Sesc São Carlos realiza a exposição ‘Sala de Leitura’, com bate-papo, oficinas e performances; confira a programação

 

Sem título

Até 26  de novembro de 2017, o Sesc São Carlos realiza a exposição Sala de Leitura. A mostra tem curadoria de Galciane Neves e é composta por textos dos artistas Ana Mazzei, Antônio Ewbank, Elida Tessler, Enrico Rocha, Fabio Morais, Felipe Kaizer, Felipe Prando, Jimson Vilela, Jorge Menna Barreto, Lívia Aquino, Mayana Redin, Mayra Redin, Marilá Dardot, Maura Grimaldi, Paulo Miyada.

Sala de Leitura é um espaço compartilhado. Os textos são as obras e a fruição passa pelas constantes trocas entre os tempos públicos e as reverberações individuais diante daquilo que se lê, possibilitando experiências outras se comparadas com a leitura de textos em um livro. São 15 textos/obras distribuídos em painéis que remetem a páginas soltas na exposição. O público é convidado a circular pelos textos. Seu espaço de ação é o mesmo deste livro expandido.

O projeto teve sua primeira edição realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 2013. Em São Carlos, ele reúne textos já apresentados nesse primeiro momento e  novos trabalhos que  juntos ocupam a convivência da unidade a partir de um desenho do arquiteto Marcus Vinícius Santos.

PROGRAMAÇÃO

Durante o período em que a mostra estiver em cartaz serão realizados encontros, performances, curso e oficinas no espaço expositivo e na Oficina da Palavra, espaço criado para as ações educativas.

 

Performance

Uma língua fala, o corpo inteiro labuta

Com Lívia Aquino

Uma performance de leitura do livro “A metamorfose” (1915), de Franz Kafka. No cenário para esta ação: a artista, uma cadeira, uma mesa e um livro sobre esta. O público é convidado à escuta.

Lívia Aquino é pesquisadora do campo das artes visuais, é professora e artista.

Dia 18 de agosto. Sexta, 18h30. Exposição Sala de Leitura. Livre Grátis.

Performance

A Invenção de Morel – Leitura de um Fragmento

Com Maura Grimaldi

Ação de leitura do fragmento do original do texto “A invenção de Morel” (1940) de Adolfo Bioy Casares, em espanhol, e sua tradução livre, organizada pela artista Maura Grimaldi, em português.

Maura Grimaldi é mestre pelo programa de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição, e mantém um trabalho como pesquisadora e artista.

Dia 09 de setembro. Sábado. Das 12h10 (meio dia solar) ao sol poente (18h05). Exposição Sala de Leitura. Livre. Grátis.

Bate-papo

Rachar as coisas, rachar as palavras

Uma conversa sobre os processos de criação dos artistas Fabio Morais e Lívia Aquino, com mediação da curadora da mostra Sala de Leitura, Galciani Neves. Na pauta, os artistas discutirão como seus trabalhos são atravessados pelos entrelaçamentos da palavra no campo das artes visuais.

Fabio Morais é artista visual. Participou de exposições coletivas em instituições no Brasil e no exterior, incluindo a Bienal de São Paulo e a Bienal do Mercosul.

Lívia Aquino é pesquisadora do campo das artes visuais, é professora e artista.

Dia 22 de setembro. Sexta, 20h. Teatro. A partir de 14 anos. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na central e atendimento.

OFICINA DA PALAVRA

Oficina

Ateliê de palavra

Com Mayra Oi e Marília Carvalho

Palavra não é só pra ler e ouvir. Pode ser para dizer, ser, desenhar, virar do avesso, pra jogar pra cima e esperar cair pra ver se rima… Nessa oficina, crianças e adultos são convidados a penetrar no reino das palavras para brincar e inventar com elas.

Mayra Oi Saito estudou Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes e Letras na Universidade de São Paulo. Trabalha há mais de 10 anos com educação, arte e literatura em instituições de ensino formal e não formal.

Marília Carvalho é licenciada em artes e artista visual pela UNESP. Desde 2009 tua como arte educadora em museus, instituições culturais, oficinas e projetos culturais. Em 2016 realizou o Jornal Coletivo do IAI junto com as crianças e adolescentes do Instituto Arte Itaporanga, em Porto Seguro (BA) e atualmente é professora da rede pública municipal.

Dias 06 e 20/08, 01 e 29/10 e 19/11, domingos, das 14h às 16h. Exposição Sala de Leitura. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. A partir de 6 anos.

Rodas de leitura 

As palavras constroem mundos!

Com Ana Lívia Castro

O livro é o mundo e o mundo são os livros.

Assim como personagens surgem das narrativas e tornam-se nossos companheiros de jornada, as estórias nos deslocam à espaços e lugares extraordinários.

Nesses encontros descobriremos lugares incríveis! Novos territórios surgirão em mapas do mundo inteiro, e porque não, em outros mundos também.

Ana Lívia Castro é formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em estudos literários pela mesma instituição, contadora de estórias, psicanalista lacaniana em formação, e atua desde 2010 como Educadora e Mediadora em espaços de educação formal e não formal. Idealizadora d´A Barca – iniciativas voltadas à arte, educação e psicanálise.

Dias 13 e 27/08, 15 e 22/10 e 12/11, domingos, das 14h às 16h. Exposição Sala de Leitura. GRÁTIS. Livre.

Curso

Criação de livros

Com Camila Feltre

Laboratório de criação de livros, exploração de materiais e desenvolvimento de técnicas artísticas.

Dias 02 a 23/09, sábados, das 14h às 16h. Exposição Sala de Leitura. GRÁTIS. Inscrições no portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento. Vagas limitadas. A partir de 14 anos. A lista de material será entregue no momento da inscrição.

Oficina

Brincadeiras ao Vento

Com Camila Feltre

A partir da leitura coletiva do livro  Brisa na Janela (Elma) os participantes constroem  brinquedos que voam, como o helicóptero de papel, a pipa, o catavento e o barangandã, utilizados em brincadeiras pelo espaço do Sesc.

Dia 03/09, domingo, das 14h às 16h. Exposição Sala de Leitura. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. A partir de 6 anos.

Oficina

Livro-objeto: mar de afetos

Com Camila Feltre

A partir do contato e leitura com os livros Na noite escura (Bruno Munari), Onda (Suzy Lee) e Não é uma caixa (Antoniette Portis), os participantes desenvolvem uma atividade de criação plástica com  pintura, desenho, recorte e colagem.

Dia 17/09, domingo, das 14h às 16h. Exposição Sala de Leitura. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. A partir de 6 anos.

Camila Feltre é arte educadora, mestre em Artes pela UNESP e graduada em Artes Visuais pela Belas Artes. É professora da pós-graduação O livro para a infância, da Faculdade de Conchas, com sede na Casa Tombada, em São Paulo. https://natocadocoelhosite.wordpress.com/

Exposição Sala de Leitura

Até 26 de novembro.
Terça à sexta, das 13h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30.
Convivência.
Livre
Grátis

Agendamentos de grupos pelo e-mail:agendamento@scarlos.sescsp.org.br

LOCAL: Sesc São Carlos: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s