Cia. do Novelo em nova temporada de ‘Sonho de uma noite de verão’ no Sesc Ipiranga

Com direção de Pedro Granato, versão para o clássico de William Shakespeare explora técnicas da commedia dell’arte e dos clowns, com direito a música ao vivo. Temporada ocorre de 9 a 23 de setembro

sonho_de_uma_noite_de _verao_ana alexandrino (8)

“Sonho de uma noite de verão” (Foto de Ana Alexandrino)

Com a proposta de tornar o clássico homônimo do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) mais popular, a Cia. do Novelo faz uma nova temporada de sua versão para a comédia “Sonho de uma noite de verão”, com direção de Pedro Granato, no Sesc Ipiranga. O espetáculo fica em cartaz no quintal da unidade, entre os dias 9 e 23 de setembro, com sessões aos sábados, às 17h (uma sessão extra ocorre no Parque da Independência, no dia 7 de setembro, às 15h30). A entrada é gratuita.

Escrita por volta de 1590, a peça narra as confusões amorosas de dois casais apaixonados que se perdem em um bosque repleto de seres fantásticos. Esse ambiente mágico é representado com pétalas de flores espalhadas pelo chão e várias luzes penduradas em todo o espaço cênico.

sonho_de_uma_noite_de _verao_ana alexandrino (6)

“Sonho de uma noite de verão” (Foto de Ana Alexandrino)

Hérmia e Lisandro se amam, mas ela está prometida a Demétrio, o amor não correspondido de Helena. Eles fogem para a floresta para ficar juntos, mas, graças às trapalhadas do duende Puck, os pombinhos trocam seus amados. Demétrio passa a amar e ser amado por Helena, que também é amada por Lisandro, o amor de Hérmia.

Ao mesmo tempo, o rei e a rainha das fadas brigam por um amuleto, e uma trupe de artesãos atenienses arma uma confusão ao montar uma peça de teatro. A encenação explora técnicas da commedia dell’arte (em que os atores interpretam dois ou mais personagens por meio da transformação de suas vozes e de seus gestos corporais) e o humor dos clowns.

A encenação, que teve sua direção de arte criada em um processo colaborativo, tem adereços cênicos delicados, pouco usuais no teatro de rua. O figurino, por exemplo, é todo cheio de listras e os atores usam cabelos estilizados e uma maquiagem detalhada, com cílios postiços. A trilha sonora é composta por canções originais interpretadas ao vivo com sanfona, violões, flauta doce e percussão.

O elenco traz Beatriz Kovacsik, Carla Zanini, Domitila Gonzalez, Gabriel Tavares, Gustavo Pompiani, Lucas Paranhos, Maria Eugênia Portolano, Marina Campanatti, Pedro Casali, Samya Pascotto, Thalita Trevisani, Thiago Albanese e Valérie Mesquita.

sonho_de_uma_noite_de _verao_ana alexandrino (4)

“Sonho de uma noite de verão” (Foto de Ana Alexandrino)

CIA DO NOVELO

Com vários atores que também integram o grupo Os Barulhentos, a Cia do Novelo surgiu em 2014 com a estreia da peça “Sonho de uma noite de verão”, que teve sua primeira temporada no parque Vila Lobos, para um público de mais de 4 mil pessoas.  Desde então, o espetáculo já passou por vários espaços ao ar livre na capital e em cidades do interior e litoral do estado. A circulação em 2016 foi possível graças ao Prêmio Zé Renato. No primeiro semestre de 2017, a trupe já circulou por dez praças, centros culturais e fábricas de cultura a convite da Prefeitura de São Paulo.

PEDRO GRANATO

Formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o diretor e dramaturgo Pedro Granato dá aulas de interpretação na Escola Superior de Artes Célia Helena e administra o Teatro Pequeno Ato. Ele estudou artes do palco com grandes feras como Simon McBurney, Alejandro Catalán, Georgette Fadel, Carlos Simeone e Denise Stoklos. Além disso, é presidente do MOTIN – Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo.

Algumas peças dirigidas por Granato são “Até que deus é um ventilador de teto”, de Hugo Possolo; “Quanto Custa?”, com textos de Bertolt Brecht; “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos; “As Lágrimas Quentes de Amor que Só meu Secador Sabe Enxugar”, escrita pelo diretor em uma parceria com a atriz Paula Cohen; além de “Fortes Batidas” e “11 Selvagens”, ambas de sua autoria.

SINOPSE

A comédia de William Shakespeare narra o desencontro de jovens enamorados, que se perdem em um bosque habitado por seres do universo fantástico e acabam envolvidos nas confusões do duende Puck. Ao mesmo tempo, o rei e a rainha das fadas brigam por um amuleto, e uma trupe de artesãos atenienses tenta montar uma peça de teatro. O espetáculo acontece ao ar livre, com trilha sonora executada ao vivo.

sonho_de_uma_noite_de _verao_ana alexandrino (2)

“Sonho de uma noite de verão” (Foto de Ana Alexandrino)

FICHA TÉCNICA
Texto: William Shakespeare
Direção e adaptação: Pedro Granato
Elenco: Beatriz Kovacsik, Carla Zanini, Domitila Gonzalez, Gabriel Tavares, Gustavo Pompiani, Lucas Paranhos, Maria Eugênia Portolano, Marina Campanatti, Pedro Casali, Samya Pascotto, Thalita Trevisani, Thiago Albanese e Valérie Mesquita.
Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato
Direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez

Sonhos de uma noite de verão, da Cia do Novelo
Quando: de 9 a 23 de setembro, aos sábados, às 17h*
Ingressos: grátis, sem necessidade de retirar ingressos
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Gênero: Comédia
Contato: email@ipiranga.sescsp.org.br
Telefone: (11) 3340-2000
*uma sessão extra ocorre no Parque da Independência, no dia 7 de setembro, às 15h30

Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga. Local: Quintal. Para informações sobre outras programações, acesse: http://www.sescsp.org.br/ipiranga

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s