quem faz – O CineBaru surge de uma articulação idealizada por um coletivo de caminhantes do projeto O Caminho do Sertão, evento anual que propõe uma caminhada sócio-eco-literária baseada na obra de João Guimarães Rosa e nas pautas locais do sertão mineiro. Esses ex-caminhantes, intitulados Ecos do Caminho, mantêm uma sede em Sagarana, onde realizam há dois anos atividades culturais, sociais e ambientais como o Festival Sagarana de 2015.

cinebaru3

Produção: Coletivo Ecos do Caminho
Simone (São Paulo) (11) 97973-0127
Paulo (São Paulo) (11) 99494-8478
Amanda (Belo Horizonte) (31) 99154-8074

Juliana (Belo H

​​

orizonte) (31) 98734-7999

Informação e inscrições: https://cinebaru.wordpress.com/
Facebook: https://facebook.com/cinebaru
Financiamento coletivo: https://www.catarse.me/cinebaru

[Fotos em anexo – vila de Sagarana, campo de futebol onde será montada a projeção, baruzeiro]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s