2º Festival Cine Inclusão dá voz e espaço ao idoso

image003

Entre os dias 2 e 23 de setembro acontece o 2º Festival Cine Inclusão que difunde filmes realizados e/ou protagonizados por pessoas com mais de 60 anos e realiza oficina que possibilita a idosos, moradores de regiões periféricas, conhecimentos sobre o fazer cinematográfico. As oficinas têm início no dia 2/9 e as exibições dos filmes, dia 9/9.

O projeto – realizado com o apoio do ProAC – cria um espaço único de exibição e de debate sobre a importância da sétima arte na inclusão sociocultural de uma camada crescente da população.

Foram selecionados 24 obras, oriundas de diversos estados brasileiros, divididos em Mostra Competitiva (filmes cuja temática e/ou seus protagonista são idosos) e Mostra Idosos em Ação (filmes realizados para pessoas com mais de 60 anos). As exibições (grátis) ocorrem no CEU Heliópolis, no CEU Paraisópolis e na Unibes Cultural, espaço que recebe também o evento de abertura oficial (9/9, às 19h30) e de encerramento (23/9, às 15h).

Os destaques da abertura são a exibições do documentário (longa-metragem) franco-português António, Lindo António, de Ana Maria Gomes, e dos curtas-metragens Quitéria e Mais Uma Dona Maria, ambos realizados por alunos do projeto Cine Inclusão.

No encerramento, tem exibição dos filmes convidados Epílogo, de Daniel Seidl Moreira, Tomou Café e Esperou, de Emiliano Cunha, e Walter do 402, de Breno Ferreira, além dos curtas produzidos nas oficinas deste ano. Após a sessão, acontece um debate sobre o papel do cinema na inserção social e cultural do idoso com participação de convidados. Neste dia serão entregues os troféus aos filmes vencedores, escolhidos por votação popular. Haverá também prêmio de melhor ator e melhor atriz, eleitos pela comissão do Festival.

Visando a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva, os eventos de abertura e encerramento contam com sistema de audiodescrição e tradução em Libras.

As oficinas de capacitação cinematográfica, ministradas pela cineasta Bruna Lessa e pela pedagoga Tati Rehder, acontecem entre os dias 2 e 17 de setembro, sempre nos finais de semana. Nelas, 60 idosos, 30 de cada comunidade (já selecionados), aprendem técnicas e realizam dois curtas que serão exibidos no encerramento do evento.

Segundo o criador do Festival Cine Inclusão, Daniel Gaggini, os objetivos desta segunda edição é  “dar espaço a filmes que dificilmente seriam exibidos em outros festivais, cujos protagonistas ou realizadores sejam idosos; propor, por meio da arte, a interação e o intercâmbio de experiências e conhecimento; capacitar 60 moradores de Heliópolis e Paraisópolis no fazer cinematográfico; produzir obras audiovisuais e debater a importância da arte para a inclusão sociocultural do idoso”.

A curadoria desta edição é de responsabilidade do cineasta Victor Fisch e da pesquisadora e curadora Luciana Rossi, tendo participação da produtora portuguesa Elsa Barão.

MostraCompetitiva -CineInclusão -Aquela Rua Tão Triunfo -b

“Aquela Rua Tão Triunfo”

O Cine Inclusão

A iniciativa do projeto Cine Inclusão é de Daniel Gaggini, artista e produtor que vem se destacando na realização de projetos dedicados à difusão de iniciativas culturais produzidas em regiões periféricas do Brasil. Em seu currículo, consta a realização da Mostra de Teatro de Heliópolis, o projeto/espetáculo Vira-Latas de Aluguel, o Festival Popular de Cinema de Itapeva, o projeto de capacitação cinematográfica Cine Inclusão, e a direção, por quatro anos, do Festival Cine Favela de Cinema.

A primeira edição do Festival Cine Inclusão foi realizada em 2015 e contemplou as comunidades de Capão Redondo e Cidade Tiradentes, além do Memorial da América Latina. O evento – que reuniu mais de 400 espectadores, exibiu 26 filmes em 14 sessões gratuitas – capacitou 46 jovens em oficinas de cinema e produziu duas obras audiovisuais. Promoveu ainda um debate com participação dos institutos Criar e Querô e dos projetos É Nóis na Fita e Kaminu Filmes (Colômbia).

MostraCompetitiva -CineInclusão -Heróis Sem Memória

“Heróis Sem Memória”

2º Festival Cine Inclusão

Abertura: 9 de setembro (sábado, às 19h30) – Unibes Cultural
Encerramento: 23 de setembro (sábado, às 15h) – Unibes Cultural
Exibição/mostras: 11 a 17/9 – Unibes Cultural, CEU Heliópolis e CEU Paraisópolis
Programação completa: http://cineinclusao.com.br/
Informações: cineinclusao@muk.nu / (11) 2649-8508
Ingressos: Grátis. Classificação: livre. Duração das sessões: 90 min.

Idealização e direção geral: Daniel Gaggini
Direção de produção: Luh Moreira
Realização e produção: MUK
Apoio: ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s