A atividade, em parceria com o coletivo #MinasProgramam, incentiva a pesquisa de histórias de mulheres que fizeram e fazem história nas regiões periféricas de São Paulo
As Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam em agosto a oficina Mapa das Minas. Em parceria com o coletivo #MinasProgramam, a atividade propõe a construção de mapas colaborativos para divulgar o trabalho de mulheres da região, além de discutir como a tecnologia pode contribuir para aumentar a representatividade feminina em todas as áreas. A oficina é gratuita, exclusivamente para mulheres e acontece entre 15 e 18 de agosto nas Fábricas Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha.
As participantes aprendem a utilizar a ferramenta de mapeamento do Google, Meus Mapas, e a partir dela, constroem mapas de empreendedoras locais, pontos de lazer e cultura na região, locais históricos, resgate e registro de histórias de mulheres que fizeram a história do bairro etc. “O curso não tem um cronograma será moldado de acordo com o envolvimento das participantes e as referências que chegarem para a criação dos mapas”, conta Ariane Cor, uma das idealizadoras do #MinasProgramam.
Pensando em como a programação pode ter um papel importante para o empoderamento feminino, o #MinasProgramam ajuda a desconstruir a noção de que os homens são mais aptos a programar, empoderando mulheres técnica e politicamente. “Nosso objetivo nessa oficina não é ensinar as garotas a programar, e sim mostrar alguns elementos de tecnologia que podem facilitar a vida de qualquer pessoa, independente de ela ser programadora ou não. Nós gostamos de criar redes de mulheres e acreditamos que, ao fazer esse caminho, a dinâmica do fortalecimento dessas redes fortalece a comunidade e a sociedade como um todo”, diz Ariane.
AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.
POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Oficina Mapa das Minas
15/8, terça-feira, às 10h – Capão Redondo | 15h – Jardim São Luís
16/8, quarta-feira, às 15h – Vila Nova Cachoeirinha
17/8, quinta-feira, às 15h – Brasilândia
18/8, sexta-feira, às 15h – Jaçanã
Inscrições gratuitas por ordem de chegada. 20 vagas.
Duração: 120 min.
Recomendação etária: a partir de 13 anos.
Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, S/N
Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Jaçanã
Telefone: (11) 2249-8010
Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 3997
Telefone: (11) 2233-9270
www.fabricasdecultura.org.br | Acessibilidade no local.
Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Aline Takaschima | (11) 4096-9852 | alinetakaschima@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Damaris Rota | (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br
Gabriela Carvalho | (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br