Com os nós de Yan Brandemburg a Cousa fecha a coleção Safra “17, formada por Bárbara, narrativa de Brunella Brunello, Os Dalmarco, romance de Danyel Sueth e Voz, poemas de Jorge Verly, livros premiados em editais da Secult em 2016.
“Nós de sangue” é uma reunião de dezessete contos sobre a violência dos conflitos familiares que revelam a perversa rede dos laços sanguíneos e sanguinários que nos atam. O livro, contemplado pelo Edital de Produção e Difusão de Obras Literárias da Secult-ES, e lançado pela Editora Cousa, conta com prefácio de Paulo Roberto Sodré, texto de orelha por Bernadette Lyra e ilustração de capa de Thila Paixão.
No livro, as relações familiares são marcadas por uma violência explícita ou, na maioria dos casos, simbólica: no conto “Brincando de boneca”, um pai ensina e coage a filha pequena a defender-se, levando-a a agir violentamente contra uma “boneca” para lhe retirar dinheiro, matando-a depois; em “Carta ao filho”, cuja história revela a aparente generosidade de um filho bastardo diante da doença degenerativa do pai, expõe, na verdade, um parricídio calculado e vingativo; ou ainda em “Seu jeito de cortar tomates” que flagra a relação cruel de uma mãe que, tendo perdido e não se recuperado da perda do filho favorito, apaga a presença dos outros filhos em seu luto. Esse é um livro que lança seus leitores na percepção dessa parte mais apertada, intrincada e perversa dos laços familiares.
Yan Brandemburg é professor de língua portuguesa, mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, com uma pesquisa sobre Oficina Literária de Escrita Criativa, e doutorando pela mesma universidade. Desenvolve também o projeto “Semear Palavra” em que ministra cursos de escrita e palestras. Como escritor, publicou o livro de contos “Yanni” (2014) por meio do extinto edital da “Rede Cultura Jovem” promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
LANÇAMENTO
Nós de sangue, contos,
Yan Brandemburg, 94 páginas,
Cousa, 2017.
Dia: 22 de agosto, terça-feira, 19h às 21h.
Local: Cousa Bar Café
Rua Sete de Setembro, 415, Centro Histórico de Vitória, ES.
Valor: 20 reais (dinheiro, cartões de crédito e débito)