Poeta em Queda lança ‘Naufragar Jamais’ em São Paulo, no X Sarau do Caixote

Livro mostra os contrastes da rotina a partir de versos e ilustrações intimistas

Capa Naufragar JamaisO autor sorocabano Pedro Alberto Ribeiro, que assina seus trabalhos como Poeta em Queda, lançará no sábado, 19 de agosto, em São Paulo, seu segundo livro de poesia, Naufragar Jamais(11 Editora, 60 p.,R$ 29,90). O evento literário ocorrerá às 18h, no Inbox Cultural, na Rua Teodoro Sampaio, 2355 (próximo à estação Faria Lima do Metrô), durante o X Sarau do Caixote. A entrada é gratuita.

Em Naufragar Jamais, Ribeiro revela a agudeza de um observador atento do cotidiano. Seus poemas transitam entre as pequenas perdas e vitórias, se debruçam sobre angústias e reconstituem vestígios de sentimentos que não se deixam mais ignorar. A obra traz ilustrações de sua própria autoria.

O livro apresenta um projeto gráfico inovador, concebido de forma a permitir uma interação com o leitor. Os poemas e ilustrações foram paginados em cadernos independentes, soltos, que podem ser dispostos em qualquer ordem, compartilhados ou emoldurados.

“As folhas soltas, o medo de amassar, deixar cair, torna o livro mais precioso do que papéis condensados”, analisa a também escritora e resenhista Vivian de Moraes. “Essa falta de jeito de tratar o suporte que traz as palavras deixam-nos, leitores, muitas vezes, também um pouco sem ação. A palavra de ordem é enfrentamento: do amor, do naufrágio, do concreto da cidade, da chuva. Nossas veias ficam expostas nesse jogo de vocabulários e metáforas tão colorido pelas ilustrações”

O pseudônimo Poeta em Queda, com o qual o autor assina o trabalho, foi adotado desde 2013, como parte de um projeto estético em atividades ligadas à produção cultural, escrita criativa e poética. No palco, suas apresentações consistem em declamar poemas com grande carga de dramaticidade – performances conhecidas como spoken word (poesia falada), por meio da qual busca uma linguagem acessível, honesta e altamente sentimental.

O livro traz alguns poemas já conhecidos nessas apresentações, como coração em cubos e chorar o céu e outros inéditos, entre os quais pássaros imersos em aquário, escrito em homenagem às mulheres do Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara após uma visita à instituição. Destaque também para retratos à prova d’água, que o autor considera o principal definidor do momento em que o projeto se encontra: “se tivessem de falar / estes versos seriam uma selfie / tirada um segundo antes do blecaute”.

Com 60 páginas, Naufragar Jamais é o primeiro título de poesia do catálogo da 11 Editora – editora independente sediada em Jaú, que iniciou suas atividades em 2015 publicando livros de contos e romances.

A obra também pode ser adquirida no site da 11 Editora: www.11editora.com.br.

Sobre o autor – Pedro Alberto Ribeiro nasceu em Sorocaba em 8 de setembro de 1993. É graduado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente cursa o mestrado na mesma instituição. Na universidade, participou de um coletivo que criou a publicação Círculo, para divulgação da poesia. Por essa época começou a participar de saraus e a declamar sua produção literária. Em 2015, já com o pseudônimo Poeta em Queda, lançou seu primeiro livro,Fogos, Mares e Marias, de forma independente.

Sobre o sarau – Organizado pelo OitavaArte, a décima edição do Sarau do Caixote contará também com as presenças dos poetas Pedro Blanco, Pedro Venturini, Marcos Mancini, André Cardoso, Joaquim Bührer e dos cantores Sofia Baroukh e Pélico. O microfone estará aberto para que todos possam participar declamando seus versos, sua prosa e seu canto.

20800102_804732499699687_6908409318406611387_n

Título: Naufragar Jamais

Autor: Poeta em Queda / Pedro Alberto Ribeiro

11 Editora

R$ 29,90

Noite de autógrafos: 19/08/2017, no X Sarau do Caixote

Local: Inbox Cultural, Rua Teodoro Sampaio, 2355, próximo à estação Faria Lima do metrô

Horário: 18 horas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s