Thata Alves lança livreto ‘Troca’ inspirado na ancestralidade feminina

Obra chega ao público no próximo sábado (26) às 20h30 em evento no Aparelha Luzia

thata alves_jessy alves2

Thata Alves (Foto de Jessy Alves)

Inspirada pelo cotidiano e pela ancestralidade, a poeta Thata Alves, de 24 anos, lança no próximo sábado (26) às 20h30 o livreto “Troca”, no Aparelha Luzia, com música e performance da autora com textos do livro. A entrada é gratuita.

A obra surge com o intuito de trocar não apenas as poesias, mas olhares sobre questões cotidianas adormecidas ou naturalizadas.  Conforme a autora é uma análise da importância da ancestralidade da mulher para encarar alguns elementos de forma panorâmica.

O livro tem 50 páginas tem prefácio de Tokinho Carvalho, organização de Rogério Gonzaga e coedição da editora Zinelândia. Conforme conta a autora, traz um olhar sobre o feminino ancestral, com poesias surgem para ela como um estado de espírito. Assim, o livreto é baseado nas experiências adquiridas por Thata Alves a partir das próprias vivências e de estudos sobre a diáspora africana.

“O Troca fará o leitor entender muito de mim. Estou desnuda nestes textos, mas me reconheço e proponho que cada mulher se identifica em um verso que seja. E que os homens também façam isso”, comentou a autora, que não define a obra como feminista, mas com um olhar feminino. “Não são poesias minhas. Elas passam a ser nossas cada vez que alguém se identifica com elas”, contou.

Após o lançamento, o livro será vendido no site da autora. Custa R$ 15 e pode ser pedido pelo www.thataalvespoetisa.com

Thata Alves – Depois de criar o sarau, Thata Alves juntou seus versos, escritos em um caderno, e publicou em 2016, de maneira independente pelo selo Academia Periférica de Letras o primeiro livro autoral de poesia marginal intitulado “Em Reticências”. Prepara agora o segundo título, cujo título provisório é “Ascenção”.

É mãe dos gêmeos Bryan e Brenno, que já dão os primeiros passos na poesia e declamam poesias autorais ao lado da mãe nos saraus que  vão.

Para difundir a palavra escrita, criou objetos poéticos, como pequenos espelhos, em formato de bottons, com trechos de poesias e artes gráficas. Thata também é militante de questões raciais. Inspirou uma coleção de roupas da marca

Tendência Urbana e teve o rosto estampado em várias peças da grife. Também estrelou uma peça publicitária de vídeo da Dove, sobre cabelos cacheados.

Thata Alves também é membro do coletivo Sarau das Pretas, onde atua com poesia, música e resgate da ancestralidade há 1 ano. Além disso participa e propõe espaços de discussão realizando trabalhos em parceria com os coletivos Praçarau, Fala Guerreira, Casa de Cultura Candearte, onde realiza a produção cultural e a comunicação da casa e Cantinho de Integração de Todas as Artes (CITA).

2017-08-23-PHOTO-00001749


Serviço

O quê: Lançamento do livreto “Troca”

Quando: sábado (26) às 20h30

Onde: Aparelha Luzia

Endereço: Rua Apa, 78 (próximo ao Metrô Santa Cecília)

Informaçõeswww.thataalvespoetisa.com

Anúncios

Um comentário sobre “Thata Alves lança livreto ‘Troca’ inspirado na ancestralidade feminina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s